Logo Passei Direto
Buscar

Biologia

Outros
27. (UFRN 2002) Como já passava do meio-dia e estavam todos com fome, aproveitaram para almoçar no restaurante "self-service" da fábrica. Famintos, os alunos dirigiram-se ao balcão onde a comida estava exposta. Florinda, a mais gulosa, era a primeira da fila. Quando viu uma lasanha, seu prato predileto, de imediato disse: "Estou com água na boca!" A estrutura ocular e o sistema nervoso envolvidos no reflexo que estimulou a salivação de Florinda são, respectivamente,

a) a pupila e o simpático.
b) a retina e o parassimpático.
c) a pupila e o autônomo.
d) a retina e o somático.
User badge image
Questões para o Sucesso

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Para responder a essa questão, precisamos entender como funciona o reflexo da salivação e quais estruturas oculares e sistemas nervosos estão envolvidos nesse processo. Quando Florinda vê a lasanha e sente "água na boca", isso é um reflexo condicionado que envolve a visão (a percepção da comida) e a resposta do sistema nervoso. Analisando as alternativas: a) a pupila e o simpático - A pupila está relacionada à quantidade de luz que entra no olho, e o sistema simpático está mais relacionado a respostas de "luta ou fuga", não diretamente à salivação. b) a retina e o parassimpático - A retina é a parte do olho que detecta a luz e envia sinais ao cérebro. O sistema parassimpático está associado a funções de descanso e digestão, incluindo a salivação. c) a pupila e o autônomo - A pupila, como mencionado, não está diretamente relacionada à salivação, e o sistema autônomo é um termo mais geral que inclui simpático e parassimpático. d) a retina e o somático - O sistema somático está relacionado ao controle voluntário dos músculos, não à salivação. A alternativa que melhor se encaixa na descrição do reflexo de salivação de Florinda, considerando a estrutura ocular (retina) e o sistema nervoso que estimula a salivação (parassimpático), é: b) a retina e o parassimpático.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

5. (UEG 2012) Edwiges, a coruja-das-neves, companheira das aventuras de Harry Potter, vista no cinema apenas como uma mensageira, faz parte de um grupo de aves peculiar, com habilidades incríveis de exímia caçadora, possuindo visão estereoscópica, capacidade de enxergar no escuro, audição notável, disco facial bem destacado pela plumagem e que funciona como uma parabólica, captando ruídos mínimos, assim como asas grandes comparadas com o tamanho do corpo, o que permite que ela voe com facilidade, dentre outras características que tornam essa coruja extremamente perigosa para as suas presas. A respeito dos atributos das corujas, é correto afirmar:

a) a versatilidade das vértebras do pescoço das corujas permite que elas virem a cabeça num ângulo de 360 graus para os dois lados e num ângulo de 270 graus de cima para baixo.
b) a visão estereoscópica é a visão que simula duas imagens ligeiramente diferentes projetadas nos olhos, fundindo-as no cérebro para obter quantidades tais como: densidade, forma e cor.
c) a visão noturna é possível devido aos enormes olhos que captam grande quantidade de luz e ao fato de o globo ocular ser mais esférico do que o das aves diurnas, assim a distância a ser percorrida entre o cristalino e a retina é maior, possibilitando menor perda de informação.
d) há um número muito superior de bastonetes em relação aos cones, o que lhes permite enxergar muito bem na presença de pouquíssima luz, embora essa visão seja em branco e preto.

Neste fragmento de texto, o autor estabelece uma interessante correlação entre um fenômeno físico e um fenômeno biológico. Com base nas afirmacoes ali contidas, pode-se afirmar corretamente que
(A) os fenômenos da física, como o espectro luminoso, não têm influência sobre as formas dos organismos, uma vez que estas são determinadas pela seleção natural. Se fosse o contrário, nosso olho seria bem maior.
(B) o tamanho e a conformação do olho humano são consequências diretas da ação do sol sobre o desenvolvimento de cada indivíduo, desde a sua concepção até a forma adulta, o que justifica afirmar que nosso olho foi esculpido pelo Sol.
(C) o tamanho e a conformação do olho humano resultaram da ação da seleção natural. A seleção é um processo que tem, entre seus agentes, os fenômenos físicos, tais como a radiação solar.
(D) o tamanho e a conformação do olho humano são resultados da seleção natural. Contudo, desenvolveram-se no sentido contrário ao esperado em relação à ação dos raios solares e do espectro luminoso.
(E) o tamanho e a conformação do olho humano resultaram da ação de fenômenos físicos, como a radiação solar. Estes se sobrepõem aos fenômenos biológicos, como a seleção natural.

Supondo que um torcedor tenha a orelha média afetada pelo som da vuvuzela, as estruturas que podem sofrer danos, além do tímpano, são as seguintes:

a. pavilhão auditivo e cóclea.
b. ossículos e tuba auditiva.
c. meato acústico e canais semicirculares.
d. pavilhão auditivo e ossículos.
e. nervo coclear e meato acústico.

Mais conteúdos dessa disciplina