Logo Passei Direto
Buscar
Tecnologia do DNA recombinante é o termo usado para descrever algumas técnicas modernas em biologia molecular afim de mudar a constituição genética das células vivas de tal modo que estas possam produzir novas substâncias. Em relação a essa tecnologia assinale a alternativa incorreta.

A) O DNA recombinante é feito pela separação de um fragmento de DNA de interesse de um doador e sua ligação em um vetor que é uma molécula de DNA pequena de replicação rápida.
B) A tecnologia de DNA recombinante, também conhecida como clonagem molecular, é semelhante à reação em cadeia da polimerase (PCR), na medida em que permite a replicação de uma sequência de DNA específica. A diferença fundamental entre os dois métodos é que a clonagem molecular replica o DNA em uma solução in vitro, livre de células vivas, enquanto a PCR envolve a replicação do DNA em um microrganismo vivo.
C) Num procedimento típico de clonagem de DNA, o gene ou outro fragmento de DNA de interesse (talvez um gene para uma proteína humana de interesse médico) é primeiramente inserido numa peça circular de DNA chamada plasmídeo.
D) A tecnologia do DNA recombinante pode ser utilizada para a produção de fármacos como insulina e hormônio de crescimento e vacinas.
E) Na tecnologia do DNA recombinante, plasmídeos (bacterianos e de leveduras) e bacteriófagos são exemplos de vetores.
User badge image
Exercícios Para o Conhecimento

há 12 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 12 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a incorreta: A) O DNA recombinante é feito pela separação de um fragmento de DNA de interesse de um doador e sua ligação em um vetor que é uma molécula de DNA pequena de replicação rápida. - Esta afirmação está correta, descreve bem o processo de criação de DNA recombinante. B) A tecnologia de DNA recombinante, também conhecida como clonagem molecular, é semelhante à reação em cadeia da polimerase (PCR), na medida em que permite a replicação de uma sequência de DNA específica. A diferença fundamental entre os dois métodos é que a clonagem molecular replica o DNA em uma solução in vitro, livre de células vivas, enquanto a PCR envolve a replicação do DNA em um microrganismo vivo. - Esta afirmação é incorreta. A PCR não envolve replicação em um microrganismo vivo, mas sim em um ambiente in vitro, assim como a clonagem molecular. C) Num procedimento típico de clonagem de DNA, o gene ou outro fragmento de DNA de interesse (talvez um gene para uma proteína humana de interesse médico) é primeiramente inserido numa peça circular de DNA chamada plasmídeo. - Esta afirmação está correta. D) A tecnologia do DNA recombinante pode ser utilizada para a produção de fármacos como insulina e hormônio de crescimento e vacinas. - Esta afirmação está correta. E) Na tecnologia do DNA recombinante, plasmídeos (bacterianos e de leveduras) e bacteriófagos são exemplos de vetores. - Esta afirmação está correta. Portanto, a alternativa incorreta é: B.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

As enzimas ajudam a acelerar as reações químicas no corpo humano. Elas se ligam a moléculas e as alteram de maneiras específicas. Elas são essenciais para a respiração, digestão de alimentos, função muscular e nervosa, entre muitas outras funções. A respeito das enzimas, assinale a alternativa incorreta.

A) A teoria do encaixe induzido foi desenvolvida inicialmente por Koshland e colaboradores, baseada em sistemas enzimáticos. Essa teoria sugere que, através da complexação, o substrato induz uma mudança conformacional na subunidade da enzima com a qual interage.
B) Algumas enzimas não podem funcionar a menos que tenham uma molécula não proteica específica ligada a elas. Tais moléculas são chamadas de cofatores.
C) As enzimas aceleram (catalisam) reações químicas; em alguns casos, as enzimas podem fazer uma reação química milhões de vezes mais rápido do que seria sem ela.
D) As enzimas são nomeadas pela adição do sufixo -ase ao nome do substrato que elas modificam (ou seja, urease e tirosinase), ou o tipo de reação que catalisam (desidrogenase, descarboxilase). Alguns têm nomes arbitrários (pepsina e tripsina). A União Internacional de Bioquímica e Biologia Molecular atribui a cada enzima um nome e um número para identificá-las.
E) A teoria do “encaixe induzido” foi proposto pela primeira vez em 1894. Nesse modelo, o sítio ativo de uma enzima tem uma forma específica, e somente o substrato caberá nele, como uma chave e cadeado.

Mais conteúdos dessa disciplina