Ed
há 2 anos
Para responder a essa pergunta, vamos analisar cada uma das alternativas em relação à produção de leite no Brasil. a) Cresceu na região Nordeste, devido à substituição das plantações de algodão, na Zona da Mata, pelos rebanhos leiteiros. - Embora a produção de leite tenha aumentado em algumas áreas do Nordeste, essa afirmação é muito específica e não é amplamente reconhecida como uma tendência geral. b) Avançou em direção aos estados do Norte e do Centro-Oeste, em função da predominância, nessas regiões, de climas mais secos. - Essa afirmação não é correta, pois a produção de leite tende a se concentrar em regiões com climas mais úmidos e pastagens adequadas. c) Consolidou a hegemonia de Minas Gerais, graças à alta produtividade alcançada com o melhoramento genético dos rebanhos no Vale do Jequitinhonha. - Minas Gerais realmente é um dos maiores produtores de leite do Brasil, mas a afirmação sobre o Vale do Jequitinhonha não é a principal razão para essa hegemonia. d) Aumentou, tanto em quantidade produzida quanto em número de estados produtores, graças, em grande parte, ao crescimento do consumo interno. - Essa alternativa é a mais correta, pois a produção de leite no Brasil realmente aumentou devido ao crescimento do consumo interno e à diversificação da produção em vários estados. e) Abarcou todo o território nacional, excetuando-se os estados recobertos pela floresta amazônica, devido à presença de unidades de conservação. - Essa afirmação é exagerada, pois a produção de leite não abrange todo o território nacional e existem outras limitações além das unidades de conservação. Portanto, a alternativa correta é: d) aumentou, tanto em quantidade produzida quanto em número de estados produtores, graças, em grande parte, ao crescimento do consumo interno.
Cadastre-se ou realize login
Mais perguntas desse material