Logo Passei Direto
Buscar

Biologia

Outros

As opções que completam corretamente o texto são a. 1 e 2, apenas. b. 1 e 3, apenas. c. 2 e 4, apenas. d. 3 e 4, apenas. e. 1, 2, 3 e 4.

User badge image
Praticando Para Aprender

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Você precisa criar uma nova pergunta.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Com base no texto, pode-se inferir que:

a. Longe de ser um fato isolado, a ida de craques brasileiros para a Europa é parte integrante do fluxo migratório global, iniciado nas três últimas décadas com a ascensão da globalização e do modelo neoliberal, e pode ser considerada uma variante do fenômeno conhecido como fuga de cérebros, expressão que designa o fato de os países mais ricos do mundo serem chamarizes de profissionais altamente qualificados em suas áreas de atuação, que emigram em busca de melhores salários, condições de vida e repercussão de seu trabalho.
b. Longe de ser um fenômeno articulado ao fluxo migratório global, o êxodo de jogadores de futebol do Brasil para a Europa, que pode ser considerado uma variante do fenômeno conhecido como fuga de cérebros, corresponde a um fato isolado, que se explica exclusivamente pelas terríveis deficiências e problemas de organização do futebol brasileiro.
c. Os craques brasileiros que vão para a Europa integram um grupo de migrantes conhecido como internally displaced person (IDP), ou pessoas deslocadas internamente, expressão criada pela Organização das Nações Unidas para designar grupos de pessoas que foram forçadas a cruzar as fronteiras de seus países de origem para escapar da criminalidade, dos conflitos armados, da violação dos direitos humanos e de desastres naturais ou causados pelo homem.
d. Longe de ser um fato isolado, a ida de craques brasileiros para a Europa é parte integrante do atual fluxo migratório global que, a exemplo dos demais fluxos migratórios ocorridos no século XX, ocorre a partir de áreas nas quais a população aumenta mais lentamente, como a Europa Ocidental e a América do Norte, em direção a regiões onde o crescimento demográfico é mais rápido, como a América Latina, a África e a Ásia.
e. Longe de ser um fato isolado, a ida de craques brasileiros para a Europa é parte integrante do atual fluxo migratório global, o qual se assemelha ao primeiro grande movimento migratório da Era Moderna, ocorrido entre 1870 e 1920, quando, fugindo de guerras, conflitos civis e da falta de trabalho que atingiam os países da América, Ásia e África, milhões de pessoas, em sua maioria com baixa qualificação profissional, emigraram para a Europa em busca de terras abundantes.

As migrações internas no território brasileiro tiveram papel de destaque, com movimentos variáveis no tempo e no espaço. Os fluxos migratórios internos, durante a década de 1990, direcionaram-se predominantemente para

a) o Sudeste por causa da expansão da atividade industrial.
b) as grandes metrópoles em consequência dos deslocamentos da população rural em direção às cidades.
c) o Centro-Oeste em decorrência da Marcha para o Oeste.
d) os municípios de pequeno e médio porte, em razão do acesso ao emprego e pelo custo de vida mais baixo.
e) o Sul, estimulados pelas políticas desenvolvidas pelo governo federal.

Um dos principais traços da dinâmica demográfica mundial é a migração internacional, que recria conflitos espaciais de diferentes ordens. Esse tipo de migração é explicado


a. pelo livre acesso dos indivíduos no interior dos países signatários de acordos de livre comércio e cooperação.
b. pela facilidade do fluxo de trabalhadores condicionados pelos novos meios de comunicação e transportes.
c. pela aprendizagem de idiomas dos países ricos como forma de incorporação às novas demandas da indústria.
d. pelo aumento global do desemprego, que gera miséria nas nações de baixo índice de desenvolvimento humano.
e. pela incorporação de valores ocidentais no Oriente e de valores orientais no Ocidente, diminuindo as fronteiras simbólicas.

Mais conteúdos dessa disciplina