Logo Passei Direto
Buscar
QUESTÃO 59 – Reza a Constituição que a segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. Assinale a alternativa correta em relação às atribuições dos órgãos da segurança pública.

A) Celso Antônio Bandeira de Mello define o poder de polícia quanto ao seu exercício, promovendo uma bipartição do conceito e definindo o poder de polícia em sentido amplo e em sentido estrito. Em sentido amplo, refere-se ao complexo de atos legislativos, judiciais e executivos que tutelam a liberdade e a propriedade dos indivíduos, ajustando-as aos interesses da coletividade. Em sentido estrito, por sua vez, relaciona-se exclusivamente com as intervenções dos três Poderes que pretendem evitar atividades particulares conflitantes com os interesses coletivos, sendo elas, as autorizações, as licenças e os regulamentos.
B) As Polícias Civis são instituições nacionais permanentes e regulares, organizadas com base na hierarquia e na disciplina, sob a autoridade suprema do Governador do respectivo Estado, e destinam-se à defesa da Pátria, à garantia dos poderes constitucionais e, por iniciativa de qualquer destes, da lei e da ordem.
C) Conforme dispositivo da CF/88, os municípios poderão constituir guardas municipais destinadas à proteção de seus bens, serviços e instalações, conforme dispuser a lei. Destarte, é constitucional a atribuição às guardas municipais do exercício de poder de polícia de trânsito, inclusive para imposição de sanções administrativas legalmente previstas.
D) O conceito jurídico de ordem pública se confunde com incolumidade das pessoas e do patrimônio (Art. 144 da CF/1988). Sem embargo, a ordem pública se constitui em bem jurídico que pode resultar mais ou menos fragilizado pelo modo personalizado com que se dá a concreta violação da integridade das pessoas ou do patrimônio de terceiros, tanto quanto da saúde pública (nas hipóteses de tráfico de entorpecentes e drogas afins).
E) Os Estados-membros podem criar órgão de segurança pública diverso dos previstos na CF/88.
User badge image
Desenvolvendo com Questões

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta em relação às atribuições dos órgãos da segurança pública conforme a Constituição Federal de 1988. A) Celso Antônio Bandeira de Mello fala sobre o poder de polícia, mas a descrição não se relaciona diretamente com as atribuições dos órgãos de segurança pública. B) As Polícias Civis são, de fato, instituições organizadas sob a autoridade do Governador, mas a descrição menciona a defesa da Pátria e a garantia dos poderes constitucionais, o que não é a função primária das Polícias Civis. C) A Constituição permite que os municípios criem guardas municipais para proteger bens, serviços e instalações, e é correto que essas guardas possam exercer poder de polícia de trânsito. Portanto, essa alternativa está correta. D) A afirmação sobre o conceito de ordem pública e sua relação com a incolumidade das pessoas e do patrimônio é confusa e não reflete exatamente a definição legal. E) Os Estados-membros não podem criar órgãos de segurança pública que não estejam previstos na Constituição, portanto, essa alternativa é incorreta. Após essa análise, a alternativa correta é: C) Conforme dispositivo da CF/88, os municípios poderão constituir guardas municipais destinadas à proteção de seus bens, serviços e instalações, conforme dispuser a lei. Destarte, é constitucional a atribuição às guardas municipais do exercício de poder de polícia de trânsito, inclusive para imposição de sanções administrativas legalmente previstas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

QUESTÃO 03 – Assinale a alternativa cuja definição mais se aproxima do sentido que unânime (l. 08) tem no texto, considerando-se, para tanto, a estrutura e o sentido do contexto de ocorrência.

A) Que é do mesmo sentimento ou da mesma opinião que outrem.
B) Sem vivacidade, sem animação, amorfo.
C) Juntar-se ou reunir-se em um lado, por grupos de adesão.
D) Diz-se do gênero que tem uma só opinião; monotípico.
E) Que está no começo; principiante.

QUESTÃO 04 – Na frase: para discutir e levantar sugestões que possam trazer a solução definitiva (l. 06-07), o pronome relativo que retoma a expressão sugestões. Assinale a alternativa cuja ocorrência do pronome, devidamente salientado, provoca ambiguidade quanto ao termo que retoma.

A) A sustentabilidade, que hoje tem caráter extremamente relevante, deve ser amplamente divulgada.
B) É extremamente relevante que se estude a sustentabilidade e a natureza, que tem importância descomunal no futuro do ser humano.
C) O homem é um ser que depende sobremaneira da natureza, pois é ela que lhe garante a vida.
D) O meio ambiente,

Mais conteúdos dessa disciplina