A vida é repleta de escolhas, e cada uma delas envolve uma consequência. Assim é a ciência econômica, tendo em vista que a sociedade (indivíduos, famílias, empresas e governo) vivencia diariamente o dilema de suas escolhas. A lógica econômica diz que a sociedade tem por objetivo maximizar seus resultados (benefícios) e buscar reduzir seus custos (sacrifícios).
Por isso, diz-se que a economia é a ciência da escassez, considerando que não há possibilidade de atender a todos os interesses da sociedade em dado momento. Não existem recursos em abundância, tais como leitos em hospitais, vagas em universidades federais, cargos públicos, etc.
Essa complexidade acaba por classificar a economia como uma ciência social, uma vez que busca explicar como se dá o processo de produção, distribuição e consumo de recursos a partir da lógica da decisão de um indivíduo, de uma família, de uma empresa e do governo.
Ao refletir sobre a relação da ciência econômica com a sociedade, considere o seguinte cenário: Neste Desafio, elabore um texto que ofereça uma defesa à execução de um megaevento, ainda que não haja benefício direto percebido por todos os cidadãos.
É importante ressaltar que não existe uma resposta exata. Como a ciência econômica é uma ciência social, a riqueza de argumentos é o que auxilia no processo de decisão.