Logo Passei Direto
Buscar

Inglês

ESTÁCIO
“As imagens eram, uma e outra vez, apresentadas em lugares públicos para atrair sobre elas a prática que rotulamos de culto. A destruição da imagem é tão só a outra faceta do culto da imagem, é o culto da imagem sob o signo contrário ou a violência contra as imagens em nome das quais se sofreu violência. […] Tornavam-se assim heróis, mártires ou inimigos, decerto em vez de homens que estavam por detrás delas, e que directamente se não podiam atacar. Já a sua produção, era uma acção simbólica e encorajava os observadores, diante delas e em público, a demonstrar a sua fé ou a recusar a sua lealdade […]” (BELTING, Hans. A verdadeira imagem. Porto: Dafne editora, 2011).

Sobre a produção de imagens na cultura, é correto afirmar:


A ação simbólica a que se refere Hans Belting está ligada à produção de imagos, imagens primitivas que se destinavam ao culto ou mesmo à recusa.


As máscaras mortuárias não se configuram como imagem, pois são moldes em cera ou gesso, sendo, dessa forma, esculturas.


Não possuem qualquer fundamento simbólico, uma vez que se caracterizam apenas por uma representação simples.


A imagem surge como um duplo, representa algo, porém sua dimensão simbólica é nula, uma vez que ela apenas representa, e não é propriamente a coisa em si.


A produção de imagens não é uma questão cultural amplas, associa-se mais aos povos tribais e primitivos.
User badge image
Wallace Gentil

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada uma das alternativas para encontrar a correta: 1. A ação simbólica a que se refere Hans Belting está ligada à produção de imagos, imagens primitivas que se destinavam ao culto ou mesmo à recusa. - Esta opção parece correta, pois menciona a ação simbólica e a relação com o culto, que é um tema central no texto. 2. As máscaras mortuárias não se configuram como imagem, pois são moldes em cera ou gesso, sendo, dessa forma, esculturas. - Essa afirmação é incorreta, pois máscaras mortuárias são consideradas imagens, já que têm um significado simbólico e cultural. 3. Não possuem qualquer fundamento simbólico, uma vez que se caracterizam apenas por uma representação simples. - Essa opção é falsa, pois o texto discute a importância do simbolismo nas imagens. 4. A imagem surge como um duplo, representa algo, porém sua dimensão simbólica é nula, uma vez que ela apenas representa, e não é propriamente a coisa em si. - Essa afirmação contradiz a ideia de que as imagens têm uma dimensão simbólica significativa, que é um ponto central no texto. 5. A produção de imagens não é uma questão cultural ampla, associa-se mais aos povos tribais e primitivos. - Essa opção é muito restritiva e não reflete a abrangência da produção de imagens na cultura. Após essa análise, a alternativa correta é: A ação simbólica a que se refere Hans Belting está ligada à produção de imagos, imagens primitivas que se destinavam ao culto ou mesmo à recusa.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina