Logo Passei Direto
Buscar
Dentre as modalidades de ação penal, o Código de Processo Penal prevê a ação penal exclusivamente privada. Sobre o tema, assinale a opção correta.

A - Operando-se a morte do ofendido, não é cabível a sucessão processual.
B - O promotor de justiça não tem legitimidade para aditar a queixa ou intervir nos atos subsequentes do processo.
C - O direito de ação só pode ser exercido pelo ofendido, não sendo cabível a intervenção de representante legal.
D - O ajuizamento da queixa-crime não demanda a presença de advogado dotado de capacidade postulatória.
E - A pessoa jurídica poderá figurar no polo ativo de queixa-crime.
User badge image
Testando o Conhecimento

há 12 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 12 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta sobre a ação penal exclusivamente privada, conforme previsto no Código de Processo Penal: A - Operando-se a morte do ofendido, não é cabível a sucessão processual. Análise: Esta afirmação está incorreta. A morte do ofendido permite a sucessão processual, podendo os herdeiros assumir a titularidade da ação. B - O promotor de justiça não tem legitimidade para aditar a queixa ou intervir nos atos subsequentes do processo. Análise: Esta afirmação está correta. Na ação penal privada, o Ministério Público não tem legitimidade para intervir, exceto em casos específicos previstos em lei. C - O direito de ação só pode ser exercido pelo ofendido, não sendo cabível a intervenção de representante legal. Análise: Esta afirmação é incorreta. O ofendido pode ser representado por um advogado, e a intervenção de um representante legal é cabível. D - O ajuizamento da queixa-crime não demanda a presença de advogado dotado de capacidade postulatória. Análise: Esta afirmação é incorreta. O ajuizamento da queixa-crime exige a presença de um advogado. E - A pessoa jurídica poderá figurar no polo ativo de queixa-crime. Análise: Esta afirmação é incorreta. A queixa-crime é um instrumento da ação penal privada que, em regra, é exercido por pessoas físicas. Diante da análise, a alternativa correta é: B - O promotor de justiça não tem legitimidade para aditar a queixa ou intervir nos atos subsequentes do processo.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Na qualidade de advogado contratado pelo Deputado, assinale a alternativa que indica a peça processual ou pretensão processual, exclusiva de advogado, cabível na hipótese acima.
a. Liberdade Provisória.
b. Habeas Corpus.
c. Relaxamento de Prisão.
d. Revisão Criminal.

Mais conteúdos dessa disciplina