Logo Passei Direto
Buscar
Acerca da situação hipotética exposta, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O comerciante e o fornecedor são subsidiariamente responsáveis, logo a ação deveria ter sido ajuizada, inicialmente, somente em face do fornecedor.
( ) A responsabilidade do fornecedor é objetiva, não havendo, portanto, a necessidade de apurar a culpa.
( ) O fabricante não será responsabilizado se provar não ter colocado o produto no mercado ou, ainda que o tenha colocado, a inexistência do defeito, e, por derradeiro, tratar-se de culpa exclusiva da vítima ou de terceiro.
( ) Cabe inversão do ônus da prova em favor de Mérvio, por expressa determinação legal, não podendo, em qualquer hipótese, o julgador negar tal pleito.
A F - V - F - V.
B F - V - V - F.
C F - F - V - F.
D V - F - V - V.
User badge image
EducaFit

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada uma das afirmações: ( ) O comerciante e o fornecedor são subsidiariamente responsáveis, logo a ação deveria ter sido ajuizada, inicialmente, somente em face do fornecedor. É falsa (F). Ambos podem ser responsabilizados, e a ação pode ser ajuizada contra qualquer um deles, não necessariamente apenas contra o fornecedor. ( ) A responsabilidade do fornecedor é objetiva, não havendo, portanto, a necessidade de apurar a culpa. É verdadeira (V). A responsabilidade objetiva implica que o fornecedor pode ser responsabilizado independentemente de culpa, bastando a demonstração do dano e do nexo causal. ( ) O fabricante não será responsabilizado se provar não ter colocado o produto no mercado ou, ainda que o tenha colocado, a inexistência do defeito, e, por derradeiro, tratar-se de culpa exclusiva da vítima ou de terceiro. É verdadeira (V). O fabricante pode se eximir de responsabilidade se comprovar que não colocou o produto no mercado ou que o defeito não existia, além de poder se defender com a culpa exclusiva da vítima ou de terceiros. ( ) Cabe inversão do ônus da prova em favor de Mérvio, por expressa determinação legal, não podendo, em qualquer hipótese, o julgador negar tal pleito. É falsa (F). A inversão do ônus da prova não é automática e depende de análise do juiz, podendo ser negada em certas circunstâncias. Portanto, a sequência correta é: F - V - V - F. A alternativa que apresenta essa sequência é a B: F - V - V - F.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Uma situação que frequentemente acontece no ramo da TI é aquela em que os empresários, para escapar da carga fiscal e até mesmo remunerarem de modo mais adequado os profissionais do meio, acabam por contratar pelo regime de prestação de serviços, no lugar de contratar pelo regime celetista. É a onda da terceirização. Esse tipo de contratação é perfeitamente legal, mas exige do empresário alguns cuidados para que essa contratação não mascare uma relação trabalhista. Para quem se utiliza da terceirização, é importante saber que o vínculo trabalhista se constitui de aspectos, como a habitualidade, a subordinação, a pessoalidade e a dependência econômica. Sobre o conceito de pessoalidade, assinale a alternativa CORRETA:

A É o serviço prestado de forma não eventual, ou seja, ocorre de uma forma continuada. Isso não significa que tenha que ocorrer durante toda a jornada semanal. Mesmo trabalhando em dois ou três dias por semana apenas, o vínculo poderá ser configurado, caso seja verificada a continuidade dessa prestação de serviços, durante certo tempo.
B É a obrigação do prestador de serviços em seguir as ordens do contratante. Por exemplo, no caso da informática, se pode dizer que é a obrigação de escrever determinado programa utilizando linguagens e metodologias determinadas pelo patrão, no local e no tempo que ele determinar.
C É o caráter personalíssimo do trabalho a ser desenvolvido, ou seja, o terceiro contratado não pode ser substituído por outra pessoa no desenvolvimento da atividade.
D É o recebimento de remuneração pelos serviços prestados, em caráter exclusivo ou predominante, ou seja, o contrato se constitui na única ou principal fonte de renda do prestador de serviços.

Na área da informática, há uma grande dificuldade referente à proteção aos direitos autorais dos desenvolvedores de softwares, uma vez que tais obras são facilmente copiáveis. Ao contrário do que ocorre com outras obras, é possível copiar um programa de computador que consumira horas de desenvolvimento em poucos segundos, o que se dá graças à própria evolução tecnológica. A Lei de Software (Lei nº 9.609/98) visa a proteger os direitos do titular de programa, contudo prevê algumas exceções, as quais não constituirão ofensa aos direitos do titular. Diante disso, analise as sentenças a seguir: I- O adquirente de uma cópia legítima do software, desde que para fins pessoais, poderá reproduzi-la em vários exemplares, a fim manter como cópia de segurança. II- É possível o desenvolvimento de um software com características semelhantes a outro já existente, desde que ocorra por acatamento a determinações normativas e técnicas. III- O software poderá ser utilizado livremente em estabelecimentos comerciais, exclusivamente para demonstração à clientela, desde que tais estabelecimentos comercializem os suportes ou equipamentos que permitam a sua utilização. IV- Para fins acadêmicos, o software poderá ser reproduzido parcialmente, desde que haja a identificação do programa e o titular dos respectivos direitos. Agora, assinale a alternativa CORRETA:

A Somente a sentença III está correta.
B As sentenças II e IV estão corretas.
C As sentenças III e IV estão corretas.
D As sentenças I e II estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina