Logo Passei Direto
Buscar

Biologia

Outros
Em relação às parasitoses causadas por vermes, assinale a alternativa na qual todas as doenças podem ser contraídas por contato com o solo contaminado.

a. Tricuríase, necatoríase, ascaridíase e estrongiloidose.
b. Fasciolose, elefantíase, tricomoníase e cistecercose.
c. Toxoplasmose, enterobiose, esquistossomose e amarelão.
d. Hidatiose, rabditoidíase, oxiurose e febre tifoide.
e. Dermatite sergipinosa, giardíase, teníase e amebíase.
User badge image
Exercícios Para o Aprendizado

ano passado

Cópia de download (9)
9 pág.

UNIDERP - ANHANGUERA

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Para responder à sua pergunta, vamos analisar cada uma das alternativas em relação à transmissão das doenças mencionadas, focando naquelas que podem ser contraídas por contato com o solo contaminado. a) Tricuríase, necatoríase, ascaridíase e estrongiloidose - Todas essas doenças são causadas por vermes que podem ser transmitidos pelo solo contaminado. Portanto, essa alternativa é correta. b) Fasciolose, elefantíase, tricomoníase e cistecercose - A fasciolose é transmitida por ingestão de água ou vegetais contaminados, a elefantíase é causada por vermes transmitidos por mosquitos, a tricomoníase é uma infecção sexualmente transmissível e a cistecercose é causada pela ingestão de ovos de tênia. Portanto, essa alternativa não é correta. c) Toxoplasmose, enterobiose, esquistossomose e amarelão - A toxoplasmose é transmitida por contato com fezes de gatos, a enterobiose (oxiurose) é transmitida por contato direto, a esquistossomose é transmitida por água contaminada e o amarelão é causado por vermes que não são transmitidos pelo solo. Portanto, essa alternativa não é correta. d) Hidatiose, rabditoidíase, oxiurose e febre tifoide - A hidatiose é causada por cistos de um parasita, a rabditoidíase é uma infecção por vermes que não é transmitida pelo solo, a oxiurose é transmitida por contato direto e a febre tifoide é causada por uma bactéria. Portanto, essa alternativa não é correta. e) Dermatite sergipinosa, giardíase, teníase e amebíase - A dermatite sergipinosa é causada por larvas de vermes, a giardíase é uma infecção intestinal causada por um protozoário, a teníase é causada por ingestão de carne contaminada e a amebíase é causada por ingestão de água ou alimentos contaminados. Portanto, essa alternativa não é correta. Dessa forma, a alternativa correta, onde todas as doenças podem ser contraídas por contato com o solo contaminado, é: a) Tricuríase, necatoríase, ascaridíase e estrongiloidose.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Cópia de download (9)
9 pág.

UNIDERP - ANHANGUERA

Mais perguntas desse material

Das doenças a seguir, as que não apresentam mosquito como hospedeiro intermediário são:

a) malária, esquistossomose e teníase
b) Mal-de-Chagas, filariose e triquinose
c) triquinose, esquistossomose e teníase
d) febre amarela, amarelão e malária
e) ascaridíase, bicho-geográfico e oxiurose

A ingestão frequente de terra por crianças é um comportamento que pode indicar

a. anemia, como consequência de necatoríase.
b. desnutrição, por deficiência de minerais para reposição de energia.
c. fome, pois a terra ingerida produzirá sensação de saciedade.
d. parasitose por Ascaris porque a ingestão de terra reduz a infestação.
e. raquitismo, portanto as crianças buscam, instintivamente, o cálcio necessário ao seu crescimento.

Uma mãe chega à Unidade Básica com seu filho de 3 anos de idade. A queixa é que nas últimas duas semanas ele tem apresentado diarreia semilíquida, 2-3 vezes ao dia, sem sangue. Às vezes nota que o reto da criança está para fora. O médico o examina e constata tratar-se de prolapso retal. Assinale a alternativa correta em relação à parasitose mais frequentemente associada com esse quadro em crianças pequenas:
a. Amebíase.
b. Enterobíase.
c. Tricocefalíase.
d. Giardíase.
e. Ancilostomose

A evolução da vida multicelular tem intrigado os biólogos evolucionistas por muito tempo. Células estando próximas e cooperando para o beneficio da 'comunidade' (o organismo) vai contra os princípios básicos Darwinistas. Para deixar o quadro mais complexo, acredita-se que a multicelularidade surgiu na natureza de forma independente dezenas de vezes e moldou nosso planeta como nós o conhecemos hoje. Nas colunas a seguir se encontram vários representantes multicelulares e suas características. 1) Porifera 2) Cnidaria 3) Platyhelminthes 4) Nematoda 5) Arthropoda 6) Echinodermata A) Celomados. Simetria bilateral na fase larval. Endoesqueleto calcáreo. Simetria radial pentâmera nos adultos. B) Celomados com corpos segmentados. Bilatérios e triploblásticos. Apêndices articulados. Exoesqueleto de quitina. C) Pseudocelomados cilíndricos, não segmentados. Sem sistema circulatório. Corpo recoberto por cutícula. Sofrem ecdise. D) São triploblásticos, acelomados e bilatérios. Corpo achatado dorsoventralmente. Possuem protonefrídeos. Geralmente são hermafroditas. E) Diploblásticos. Possuem nematocistos. Exibem alternância de gerações poliploide assexuada e medusóide sexuada. F) Filtradores sésseis. Sem tecidos verdadeiros. Possuem coanócitos. Reprodução assexuada ou sexuada. Assinale a alternativa que correlaciona corretamente as colunas:

a. 1/A; 2/B; 3/C; 4/D; 5/E; 6/F.
b. 1/A; 2/F; 3/C; 4/D; 5/E; 6/B.
c. 1/E; 2/F; 3/B; 4/D; 5/A; 6/C.
d. 1/E; 2/F; 3/C; 4/D; 5/A; 6/B.
e. 1/F; 2/E; 3/D; 4/C; 5/B; 6/A.

Um laboratório de análises clínicas é especializado em realizar o diagnóstico de seis doenças endêmicas brasileiras: doença de Chagas, esquistossomose, malária, dengue, febre amarela e ascaridíase. Quantas dessas doenças o laboratório pode diagnosticar por meio de exame de fezes do paciente?

a) Uma.
b) Duas.
c) Três.
d) Quatro.
e) Cinco.

No ciclo biológico dos parasitas, considera-se o hospedeiro intermediário aquele no qual ocorre a reprodução assexuada do agente causador e que, portanto, abriga as formas assexuadas do parasita. Já o hospedeiro definitivo é aquele, no qual ocorre a reprodução sexuada do agente causador, abrigando, então, as formas sexuadas do parasita. Com base nessas informações, considere as afirmacoes a seguir: I. No ciclo biológico do Ancylostoma duodenale, causador do amarelão, o ser humano é hospedeiro definitivo, enquanto que o porco é hospedeiro intermediário. II. No ciclo biológico da Leishmania braziliensis, causadora da úlcera de Bauru, o ser humano é hospedeiro intermediário, enquanto que o mosquito flebótomo é o hospedeiro definitivo. III. No ciclo biológico do Plasmodium vivax, causador da malária, o ser humano é hospedeiro intermediário, enquanto que o mosquito do gênero Anopheles é o hospedeiro definitivo. IV. No ciclo biológico da Wuchereria bancrofti, causadora da elefantíase, o ser humano é hospedeiro definitivo, enquanto que o mosquito do gênero Culex é o hospedeiro intermediário. Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmações I e II são corretas.
b) Somente as afirmações I e III são corretas.
c) Somente as afirmações III e IV são corretas.
d) Somente as afirmações I, II e IV são corretas.
e) Somente as afirmações II, III e IV são corretas.

Indique a alternativa que lista somente doenças que têm artrópodes como transmissores ou hospedeiros intermediários do agente causador:

a) amarelão, doença de Chagas, esquistossomose e teníase.
b) dengue, esquistossomose, febre amarela e malária.
c) amarelão, doença de Chagas, filariose e malária.
d) dengue, febre amarela, filariose e malária.
e) dengue, febre amarela, filariose e teníase.

Mais conteúdos dessa disciplina