Logo Passei Direto
Buscar

Direito

Outros
Os advogados informaram que, segundo o sistema jurídico-constitucional brasileiro,

A) as normas da Constituição pretérita que guardarem congruência material com a nova Constituição serão convertidas em normas ordinárias.
B) as matérias tratadas pela Constituição pretérita e não reguladas pela nova Constituição serão por esta recepcionadas.
C) as matérias tratadas pela Constituição pretérita e não reguladas pela nova Constituição receberão, na nova ordem, status supralegal, mas infraconstitucional.
D) a revogação tácita da ordem constitucional pretérita pela nova Constituição se dará de forma completa e integral, ocasionando a perda de sua validade.
User badge image
Questões Para o Saber

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Para responder à sua pergunta, precisamos entender o conceito de recepção de normas no direito constitucional brasileiro. Quando uma nova Constituição é promulgada, as normas da Constituição anterior podem ser recepcionadas se forem compatíveis com a nova ordem constitucional. Vamos analisar as alternativas: A) As normas da Constituição pretérita que guardarem congruência material com a nova Constituição serão convertidas em normas ordinárias. - Isso não é correto, pois as normas recepcionadas não se tornam ordinárias, mas continuam a ter status constitucional. B) As matérias tratadas pela Constituição pretérita e não reguladas pela nova Constituição serão por esta recepcionadas. - Esta alternativa está correta, pois as normas que não foram revogadas e são compatíveis com a nova Constituição são recepcionadas. C) As matérias tratadas pela Constituição pretérita e não reguladas pela nova Constituição receberão, na nova ordem, status supralegal, mas infraconstitucional. - Isso não é correto, pois as normas não reguladas não recebem status supralegal. D) A revogação tácita da ordem constitucional pretérita pela nova Constituição se dará de forma completa e integral, ocasionando a perda de sua validade. - Isso não é correto, pois a revogação não é total; normas compatíveis podem ser recepcionadas. Portanto, a alternativa correta é: B) as matérias tratadas pela Constituição pretérita e não reguladas pela nova Constituição serão por esta recepcionadas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Com o objetivo de superar essa dificuldade, procurou Jonas, advogado atuante na área pública, que lhe respondeu, corretamente, que a expressão “mutação constitucional”, no âmbito do sistema jurídico-constitucional brasileiro, refere-se a um fenômeno

a) concernente à atuação do poder constituinte derivado reformador, no processo de alteração do texto constitucional.
b) referente à mudança promovida no significado normativo constitucional, por meio da utilização de emenda à Constituição.
c) relacionado à alteração de significado de norma constitucional sem que haja qualquer mudança no texto da Constituição.
d) de alteração do texto constitucional antigo por um novo, em virtude de manifestação de uma Assembleia Nacional Constituinte.

De acordo com o sistema jurídico-constitucional brasileiro, assinale a opção que indica a orientação correta a ser dada pelo advogado.
Não é possível sua supressão por meio de Emenda Constitucional, porque o voto obrigatório é considerado cláusula pétrea da Constituição da República, de 1988.
Não há óbice para que venha a ser objeto de alteração por via de Emenda Constitucional, embora o voto obrigatório tenha estatura constitucional.
Para que a proposta de Emenda Constitucional seja analisada pelo Congresso Nacional, é necessária manifestação de um terço de ambas as Casas.
A emenda, sendo aprovada pelo Congresso Nacional, somente será promulgada após a devida sanção presidencial.

À luz da sistemática constitucional, é correto afirmar que essa narrativa

a) não apresenta irregularidade.
b) somente apresenta irregularidades em relação à iniciativa da proposta, ao objeto e à sanção e promulgação.
c) somente apresenta irregularidades em relação à aprovação e à sanção e promulgação.
d) somente apresenta irregularidades em relação à iniciativa e ao objeto.
e) somente apresenta irregularidade em relação à aprovação.

À luz da sistemática constitucional, é correto afirmar que a PEC nº X:
a) não apresenta qualquer vício de inconstitucionalidade;
b) afronta um limite material para a reforma da Constituição;
c) afronta um limite circunstancial para a reforma da Constituição;
d) apresenta vício de iniciativa e afronta um limite material para a reforma da Constituição;
e) apresenta vício de iniciativa e afronta um limite circunstancial para a reforma da Constituição.

Diante do quadro apresentado e das normas legais, assinale a afirmativa correta.

A) A hipótese trata de trabalho proibido.
B) O contrato é plenamente válido.
C) A situação retrata caso de atividade com objeto ilícito.
D) Por ter 17 anos, Vera Lúcia fica impedida de trabalhar em escala 12x36 horas, devendo ser alterada a jornada.

Mais conteúdos dessa disciplina