Nas lesões produzidas por disparo de arma de fogo, o projétil atinge o organismo, penetra e pode ficar retido ou atravessar o corpo.
Em relação às orlas que são formadas no orifício de entrada do projétil, a orla de contusão é aquela que:
É gerada quando o projétil penetra, a pele se invagina como um dedo de luva e se rompe, devido à diferença de elasticidade existente entre a epiderme e a derme.
B
É também chamada zona de tatuagem falsa, pois ocorre simples depósito de pólvora incombusta e impurezas, e é facilmente removível.
C
É também chamada de tatuagem verdadeira pois deixa incrustação dos grânulos e poeiras que acompanham o projétil em disparos próximos.
D
E
É gerada pela rotação do projétil sobre o seu próprio eixo e revestida com impurezas provenientes da pólvora e dos meios anteriormente atravessados, deixando impurezas trazidas do exterior.
Apresenta características mistas devido a menor energia cinética, perda das impurezas no percurso e aquisição de material orgânico.
Ed
anteontem
A orla de contusão, em lesões por disparo de arma de fogo, refere-se à área ao redor do orifício de entrada do projétil. A alternativa correta sobre a orla de contusão é: C: É também chamada de tatuagem verdadeira, pois deixa incrustação dos grânulos e poeiras que acompanham o projétil em disparos próximos. Essa orla é caracterizada pela presença de resíduos de pólvora e impurezas que se depositam na pele devido à proximidade do disparo.