Logo Passei Direto
Buscar
A unidade de sentido de um texto se constrói a partir daquilo que é dito, daquilo que não é dito, a partir do modo de se dizer, dos motivos, das aparências, do contexto. Nesse sentido, a partir da leitura do anúncio, depreende-se que

A a referência à proibição de beber no trânsito é feita a partir da intertextualidade entre a placa de trânsito, que normalmente remete à ideia de proibição, tendo ao fundo a imagem de uma garrafa.
B a relação estabelecida entre a frase “novo sinal de trânsito” e a parte não verbal permite estabelecer um público-alvo específico, ou seja, pessoas envolvidas com o álcool.
C o adjetivo “novo”, seguido do substantivo “sinal” empregado no anúncio, remete à ideia de que agora existe uma nova placa de trânsito que deve ser respeitada pelos motoristas.
D o anúncio tem uma finalidade específica interrelacionada, nesse caso, à ideia de persuadir as pessoas a não consumirem bebidas alcoólicas, pois elas fazem mal à saúde.
E a conexão estabelecida entre a placa de trânsito e a imagem da garrafa é construída com o objetivo de evidenciar quais são os motivos que levam as pessoas a não ingerirem bebida alcoólica enquanto estão dirigindo.
User badge image
Portuguesando

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a que melhor se relaciona com a construção da unidade de sentido do texto mencionado. A) A referência à proibição de beber no trânsito é feita a partir da intertextualidade entre a placa de trânsito, que normalmente remete à ideia de proibição, tendo ao fundo a imagem de uma garrafa. - Esta opção fala sobre a intertextualidade e a relação entre a placa e a garrafa, o que é relevante. B) A relação estabelecida entre a frase “novo sinal de trânsito” e a parte não verbal permite estabelecer um público-alvo específico, ou seja, pessoas envolvidas com o álcool. - Esta opção sugere que a frase e a parte visual se conectam para identificar um público-alvo, o que é uma interpretação válida. C) O adjetivo “novo”, seguido do substantivo “sinal” empregado no anúncio, remete à ideia de que agora existe uma nova placa de trânsito que deve ser respeitada pelos motoristas. - Esta opção foca na ideia de novidade, mas não aborda diretamente a questão da proibição ou do consumo de álcool. D) O anúncio tem uma finalidade específica interrelacionada, nesse caso, à ideia de persuadir as pessoas a não consumirem bebidas alcoólicas, pois elas fazem mal à saúde. - Esta opção aborda a intenção do anúncio de persuadir, que é um aspecto importante na construção do sentido. E) A conexão estabelecida entre a placa de trânsito e a imagem da garrafa é construída com o objetivo de evidenciar quais são os motivos que levam as pessoas a não ingerirem bebida alcoólica enquanto estão dirigindo. - Esta opção fala sobre a conexão e os motivos, mas não é tão direta quanto a opção D em relação à intenção do anúncio. Após analisar as alternativas, a que melhor se relaciona com a construção da unidade de sentido do texto, enfatizando a intenção de persuadir e a mensagem sobre o consumo de álcool, é a D.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O governo da Austrália, por meio de seu Departamento de Assuntos Estrangeiros, divulga inovações tecnológicas desse país. Associando as informações apresentadas na busca pelo tema, percebe-se que o texto se refere


a) à educação ambiental na Austrália.
b) ao sistema monetário australiano.
c) aos expoentes da arte australiana.
d) à situação econômica da Austrália.
e) ao controle bancário australiano.

Os sefarditas são descendentes dos judeus expulsos da Espanha em 1492. O autor do texto, ao vincular a melancolia à identidade dos sefarditas, destaca a:

A) fidelidade à língua hebraica que era falada pelos seus antepassados na Península Ibérica.
B) conservação de um modo de vida próprio da nação da qual eles foram desmembrados.
C) lealdade por eles demonstrada às autoridades que os baniram dos territórios castelhanos.
D) manutenção feita pelos judeus das casas que possuíam na Espanha, no final do século XV.
E) observação das tradições impostas aos judeus nas cidades orientais para onde migraram.

No artigo, após um esboço sobre a presença do espanhol na África subsaariana, propõe-se

A projetar o espanhol no território africano lusófono.
B reforçar o ensino do espanhol na Guiné Equatorial.
C substituir o português pelo espanhol em cinco Estados.
D amparar a promoção da fusão entre línguas próximas.
E desenvolver o conhecimento sobre o português da África.

Essa obra retrata


a) a confraternização de uma população socialmente marginalizada.
b) o inconformismo da população de baixa renda da capital.
c) o cotidiano da burguesia contemporânea da capital.
d) a instabilidade de uma realidade rural do Brasil
e) a solidariedade da população nordestina.

Mais conteúdos dessa disciplina