Logo Passei Direto
Buscar

Direito

Outros
O artigo 198 da Constituição Federal estabelece que as ações e os serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com algumas diretrizes. Considerando essas informações, assinale a opção incorreta acerca das diretrizes do SUS.

A A participação da comunidade dá-se, exclusivamente, por meio dos conselhos municipais, estaduais e federais de saúde.
B O atendimento integral, como previsto na Constituição Federal, deve priorizar as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais.
C A descentralização obedece à regionalização da rede, mas mantém a hierarquização dos serviços.
D A descentralização depende da habilitação de estados e municípios às condições de gestão previstas nas normas operacionais.
User badge image
Desenvolvendo com Questões

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a opção incorreta sobre as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) conforme estabelecido no artigo 198 da Constituição Federal. A) A participação da comunidade dá-se, exclusivamente, por meio dos conselhos municipais, estaduais e federais de saúde. - Esta afirmação é incorreta, pois a participação da comunidade no SUS não se limita apenas aos conselhos, mas também inclui outras formas de participação social. B) O atendimento integral, como previsto na Constituição Federal, deve priorizar as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais. - Esta afirmação está correta, pois o SUS deve priorizar a prevenção, mas também garantir o atendimento assistencial. C) A descentralização obedece à regionalização da rede, mas mantém a hierarquização dos serviços. - Esta afirmação está correta, pois a descentralização no SUS realmente respeita a regionalização e a hierarquização dos serviços. D) A descentralização depende da habilitação de estados e municípios às condições de gestão previstas nas normas operacionais. - Esta afirmação está correta, pois a descentralização do SUS está condicionada à habilitação dos entes federativos. Portanto, a opção incorreta é a: A.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A respeito da situação atual da saúde no Brasil, assinale a opção incorreta.

A O programa DST/AIDS do Ministério da Saúde, reconhecido internacionalmente, depende de acordos com laboratórios multinacionais para a obtenção de preços menores de alguns fármacos.
B Apesar de se ter conseguido o controle de algumas doenças infectocontagiosas, houve a recorrência de outras, como a da tuberculose e a da cólera.
C Em algumas regiões do país, ainda há problemas de subnutrição; em outras, no entanto, a obesidade vem-se tornando um problema de saúde pública.
D Os remédios genéricos tornaram o país auto-suficiente na produção de medicamentos e vacinas necessários à atenção básica à saúde da população.
a) A
b) B
c) C
d) D

O Sistema Nacional de Agravos Notificáveis (SINAN) depende da contribuição de todas as esferas de gestão do SUS e é um dos principais sistemas de informação para a vigilância epidemiológica. Entre as doenças de notificação compulsória, não se inclui o(a)


A sarampo.
B cólera.
C sífilis.
D hanseníase.

As atribuições do SUS, estabelecidas no artigo 200 da Constituição Federal, incluem I incrementar, em sua área de atuação, o desenvolvimento científico e tecnológico. II fiscalizar bebidas e alimentos, compreendido o controle do teor nutricional, bem como águas para o consumo humano. III organizar e fiscalizar o atendimento da saúde suplementar. IV ordenar a formação de recursos humanos na área da saúde. A quantidade de itens certos é igual a

I incrementar, em sua área de atuação, o desenvolvimento científico e tecnológico.
II fiscalizar bebidas e alimentos, compreendido o controle do teor nutricional, bem como águas para o consumo humano.
III organizar e fiscalizar o atendimento da saúde suplementar.
IV ordenar a formação de recursos humanos na área da saúde.
A 1.
B 2.
C 3.
D 4.

Mais conteúdos dessa disciplina