Logo Passei Direto
Buscar

Direito

Colégio Objetivo
A humanização da assistência ao parto e o apoio técnico-pedagógico às equipes de saúde da família devem ser estendidas a outras esferas do SUS e à assistência suplementar para que

A se modifique a racionalidade médica predominante nos hospitais e planos de saúde.
B se melhore o atendimento do Programa Saúde da Família (PSF) e a assistência ao parto, por meio da adoção de práticas da medicina privada.
C se mantenha a integralidade do atendimento, possibilitando-se maior número de cesarianas e de exames laboratoriais.
D se expanda a participação da rede privada no atendimento do SUS, a qual, embora prevista em lei, ainda não foi amplamente implementada, visto que não foram firmados convênios com o PSF e outros programas.
User badge image
Estudando com Questões

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Para responder a essa questão, precisamos analisar as alternativas em relação ao contexto da humanização da assistência ao parto e ao apoio técnico-pedagógico às equipes de saúde da família no Sistema Único de Saúde (SUS). Vamos analisar cada alternativa: A) "se modifique a racionalidade médica predominante nos hospitais e planos de saúde." - Esta opção sugere uma mudança na abordagem médica, o que está alinhado com a ideia de humanização. B) "se melhore o atendimento do Programa Saúde da Família (PSF) e a assistência ao parto, por meio da adoção de práticas da medicina privada." - Essa opção não se alinha com a proposta de humanização, pois sugere a adoção de práticas da medicina privada, que pode não ser compatível com a filosofia do SUS. C) "se mantenha a integralidade do atendimento, possibilitando-se maior número de cesarianas e de exames laboratoriais." - Essa opção parece contradizer a ideia de humanização, já que a humanização busca evitar intervenções desnecessárias, como cesarianas em excesso. D) "se expanda a participação da rede privada no atendimento do SUS, a qual, embora prevista em lei, ainda não foi amplamente implementada, visto que não foram firmados convênios com o PSF e outros programas." - Essa opção também não se alinha com a proposta de humanização, pois sugere uma maior participação da rede privada, o que pode não ser o foco da humanização no SUS. Diante dessa análise, a alternativa que melhor se alinha com a proposta de humanização da assistência ao parto é a) "se modifique a racionalidade médica predominante nos hospitais e planos de saúde." Portanto, a resposta correta é a alternativa A.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A respeito da situação atual da saúde no Brasil, assinale a opção incorreta.

A O programa DST/AIDS do Ministério da Saúde, reconhecido internacionalmente, depende de acordos com laboratórios multinacionais para a obtenção de preços menores de alguns fármacos.
B Apesar de se ter conseguido o controle de algumas doenças infectocontagiosas, houve a recorrência de outras, como a da tuberculose e a da cólera.
C Em algumas regiões do país, ainda há problemas de subnutrição; em outras, no entanto, a obesidade vem-se tornando um problema de saúde pública.
D Os remédios genéricos tornaram o país auto-suficiente na produção de medicamentos e vacinas necessários à atenção básica à saúde da população.
a) A
b) B
c) C
d) D

O Sistema Nacional de Agravos Notificáveis (SINAN) depende da contribuição de todas as esferas de gestão do SUS e é um dos principais sistemas de informação para a vigilância epidemiológica. Entre as doenças de notificação compulsória, não se inclui o(a)


A sarampo.
B cólera.
C sífilis.
D hanseníase.

As atribuições do SUS, estabelecidas no artigo 200 da Constituição Federal, incluem I incrementar, em sua área de atuação, o desenvolvimento científico e tecnológico. II fiscalizar bebidas e alimentos, compreendido o controle do teor nutricional, bem como águas para o consumo humano. III organizar e fiscalizar o atendimento da saúde suplementar. IV ordenar a formação de recursos humanos na área da saúde. A quantidade de itens certos é igual a

I incrementar, em sua área de atuação, o desenvolvimento científico e tecnológico.
II fiscalizar bebidas e alimentos, compreendido o controle do teor nutricional, bem como águas para o consumo humano.
III organizar e fiscalizar o atendimento da saúde suplementar.
IV ordenar a formação de recursos humanos na área da saúde.
A 1.
B 2.
C 3.
D 4.

Mais conteúdos dessa disciplina