Logo Passei Direto
Buscar
De acordo com as ideias de Fraga (1988), o conhecimento provém de fontes internas e externas ao sujeito. No entanto, tais conhecimentos só ganham significado em situações vivenciadas pelas pessoas, e, nessas situações, elas são chamadas a mobilizar os conhecimentos e a ligá-los, de forma eficaz, às experiências práticas. Diante do exposto, analise as seguintes asserções: I- O conhecimento físico, social e lógico-matemático são inseparáveis, pois se apresentam junto no processo de aquisição de conhecimento e permitem que o sujeito construa sua aprendizagem por meio da realidade vivenciada. PORQUE II- O ensino do conhecimento matemático deve corromper a visão de razão e verdade absoluta e incontestável, tornando-a uma disciplina dinâmica, criativa, lúdica, repleta de experiências, levando o aluno a ir em busca de construir seu conhecimento. Acerca dessas asserções, assinale a alternativa correta.

a. A asserção I é uma proposição falsa, e a II, uma proposição verdadeira.
b. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II, uma proposição falsa.
c. Ambas as asserções são proposições falsas.
d. As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
e. As duas asserções são proposições verdadeiras, e a asserção II é uma justificativa correta da I.
User badge image
AdmComigo

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar as asserções: I- O conhecimento físico, social e lógico-matemático são inseparáveis, pois se apresentam junto no processo de aquisição de conhecimento e permitem que o sujeito construa sua aprendizagem por meio da realidade vivenciada. Essa afirmação é verdadeira, pois reconhece a interconexão entre diferentes tipos de conhecimento no processo de aprendizagem. II- O ensino do conhecimento matemático deve corromper a visão de razão e verdade absoluta e incontestável, tornando-a uma disciplina dinâmica, criativa, lúdica, repleta de experiências, levando o aluno a ir em busca de construir seu conhecimento. Essa afirmação é verdadeira, pois sugere que o ensino da matemática deve ser flexível e adaptável, promovendo uma abordagem mais construtivista e menos rígida. Agora, vamos avaliar a relação entre as duas asserções. A asserção II não justifica diretamente a I, pois a I fala sobre a interconexão dos conhecimentos, enquanto a II discute a abordagem do ensino da matemática. Portanto, mesmo que ambas sejam verdadeiras, a II não é uma justificativa correta da I. Com base nessa análise, a alternativa correta é: d. As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Segundo Kamii (1990) o número é uma síntese de dois tipos de relações que a criança estabelece entre os objetos, uma é a ordem e a outra a inclusão hierárquica, ou seja, o conceito de número deve ser resultado da construção de um conhecimento lógico-matemático produzido pela própria criança e adquirido a partir da abstração reflexiva. Sobre a capacidade da criança de contar objetos.

Analise as alternativas abaixo e assinale a correta:

a. Ao ser capaz de contar os objetos, a criança amplia o campo de relações, regularidades e coerências que despertam a curiosidade favorecendo a estruturação do pensamento lógico e do raciocínio matemático.
b. Ao ser capaz de contar os objetos, a criança passa a resolver os problemas cotidianos por meio do conhecimento adquirido em sala de aula, valorizando assim o processo de aprendizagem e o resultado final.
c. Ao ser capaz de contar os objetos, a criança está apta a viver no meio social, cumprindo seus direitos e deveres e atuando de forma eficiente no processo educativo e na aquisição de novos conhecimentos.
d. Ao ser capaz de contar os objetos, a criança passa pela aprendizagem sistematizada e intencional, compreendendo que todo indivíduo é capaz de construir seu próprio conhecimento matemático.
e. Ao ser capaz de contar os objetos sem saltar ou repetir os números, a criança está adquirindo a noção de ordem, fazendo isso independentemente de como os objetos estejam disponíveis para ela.

Mais conteúdos dessa disciplina