Logo Passei Direto
Buscar
O processamento e identificação de emoções é uma das principais características identificadas em indivíduos com TEA. Existem cada vez mais estudos usando posições emocionais do corpo e expressões faciais de emoções. Sobre o processamento de emoções em indivíduos com TEA, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Tarefas de espelhamento onde rótulos emocionais são fornecidos são possibilidades de mecanismos compensatórios que podem beneficiar esses indivíduos na capacidade em reconhecer emoções. ( ) A capacidade no reconhecimento das emoções antes eram vistos como totalmente nulo em indivíduos com TEA, mas estudos recentes já constataram que essa habilidade vai depender da capacidade intelectual do sujeito. ( ) Indivíduos com TEA não conseguem utilizar mecanismos compensatórios para reconhecimento facial das emoções. ( ) O fato de os indivíduos com TEA não manterem contatos frequentes para as faces, torna mais provável afetar de forma negativa a habilidade de processar e desenvolver de forma adequada os sistemas neurais relacionados com o reconhecimento de faces. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: A) F – V – V – F. B) F – F – V – F. C) V – V – F – V. D) V – V – V – V.
User badge image
Kethleen Leiria Dias

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada uma das afirmações sobre o processamento de emoções em indivíduos com TEA: ( ) Tarefas de espelhamento onde rótulos emocionais são fornecidos são possibilidades de mecanismos compensatórios que podem beneficiar esses indivíduos na capacidade em reconhecer emoções. É verdadeira (V). Essas tarefas podem ajudar a melhorar a habilidade de reconhecimento emocional em indivíduos com TEA. ( ) A capacidade no reconhecimento das emoções antes eram vistos como totalmente nulo em indivíduos com TEA, mas estudos recentes já constataram que essa habilidade vai depender da capacidade intelectual do sujeito. É verdadeira (V). Estudos mostram que a habilidade de reconhecer emoções pode variar e não é totalmente nula, dependendo de fatores como a capacidade intelectual. ( ) Indivíduos com TEA não conseguem utilizar mecanismos compensatórios para reconhecimento facial das emoções. É falsa (F). Embora possam ter dificuldades, muitos indivíduos com TEA podem desenvolver e utilizar mecanismos compensatórios para reconhecer emoções. ( ) O fato de os indivíduos com TEA não manterem contatos frequentes para as faces, torna mais provável afetar de forma negativa a habilidade de processar e desenvolver de forma adequada os sistemas neurais relacionados com o reconhecimento de faces. É verdadeira (V). A falta de contato visual pode impactar negativamente o desenvolvimento das habilidades de reconhecimento facial. Portanto, a sequência correta é: V - V - F - V. A alternativa que apresenta essa sequência é a C) V – V – F – V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Processo seletivo – Prefeitura de Blumenau - cargo: professor educação especial. Edital 004/2015). As adaptações curriculares fundamentadas no TEACCH constituem possibilidades educacionais de atuar frente às dificuldades de aprendizagem dos alunos com transtorno do espectro do autismo. Desta forma, as adaptações curriculares devem apontar flexibilizações que:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) Façam uso de figuras e imagens, mas não de fotos.
B) Enfatizem a rotina em detrimento da comunicação.
C) Oportunizem transferência sem transposição de estímulos.
D) Façam uso das análises de tarefas.

Correa, Simas e Portes (2018) realizaram uma pesquisa sobre quais relações as mães estabeleciam com filhos com TEA. Na pesquisa, averiguaram que as mães almejam que os filhos desenvolvam autonomia e independência com o passar do tempo. Tendo em mente as propostas interventivas que aprendeu nesse curso, associe os itens, utilizando o código a seguir:



I- Musicalização com bebês.

II- Intervenção fonoaudiológica.


( ) Essa proposta foi efetiva, tendo em vista a avaliação feita pela terapeuta ocupacional dois meses depois. Então a proposta se mostrou uma benéfica forma de intervenção precoce diferenciada das terapêuticas tradicionais voltadas ao autismo.

( ) Uma das vantagens dessa proposta é que ela tende a contar com maior aprovação por parte da família. É válido lembrar que as terapêuticas tradicionais geralmente não contam com a adesão dos familiares, e geram resistências por parte deles.

( ) Seu objetivo consistia no desenvolvimento da compreensão de situações comunicativas, levando em consideração a intencionalidade relacionadas a elas. Para tanto, seriam acionadas habilidades comunicativas não verbais e verbais.

( ) Essa proposta tem por intenção ajudar a criança a apresentar melhoras em sua inserção em nível familiar, escolar e social. Estimula, portanto a troca de turnos interacionais, à aquisição da linguagem oral e à compreensão do processo de comunicação.



Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A)
I - I - II - II.



B)
I - II - II - I.

C)
I - II - I - II.


D)
II - I - I- II.

A literatura referente ao autismo fornece indícios das condições nas quais é possível a saída do fechamento autístico. Há o testemunho da vontade de muitos autistas de romper com as barreiras de autoproteção, desde que haja respeito à lógica autística, o que fornece indícios das possibilidades terapêuticas e de caminhos viáveis para o tratamento que podem ser encontrados na análise da autobiografia do escritor autista Naoki Higashida.
Tendo em vista as vantagens das autobiografias escritas por pessoas com TEA para a educação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) É aconselhável que o professor descubra as áreas de interesse do aluno com autismo, a fim de dar mais ênfase a ela, na relação em que estabelece com o aluno em questão. Agindo dessa forma, a tendência é de que o aluno com autismo se mostre mais empenhado nos estudos da disciplina que mais gosta.
( ) É desnecessário que o professor saiba quais são as áreas de interesse do estudante com autismo. Afinal, o professor não pode dar mais ênfase para uma disciplina de que para outra. Cabe ao professor procurar envolvê-lo em todas as disciplinas na mesma proporção.
( ) A opinião dos estudantes com necessidades educacionais especiais sobre suas experiências com a escola nem sempre é levada em conta. No entanto, a percepção que eles têm desse processo pode auxiliar no desenvolvimento de um trabalho mais efetivo em prol deles, e com eles.
A) F – V – F.
B) V – F – V.
C) V – V – F.
D) F – F – V.

Mais conteúdos dessa disciplina