Logo Passei Direto
Buscar
Ao considerarem-se as demandas observadas no texto acima, verifica-se, efetivamente, que elas não se fazem presentes no momento em que a música é ensinada nas escolas de ensino fundamental do Brasil. Entre os fatores que permitem constatar essa realidade, pode-se destacar o fato desta modalidade de ensino:

A) ocorrer de forma ampla e natural, pois a riqueza da diversidade cultural é inerente ao modus vivendi do povo brasileiro, dispensando-se, desta forma, a utilização de currículos formais.
B) favorecer todos os alunos e não apenas aqueles que dispõem de instrumentos adequados para a sua apreensão e vivência, além de buscar a integração de todos às diferentes épocas, estilos e formas musicais.
C) centrar-se no conjunto dos alunos e não somente naqueles que possuem o “dom” ou “ouvido musical”, características estas, intrínsecas a cada indivíduo e que não devem ser entendidas como fatores de exclusão ou aversão à prática musical.
D) deixar à disposição do aluno uma variedade musical imensa e rica que corresponde à demanda de uma sociedade multiculturalista em franco processo de desenvolvimento nos mais diferentes níveis sociais.
E) continuar cumprindo a função de transmitir conteúdos elaborados, fundados historicamente em uma hierarquia dos bens culturais, fato que pode ser constatado pela ênfase dada ao ensino da “música clássica”.
User badge image
Perguntas sobre Metodologia Científica

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar as alternativas uma a uma para identificar a que melhor se encaixa na ideia de que as demandas não estão presentes no ensino da música nas escolas de ensino fundamental do Brasil. A) Ocorre de forma ampla e natural, dispensando currículos formais. - Essa opção sugere que a diversidade cultural é suficiente, o que pode não abordar as demandas de ensino. B) Favorecer todos os alunos e buscar a integração de diferentes épocas e estilos. - Essa opção parece positiva, mas não aborda diretamente a ausência de demandas. C) Centrar-se no conjunto dos alunos e não apenas nos talentosos. - Essa alternativa fala sobre inclusão, mas não menciona a ausência de demandas. D) Deixar à disposição do aluno uma variedade musical que corresponde à sociedade multicultural. - Essa opção sugere que a variedade musical é oferecida, mas não aborda a falta de demandas. E) Continuar cumprindo a função de transmitir conteúdos elaborados, fundados em uma hierarquia dos bens culturais. - Essa alternativa indica que o ensino ainda se baseia em uma hierarquia, o que pode ser uma crítica à falta de adaptação às demandas contemporâneas. A opção que melhor reflete a ideia de que as demandas não se fazem presentes no ensino da música é a E), pois aponta para a continuidade de um modelo tradicional que pode não atender às necessidades atuais.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

35. Analise as afirmacoes abaixo. I - Com Eurípedes teve início o teatro psicológico do Ocidente. O terceiro dos grandes poetas trágicos da Antiguidade partiu de um nível inteiramente novo de conflito. II - A palavra "comédia" é derivada dos komos, orgias noturnas nas quais os cavalheiros da sociedade ática se despojavam de toda a sua dignidade por alguns dias, em nome de Dioniso, e saciavam toda a sua sede de bebida, dança e amor. III - A fixação de tipos pelo dialeto tomou-se traço característico da Commedia dell'arte. O contraste da linguagem, status, sagacidade ou estupidez de personagens predeterminadas assegurava o efeito cômico. A tipificação levava os intérpretes a especializar-se numa personagem em particular, num papel que se lhes ajustava tão perfeitamente e no qual se movimentavam tão naturalmente, que não havia necessidade de um texto teatral consolidado. IV - As peças de Racine oferecem alimento abundante para a transformadora capacidade da imaginação, da magia poética do Sonho de Uma Noite de Verão à loucura do Rei Lear. Ele saltou por cima das regras clássicas pela força de seu gênio poético. Trouxe à vida períodos e lugares, ternura e rudeza na "arena" do teatro. V - Stanislavski tinha a proposta de denunciar e abolir as contradições econômicas e sociais da sociedade burguesa, pressupondo, antes de tudo, a convenção como o oponente indispensável, que cumpria desafiar, e o espectador deveria ser transformado, de um observador saboreante num parceiro especulativo e crítico. VI - Os herdeiros de Artaud se permitiram a liberdade de repudiar o texto sem jamais cessar de voltarem a ele. O Living Theatre proporá “sua” visão de Antígona. As práticas do Theatre de Soleil são ainda mais sugestivas, recusam a própria intervenção do dramaturgo em prol da criação dita coletiva. Está correto apenas o que se afirma em

A) III, IV e V.
B) II, III e IV.
C) I, IV e VI.
D) II, IV, V e VI.
E) I, II, III e VI.

Mais conteúdos dessa disciplina