Logo Passei Direto
Buscar

Medicina

Outros
Nos fins do século XVIII, um fato novo sacode o mundo: surge na Inglaterra a máquina a vapor, marcando o início do que se denominou Revolução Industrial. A máquina irrompe no cenário social e começa a inundar o planeta com os seus produtos. De acordo com a argumentação de Barriex, assinale a alternativa correta em relação aos produtos e problemas sociais decorrentes dessa inserção.

A) O produto imediato foi a queda da produção rural e substituição da produção primária pela manufaturada, importando em problemas sociais como o desemprego rural e urbano em face da necessidade de qualificação de mão de obra industrial e operação de máquinas.
B) O maior produto foi o surgimento do conflito entre a classe operária e os proprietários dos bens de capital. O surgimento do associativismo e do sindicalismo foi uma resposta imediata da classe operária à necessidade de mediação dos problemas sociais advindos da falta de regulamentação trabalhista.
C) O maior problema social foi a desigualdade da relação de capital, concentrando a maior remuneração dos meios de produção nas mãos dos proprietários dos bens de capital e o maior produto da revolução industrial foi a produção em massa e o estímulo ao consumismo fomentado pelo barateamento dos custos de produção.
D) O primeiro produto é uma nova classe social: a classe industrial; entre seus produtos secundários, contam-se a formação das grandes holdings e dos centros industriais. Entre os problemas sociais, cita-se o conflito causado pelos arranjos coletivos da distribuição de remuneração dos bens de capital entre os industriais e operários.
E) O primeiro produto é uma nova classe social: a classe operária; entre seus produtos secundários, contam-se a formação dos grandes e superpovoados conglomerados em torno dos centros industriais, a miséria e a exploração. Esta avalanche de problemas sociais fez com que se tornassem irrisórios os meios que, para equacioná-los, apoiavam-se no fazer o bem em nome do bem.
User badge image
Desafios para Aprender

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada alternativa: A) O produto imediato foi a queda da produção rural e substituição da produção primária pela manufaturada, importando em problemas sociais como o desemprego rural e urbano em face da necessidade de qualificação de mão de obra industrial e operação de máquinas. Essa afirmativa é parcialmente verdadeira, mas não abrange todos os aspectos sociais e econômicos da Revolução Industrial. B) O maior produto foi o surgimento do conflito entre a classe operária e os proprietários dos bens de capital. O surgimento do associativismo e do sindicalismo foi uma resposta imediata da classe operária à necessidade de mediação dos problemas sociais advindos da falta de regulamentação trabalhista. Essa afirmativa é verdadeira e reflete bem os conflitos sociais da época. C) O maior problema social foi a desigualdade da relação de capital, concentrando a maior remuneração dos meios de produção nas mãos dos proprietários dos bens de capital e o maior produto da revolução industrial foi a produção em massa e o estímulo ao consumismo fomentado pelo barateamento dos custos de produção. Essa afirmativa é verdadeira, pois aborda a desigualdade e a produção em massa. D) O primeiro produto é uma nova classe social: a classe industrial; entre seus produtos secundários, contam-se a formação das grandes holdings e dos centros industriais. Entre os problemas sociais, cita-se o conflito causado pelos arranjos coletivos da distribuição de remuneração dos bens de capital entre os industriais e operários. Essa afirmativa é verdadeira, mas não é tão abrangente quanto a B e C. E) O primeiro produto é uma nova classe social: a classe operária; entre seus produtos secundários, contam-se a formação dos grandes e superpovoados conglomerados em torno dos centros industriais, a miséria e a exploração. Esta avalanche de problemas sociais fez com que se tornassem irrisórios os meios que, para equacioná-los, apoiavam-se no fazer o bem em nome do bem. Essa afirmativa é verdadeira, mas é mais focada na classe operária e seus problemas. Após a análise, as alternativas B, C, D e E têm elementos verdadeiros, mas a que melhor abrange os produtos e problemas sociais decorrentes da Revolução Industrial é a B, que fala sobre o conflito entre a classe operária e os proprietários dos bens de capital, além do surgimento do associativismo e do sindicalismo. Portanto, a alternativa correta é: B) O maior produto foi o surgimento do conflito entre a classe operária e os proprietários dos bens de capital. O surgimento do associativismo e do sindicalismo foi uma resposta imediata da classe operária à necessidade de mediação dos problemas sociais advindos da falta de regulamentação trabalhista.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Na tentativa de diferenciar etapas, Barriex e Ander Egg distinguem três fases sucessivas: a Assistência Social, o Serviço Social e o Trabalho Social. Indique a alternativa que caracteriza de forma correta uma definição de etapa e seu autor correspondente.

A) Para Ander Egg, a etapa da Assistência Social caracteriza-se pelo projeto de fazer o bem com o auxílio da técnica; o Serviço Social em troca, seria aquela forma de ação social que enfatiza, antes de mais nada, a prevenção dos desajustes.
B) Para Barriex, a etapa da Assistência Social caracteriza-se pelo projeto de fazer o bem com o auxílio do orçamento da esfera pública, o Serviço Social em troca, seria aquela forma de ação social que enfatiza, antes de mais nada, a correção dos desajustes.
C) Segundo Ander Egg, a etapa beneficente-assistencial (Assistência Social) ultrapassa o exercício técnico do assistencialista, ao passo que o Serviço Social se comporia fundamentalmente de preocupações de convívio comunitário e de inserção e acesso do cidadão às políticas públicas.
D) Segundo Barriex, a etapa beneficente-assistencial (Assistência Social) não é mais que o exercício técnico da caridade, ao passo que o Serviço Social se comporia fundamentalmente de preocupações técnico-científicas, de elevação do estatuto profissional, de psicologização de marco teórico referencial e de tecnicismo pretensamente neutro e asséptico.
E) Segundo Ander Egg, a etapa beneficente-assistencial (Assistência Social) não é mais que o exercício técnico da caridade, ao passo que o Serviço Social se comporia fundamentalmente de preocupações técnico-científicas, de elevação do estatuto profissional, de psicologização de marco teórico referencial e de tecnicismo pretensamente neutro e asséptico.

Mais conteúdos dessa disciplina