Sobre a função do repórter, assinale a alternativa INCORRETA.
Escolha uma opção:
a. O repórter tem uma delegação ou representação tácita que o autoriza a ser os ouvidos e os olhos do público, ou seja, selecionar e transmitir o que irá dar mais audiência para o seu veículo sem se preocupar com a relevância social da notícia (interesse público).
b. O repórter deve selecionar os fatos e confrontar as diferentes perspectivas e versões que permitam ao leitor orientar-se diante da realidade.
c. O que faz do repórter um profissional único é a sua capacidade de observação e apuração, isto é, o conhecimento e a técnica que se aprende e se desenvolve e que tem o poder de transformar a sociedade.
d. A informação é a matéria-prima da reportagem e o repórter é um “tradutor de discursos”.
e. O processamento da informação pelo repórter inclui a percepção do que é dito ou do que acontece, a sua inserção em um contexto e a produção de uma mensagem que será transmitida ao público.
Ed
ano passado
Vamos analisar as alternativas para identificar a opção INCORRETA sobre a função do repórter: a) O repórter tem uma delegação ou representação tácita que o autoriza a ser os ouvidos e os olhos do público, ou seja, selecionar e transmitir o que irá dar mais audiência para o seu veículo sem se preocupar com a relevância social da notícia (interesse público). - Esta afirmação é problemática, pois um repórter deve se preocupar com a relevância social da notícia, não apenas com a audiência. b) O repórter deve selecionar os fatos e confrontar as diferentes perspectivas e versões que permitam ao leitor orientar-se diante da realidade. - Esta afirmação está correta, pois é uma parte fundamental do trabalho do repórter. c) O que faz do repórter um profissional único é a sua capacidade de observação e apuração, isto é, o conhecimento e a técnica que se aprende e se desenvolve e que tem o poder de transformar a sociedade. - Esta afirmação também está correta e reflete a importância do repórter. d) A informação é a matéria-prima da reportagem e o repórter é um “tradutor de discursos”. - Esta afirmação é verdadeira, pois o repórter realmente transforma informações em narrativas compreensíveis. e) O processamento da informação pelo repórter inclui a percepção do que é dito ou do que acontece, a sua inserção em um contexto e a produção de uma mensagem que será transmitida ao público. - Esta afirmação está correta e descreve bem o trabalho do repórter. Portanto, a alternativa INCORRETA é a) porque sugere que o repórter pode ignorar a relevância social da notícia em favor da audiência, o que não é uma prática ética no jornalismo.