Em uma peça de teatro, a maneira como uma personagem se expressa contribui para caracterizar sua personalidade e sua condição social. No trecho do Auto da Barca do Inferno, o Parvo reage ao convite do Diabo para que entre na parca que o conduziria ao inferno.
Parvo personagem inocente que teve uma vida simples. Portanto, ele vai para o céu.
- Ò Inferno?... Era má...
Hiu! Hiu! Barca do cornudo.
Pêro Vinagre, beiçudo, rachador d'Alverca, huhá!
Sapateiro da Candosa!
Antrecosto de carrapato!
Hiu! Hiu! Caga no sapato, filho da grande aleivosa!
Tua mulher é tinhosa e há-de parir um sapo chantado no guardanapo!
Neto de cagarrinhosa!
Furta cebolas! Hiu! Hiu!
Excomungado nas erguejas!
Burrela, cornudo sejas!
Vicente, Gil. Auto da Barca do Inferno. Disponível em http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/ua00111a.pdf - p. 6 e 7. Acesso em 17 Ago 2021.
No trecho,
a.A fala do Parvo revela sua erudição, o que leva o leitor a classifica-lo como uma personagem erudita e sofisticada.
b.As ofensas familiares que o Parvo dirige ao Diabo demonstram a sua situação de homem simples.
c.A personagem do Parvo age de forma desrespeitosa, o que evidencia sua condição de fora da lei no contexto da peça.
d.O uso de palavrões associa o Parvo à condição de pecador, o que acabaria por representar a sua condenação ao inferno.
e.As expressões utilizadas pelo Parvo permitem classifica-lo com uma personagem ganancioso e avarento.
Ed
ano passado
Vamos analisar as alternativas uma a uma: a) A fala do Parvo revela sua erudição, o que leva o leitor a classificá-lo como uma personagem erudita e sofisticada. - Essa opção não se sustenta, pois o Parvo é caracterizado por sua simplicidade e falta de sofisticação. b) As ofensas familiares que o Parvo dirige ao Diabo demonstram a sua situação de homem simples. - Essa alternativa faz sentido, pois as falas do Parvo refletem sua simplicidade e inocência, além de seu jeito direto e sem filtros. c) A personagem do Parvo age de forma desrespeitosa, o que evidencia sua condição de fora da lei no contexto da peça. - Embora o Parvo seja desrespeitoso, isso não necessariamente o classifica como "fora da lei", mas sim como alguém que não compreende a gravidade da situação. d) O uso de palavrões associa o Parvo à condição de pecador, o que acabaria por representar a sua condenação ao inferno. - O uso de palavrões não é o foco principal da fala do Parvo, e sua inocência é mais relevante. e) As expressões utilizadas pelo Parvo permitem classificá-lo como uma personagem gananciosa e avarenta. - Essa opção não se aplica, pois o Parvo não demonstra características de ganância ou avareza. A alternativa que melhor representa a situação do Parvo e sua condição de homem simples é: b) As ofensas familiares que o Parvo dirige ao Diabo demonstram a sua situação de homem simples.
Já tem uma conta?
Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade