Logo Passei Direto
Buscar
(CONCURSO IFPB – 2013) Adaptada - Cursos em nível de Especialização, Mestrado e Doutorado têm-se voltado para o movimento denominado Educação Matemática nos quais são investigados temas vinculados a diversas linhas de pesquisa, nas diversas instituições de ensino. Assim, implementaram algumas diretrizes e campos de atuação para a investigação científica em História da Matemática como área de atuação dentro do programa de pós-graduação em Educação Matemática. Dentre vários argumentos favoráveis à introdução da História da Matemática no processo educacional como fator de melhoria no ensino da Matemática (BARONI, TEIXEIRA, NOBRE, 2004), destacamos que:

a) O estudo detalhado de exemplos históricos pode dar a oportunidade aos alunos de compreender que a matemática é guiada não apenas por razões utilitárias, mas também por interesses intrínsecos à própria matemática.
b) Os estudantes podem entender que elementos como erros, incertezas, argumentos intuitivos, controvérsias e abordagens alternativas a um problema não são legítimos e não fazem parte do desenvolvimento da matemática.
c) A história pode evidenciar que a matemática se limita a um sistema de regras e verdades rígidas, mas é algo humano e envolvente.
d) A história da matemática levanta questões relevantes, mas fornece problemas desmotivadores incapazes de estimular e atrair o aluno.
e) O envolvimento dos alunos com projetos históricos impossibilita-os de desenvolver, além de sua capacidade matemática, o crescimento pessoal e habilidades como leitura, escrita, procura por fontes e documentos, análise e argumentação.
User badge image
Matematicamente

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar as alternativas uma a uma para encontrar a correta: a) O estudo detalhado de exemplos históricos pode dar a oportunidade aos alunos de compreender que a matemática é guiada não apenas por razões utilitárias, mas também por interesses intrínsecos à própria matemática. - Esta opção destaca a importância da história da matemática para mostrar que a matemática é mais do que apenas utilitária, o que é um argumento favorável. b) Os estudantes podem entender que elementos como erros, incertezas, argumentos intuitivos, controvérsias e abordagens alternativas a um problema não são legítimos e não fazem parte do desenvolvimento da matemática. - Esta afirmação é negativa e não condiz com a proposta de introduzir a história da matemática como um fator positivo. c) A história pode evidenciar que a matemática se limita a um sistema de regras e verdades rígidas, mas é algo humano e envolvente. - Embora mencione a humanidade da matemática, a parte que diz que a matemática se limita a regras rígidas não é um argumento favorável. d) A história da matemática levanta questões relevantes, mas fornece problemas desmotivadores incapazes de estimular e atrair o aluno. - Esta opção é negativa e não apoia a introdução da história da matemática. e) O envolvimento dos alunos com projetos históricos impossibilita-os de desenvolver, além de sua capacidade matemática, o crescimento pessoal e habilidades como leitura, escrita, procura por fontes e documentos, análise e argumentação. - Esta afirmação também é negativa e não condiz com a proposta de valorizar a história da matemática. A única alternativa que apresenta um argumento favorável à introdução da História da Matemática no ensino é a) O estudo detalhado de exemplos históricos pode dar a oportunidade aos alunos de compreender que a matemática é guiada não apenas por razões utilitárias, mas também por interesses intrínsecos à própria matemática. Portanto, a resposta correta é: a).

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina