Logo Passei Direto
Buscar
Ao falar em efetivação de direitos sociais, precisamos considerar os reflexos de uma herança histórica que sempre tratou a assistência como uma prática marcada pela benesse, pela fragmentação e pelo voluntarismo, com vistas à manutenção de uma ideologia que tenta imprimir aos indivíduos a responsabilidade exclusiva por sua situação de pobreza. Com base na contextualização, assinale a alternativa CORRETA:

A A questão do mérito é importante instrumento de discussão para o crescimento social e para o aumento das políticas sociais de qualidade.
B A flexibilização e relativização dos direitos, como no caso dos direitos trabalhistas, são extremamente boas para os trabalhadores, uma vez que abrem a possibilidade de mais empregos.
C São importantes as questões do mérito em uma sociedade igualitária como no Brasil.
D A flexibilização de algumas leis e normas, como leis trabalhistas, é extremamente prejudicial ao trabalhador que perde segurança em seus contratos de trabalho.
User badge image
Discussões sobre Educação Inclusiva

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar as alternativas uma a uma: A) A questão do mérito é importante instrumento de discussão para o crescimento social e para o aumento das políticas sociais de qualidade. - Essa afirmação pode ser questionada, pois o foco em mérito pode desconsiderar as desigualdades estruturais existentes. B) A flexibilização e relativização dos direitos, como no caso dos direitos trabalhistas, são extremamente boas para os trabalhadores, uma vez que abrem a possibilidade de mais empregos. - Essa afirmação é controversa, pois a flexibilização pode levar à precarização do trabalho, o que não é necessariamente bom para os trabalhadores. C) São importantes as questões do mérito em uma sociedade igualitária como no Brasil. - Essa afirmação ignora as desigualdades históricas e sociais que existem no Brasil, tornando-a problemática. D) A flexibilização de algumas leis e normas, como leis trabalhistas, é extremamente prejudicial ao trabalhador que perde segurança em seus contratos de trabalho. - Essa afirmação é mais alinhada com a crítica à flexibilização, reconhecendo que isso pode prejudicar a segurança e os direitos dos trabalhadores. Diante dessa análise, a alternativa correta é: D.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Igualdade e equidade são temas que muito chamam a atenção quando falamos de direitos sociais. É importante para o serviço social entender os seus significados, principalmente quando trata dos direitos das pessoas que mais necessitam da atenção e proteção do Estado. Sobre equidade e igualdade, assinale a alternativa CORRETA:

A Igualdade: organização social onde não há privilégios de classes; Equidade: Reconhecimento dos direitos de cada um.
B Igualdade: Imparcialidade; Equidade: correspondência perfeita entre as partes.
C Igualdade: Justiça reta e natural; Equidade: qualidade do que é igual.
D Igualdade: Heterogenia; Equidade: Homogenia.

Os países ocidentais tiveram a história de sua democracia construída por diversas etapas, que passaram por inúmeros outros tipos de governo e administração da coisa pública. A ditadura, a oligarquia e o patriarcalismo fixaram bases difíceis de serem simplesmente apagadas da história desses países. Nesse sentido, assinale a alternativa CORRETA:

A Constitucionalização do direito significa que regras especiais deverão regular os direitos sociais na democracia.
B Políticas públicas são necessárias, mas não têm a característica de envolver-se com direitos sociais, uma vez tratar-se de mecanismos políticos diversos, que envolvem o poder.
C Os direitos de transporte e lazer não estão no rol dos direitos sociais, uma vez serem direitos que devem ser contemplados pelo próprio cidadão.
D A falta de identificação entre as pessoas, no novo mundo globalizado e individualizado, gera o distanciamento dos debates públicos mais importantes de nosso tempo, causada por um enfraquecimento dos laços comunitários e pela apatia social.

A grande maioria das pessoas em situação de vulnerabilidade está também abaixo ou na linha da pobreza, algo constante no Brasil. Isso se envolve com o desenvolvimento econômico e garantias das necessidades de mão de obra das empresas, a partir do crescimento e evolução da economia. Nesse sentido, assinale a alternativa CORRETA:

A Crianças e adolescentes são reconhecidos como minorias, possuindo respaldo e tutela legal através de Estatuto próprio.
B As características que determinados indivíduos trazem podem caracterizar a vulnerabilidade extrínseca, fator determinante para a exclusão.
C As vulnerabilidades ocasionadas por circunstâncias externas à pessoa não podem ser sanadas pelas políticas de envolvimento comunitário.
D Minorias são capazes de proteger sua identidade através de um forte vínculo que une os grupos minoritários, mas ainda assim são suscetíveis de receber pressões externas conhecidas como opressão social.

Nos dias atuais as pessoas buscam por outros tipos de liberdades ou lutam por outros propósitos, onde não estão inseridos os apelos e o esforço por políticas públicas efetivas por parte do Estado, que significa que a modernidade está mais pautada na individualização do que na socialização entre pessoas. Assinale a alternativa CORRETA:

A Um dos grandes marcos da evolução social de nossa modernidade é o senso crítico, sempre acirrado, não havendo carência de questionamentos e reflexão.
B Se vive a estratégia autônoma nos dias atuais, o que significa que os indivíduos estão mais conectados e criando laços de afetividade mais duradouros, assim como a própria sociabilização.
C A luta por direitos, sejam sociais, individuais ou coletivos, é uma batalha que não deve ser realizada individualmente, mas com a participação de todos.
D O dilema existencial humano é uma das características mais marcantes das reflexões modernas, unidas para refletir e questionar a respeito das desigualdades sociais.

Para realizar todas as ações tomadas as políticas públicas devem ser estruturadas e organizadas, a partir de planejamentos específicos para cada ação realizada pelo poder público. O ciclo das políticas públicas serve justamente para essa atividade, que ampara em métodos a análise dos problemas que mais precisam ser resolvidos. Nesse sentido, assinale a alternativa CORRETA:

A Os sete passos que contém o ciclo de políticas públicas identificam o problema em primeiro plano, para assegurar uma tomada de decisão que implemente e monitore a ação intentada, tendo por fim a avaliação da política pública.
B Ao formar a agenda os gestores precisam identificar as possíveis soluções para os problemas elencados, definindo os objetivos da política, os programas e projetos a serem desenvolvidos e quais as atitudes para resolvê-los.
C Avaliação significa monitorar e acompanhar o passo a passo do projeto.
D Não há monitoramento nos ciclos de políticas públicas, uma vez que é função da sociedade civil organizada, através de sua participação ativa, monitorar e garantir que as políticas públicas sejam realizadas de forma ideal.

A hegemonia das classes dominantes no conceito capitalista ocidental, que tendem a ter seus padrões como os mais aceitos na sociedade, ou mesmo, como os mais corretos de serem vividos, fazem com que os preconceitos contra algumas minorias efetivem ainda mais a exclusão de alguns grupos que lutam por identidade e aceitação, criando ainda mais grupos vulneráveis na sociedade. Assinale a alternativa CORRETA:

A Há ainda a falta de alguma legislação no Brasil que reconheça a existência das comunidades tradicionais.
B Grupo vulnerável é considerado gênero enquanto que as minorias são espécies, que constituem o gênero.
C As comunidades consideradas Caiçaras são formadas por coletividades inteiras que vivem distantes dos grandes centros urbanos, habitando as margens dos rios diversos que atravessam o país, em especial no Estado do Amazonas.
D Ao não reconhecer constitucionalmente os domínios de terras da comunidade quilombola, interpretando-os como comunidades tradicionais do Brasil, a CF/1988 falha na preservação das comunidades autóctones.

O Estado Democrático de Direito foi estabelecido a partir da Constituição Federal de 1988, e através dos mandamentos constitucionais, dois importantes conceitos surgiram: um que define o Estado Democrático como função política, e outro que institui o Estado de Direito, como garantia ao seu cidadão contra o poder do Estado, deixando para trás de fato as características totalitaristas dos Estados do passado. Analise as seguintes afirmativas: I – O Estado Democrático de Direito Brasileiro é reconhecidamente Estado Social de Direito, pelo fato da sua intervenção na vida dos particulares, nas questões dos direitos sociais e políticas públicas que devem ser adimplidas por força constitucional. II – O Estado Democrático de Direito no Brasil não pode ser reconhecido como Estado Social de Direito, pois não há essa definição explícita na carta Constitucional. III – O Estado Democrático de Direito foi estabelecido na ditadura militar, época de desenvolvimento dos direitos sociais, políticos e civis da população. IV – Estado de Direito é quando há um sistema institucional definido por situações jurídicas que regem o poder do Estado, que se fundamentam pelo direito, que limita o poder estatal. Assinale a alternativa CORRETA:

A As afirmativas I e IV estão corretas.
B As afirmativas II e III estão corretas.
C As afirmativas II e IV estão corretas.
D As afirmativas I e II estão corretas.

Nesse sentido, quando se trata da finalidade das políticas públicas, assinale a alternativa CORRETA:

A Não devemos nos ater à finalidade dos direitos destacados pelo plano nacional, uma vez que essa já está prevista constitucionalmente.
B Quando tratamos de políticas e assistencialismo, devemos entender o que está sendo prestigiado, sabendo que não há nenhum direito que está sendo vilipendiado.
C No intuito de definir qual direito social será contemplado, há a necessidade de entender qual a finalidade prática social desse direito.
D Seja pelo orçamento reduzido do Estado, ou pela dificuldade de atingir todos através do direito social, jamais algum direito será mais evidenciado que o outro, em nossa realidade.

Analise as seguintes afirmativas: I - Equidade significa a qualidade do que é igual, destacando a igualdade entre todos e entre todas as situações diversas na sociedade. II – Enquanto a igualdade enfatizará a qualidade do que é igual, a equidade atenderá a imparcialidade, manifestando assim um sentido de justiça, mas não de igualdade. III – Em nossa sociedade a equidade se dá devido às indiferenças sociais existentes. IV – A equidade se refere à igualização e justiça entre os diferentes, respeitando e diminuindo as diferenças entre as pessoas e os grupos sociais, para que assim possam ter mais dignidades. Assinale a alternativa CORRETA:

A As afirmativas II e IV estão corretas.
B As afirmativas I e II estão corretas.
C As afirmativas I e IV estão corretas.
D As afirmativas III e IV estão corretas.

Analise as seguintes afirmativas: I- A descentralização significa incluir Estado e Municípios na criação do Plano nacional de políticas públicas. II- A descentralização na esfera estadual e municipal foi de importante serventia uma vez que esses entes políticos possuem agora liberdades para determinar suas políticas locais III- A assistência social, direito do cidadão e dever do Estado, mas dever também de toda a sociedade a preservação, continuidade e mesmo, a instauração dos direitos sociais. IV- A descentralização também trouxe o importante entendimento que Estados e Municípios não precisam seguir o Plano Nacional de Políticas Públicas, mas ficam livres para criar os seus próprios planejamentos. Assinale a alternativa CORRETA:

A As alternativas II e IV estão corretas.
B As alternativas I e IV estão corretas.
C As alternativas I e II estão corretas.
D As alternativas II e III estão corretas.

Nesse sentido, assinale a alternativa CORRETA:

A A segregação no Brasil usualmente é definida pelos altos índices de alcance dos direitos sociais, especialmente no Brasil.
B Movimentos migratórios não são mais permitidos por norma superveniente que veio a tratar desse assunto, recentemente.
C A falta de alinhamento das políticas públicas com o setor de moradia, em conjunto com o crescimento populacional são algumas causas do processo de favelização no Brasil.
D A migração no país se deu pela busca de melhores condições de vida, foi a única e grande responsável pelo crescimento do processo de favelização.

Assinale a alternativa CORRETA:

A Direitos sociais são conhecidos por direitos humanos, pois se encontram na CF de 1988.
B Não se pode exigir, a partir do poder judiciário, a satisfação dos direitos sociais realizada pelo Estado, na falta de políticas públicas.
C O princípio da dignidade da pessoa humana protege tanto pessoas naturais, como desenvolve também a proteção às pessoas reconhecidamente como jurídicas.
D Segurança jurídica envolve também o âmbito internacional, pois quanto mais um país desenvolve os princípios referentes aos direitos humanos, mais investidores internacionais se sentem seguros para investir nesses países.

Assinale a alternativa CORRETA:

A Não há nenhum pacto ou tratado que determine a responsabilidade internacional dos estados assinantes por possíveis violações aos seus comandos.
B Podemos notar que na redação da Constituição identificamos que o Brasil como signatário, evidenciou os aspectos mais importantes dos pactos internacionais de direitos humanos para suas normas, sendo fontes de princípios diversos quando o assunto são os direitos humanos e os direitos sociais.
C A Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948 falha em deixar de fora de sua redação pontos significativos como o direito ao trabalho e a proteção contra o desemprego.
D A ONU, criada através da Liga dos Países Aliados na segunda guerra mundial, é filiada a esses governos a partir de 1945, intentando a promoção de uma cooperação internacional entre os países para que nunca mais ocorram conflitos como as guerras ocorridas.

Analise as seguintes afirmacoes: I – A Tripartição dos três poderes foi causa especial para a evolução dos conceitos absolutistas e monárquicos na história. II – Ao deixar de lado os direitos sociais e sua garantia, a Carta Magna desenvolve atributos de um Estado Liberal. III – Os direitos sociais possuem ligação estreita com as liberdades, dessa forma, somente a democracia seria capaz de fazer surtir seus efeitos mais significativos, com maior participação dos beneficiários, que são os personagens da sociedade. IV - Discussões sobre as divisões do poder do Estado, entre o Executivo, Legislativo e Judiciário, já se faziam presentes no pensamento de Aristóteles em sua obra A Política. Assinale a alternativa CORRETA:

A As afirmativas II e IV estão corretas.
B As afirmativas III e IV estão corretas.
C As afirmativas II e III estão corretas.
D As afirmativas I e IV estão corretas.

Assinale a alternativa CORRETA:
A O ludismo foi um movimento nacional que trouxe, a partir de inúmeras lutas sociais, a garantia dos direitos dos trabalhadores no País.
B Os direitos sociais estão interligados diretamente à terceira dimensão de direitos, não possuindo o Estado deveres quanto às suas garantias.
C Na Europa, na Alemanha; a Constituição de Wiemar de 1919 não acarretou direitos da população, deixando de incluir direitos fundamentais.
D A Carta Constitucional do México de 1917 preconizou mudanças no cenário dos direitos sociais e dos grupos vulneráveis e minorias, como o direito dos trabalhadores e das mulheres.

A O ludismo foi um movimento nacional que trouxe, a partir de inúmeras lutas sociais, a garantia dos direitos dos trabalhadores no País.
B Os direitos sociais estão interligados diretamente à terceira dimensão de direitos, não possuindo o Estado deveres quanto às suas garantias.
C Na Europa, na Alemanha; a Constituição de Wiemar de 1919 não acarretou direitos da população, deixando de incluir direitos fundamentais.
D A Carta Constitucional do México de 1917 preconizou mudanças no cenário dos direitos sociais e dos grupos vulneráveis e minorias, como o direito dos trabalhadores e das mulheres.

Nesse sentido, assinale a alternativa CORRETA:
A O mandado de injunção busca a regulamentação de uma norma da Constituição, quando os poderes competentes não o fizeram.
B Há carência de proteção e valorização cultural das etnias de maneira constitucional. Mandado de segurança repressivo é aquele pedido com fins de evitar uma ilegalidade.
C Na falta dos direitos sociais adimplidos pelo Estado, não há forma especifica para pedir em juízo a sua realização, por esse motivo a participação social é muito importante, uma vez que conclama a luta de todos em prol dos direitos, realizando uma união mútua.
D O pedido é feito para garantir o direito de alguém prejudicado pela omissão do poder público.

A O mandado de injunção busca a regulamentação de uma norma da Constituição, quando os poderes competentes não o fizeram.
B Há carência de proteção e valorização cultural das etnias de maneira constitucional. Mandado de segurança repressivo é aquele pedido com fins de evitar uma ilegalidade.
C Na falta dos direitos sociais adimplidos pelo Estado, não há forma especifica para pedir em juízo a sua realização, por esse motivo a participação social é muito importante, uma vez que conclama a luta de todos em prol dos direitos, realizando uma união mútua.
D O pedido é feito para garantir o direito de alguém prejudicado pela omissão do poder público.

Mais conteúdos dessa disciplina