Logo Passei Direto
Buscar

Turismo

Outros
AVALIAÇÃO – CULTURA E PATRIMÔNIO MATERIAL E IMATERIAL

 Constituem o patrimônio cultural brasileiro:

I. Obras, objetos, documentos e edificações destinados a manifestações artísticas e culturais.

II. Criações artísticas, científicas e tecnológicas.

III. Modos de criar, fazer e viver.

IV. Sítios de valor paisagístico.

V. Formas de expressão.

A quantidade de itens certos é igual a:

Resposta Marcada : 5.
User badge image
Questões para Estudantes

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada item para determinar se eles constituem o patrimônio cultural brasileiro: I. Obras, objetos, documentos e edificações destinados a manifestações artísticas e culturais. Verdadeiro, isso faz parte do patrimônio material. II. Criações artísticas, científicas e tecnológicas. Verdadeiro, isso também é considerado patrimônio cultural. III. Modos de criar, fazer e viver. Verdadeiro, isso se refere ao patrimônio imaterial. IV. Sítios de valor paisagístico. Verdadeiro, esses sítios são parte do patrimônio cultural. V. Formas de expressão. Verdadeiro, isso se refere a manifestações culturais e é considerado patrimônio imaterial. Todos os itens (I, II, III, IV e V) estão corretos e constituem o patrimônio cultural brasileiro. Portanto, a quantidade de itens certos é igual a: 5.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Texto 1

“Todas essas mudanças na maneira de ver o mundo, as sociedades e as pessoas, que não eram mais hierarquizadas a partir das suas características biológicas, fortaleceram um movimento de afirmação da negritude e de valorização das coisas africanas, do qual participaram os países que no passado estiveram envolvidos com a escravidão e o tráfico de escravos – razão do transporte de mais de 10 milhões de pessoas da África para as Américas.”

(SOUZA, Marina de M. África e Brasil africano. 2. ed. São Paulo: Editora Ática, 2007, p. 143.)

Texto 2

“Está em curso uma reconsideração da história do Brasil por meio do ensino de história (…). Por um lado, em direção à positivação, operação necessária, o que pode gerar a superação de abordagem marcadas por tons vitimizantes ou pautadas pela violência e sub-representação. A positivação envolve, nesse contexto, tanto a afirmação do dever de memória convocado pela sub-representação ou pelo silenciamento, quanto a consciência do direito à história negado socialmente e mantido pelas tradições didáticas.”

(PEREIRA, Júnia S. Da ruína à aura: convocações da África no ensino de história. MAGALHÃES, Marcelo; ROCHA, Helenice; RIBEIRO, Jayme; CIAMBARELLA, Alessandra (org.). Ensino de História.Usos do Passado, memória e mídia. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2014, p. 193.)

Um professor de História levou para sala de aula uma propaganda comercial vinculada em 2018 de uma famosa marca, prometendo a cada Chester vendido a doação de outro para “uma família que precisa”. Na peça de divulgação da campanha, foram representadas pessoas negras como a “família que precisa” na ceia de Natal e, por outro, atribuída a virtude da caridade a uma família branca.

Considerando que os trechos acima foram as referências para a elaboração da sequência didática, a proposta consistia em:

Resposta Marcada : Desenvolver a autoestima de estudantes negros e a promoção de uma educação livre de estereotipias.

Mais conteúdos dessa disciplina