Logo Passei Direto
Buscar
Leia o trecho a seguir: “A lesão letal direta à célula induz a um espectro de alterações morfológicas. Em um extremo, há o processo de morte celular por coagulação, cujos componentes celulares entram em colapso e sofrem condensação em uma massa amorfa. No outro extremo, temos a morte celular lítica.” Fonte: CHEVILLE, N. F. Introdução à Patologia Veterinária. 3. ed. São Paulo: Manole, 2009. p. 462. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as lesões celulares reversíveis, irreversíveis e adaptação, analise as afirmativas a seguir. I. Na necrose de coagulação, observa-se uma área necrótica separada do tecido normal por uma linha demarcatória bem definida. II. A necrose de liquefação é caracterizada por áreas amareladas, friáveis e calcificadas. III. A principal causa de necrose caseosa é a hipóxia. IV. Um exemplo de necrose de liquefação é o abscesso. Está correto apenas o que se afirma em: II e III. III e IV. I e IV. I e II. I e III.

II e III
III e IV
I e IV
I e II
I e III
User badge image
Aprendendo com Desafios

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Para responder corretamente, vamos analisar cada afirmativa: I. Na necrose de coagulação, observa-se uma área necrótica separada do tecido normal por uma linha demarcatória bem definida. Correto. Na necrose de coagulação, a estrutura básica do tecido é preservada por um tempo, permitindo a identificação de uma área necrótica delimitada por uma linha demarcatória. II. A necrose de liquefação é caracterizada por áreas amareladas, friáveis e calcificadas. Incorreto. A necrose de liquefação é caracterizada por áreas liquefeitas, não amareladas, friáveis e calcificadas. Essas características são mais associadas à necrose caseosa. III. A principal causa de necrose caseosa é a hipóxia. Correto. A necrose caseosa é comumente associada à tuberculose e outras infecções granulomatosas, onde a hipóxia é um fator importante na sua ocorrência. IV. Um exemplo de necrose de liquefação é o abscesso. Correto. O abscesso é um exemplo de necrose de liquefação, onde há formação de uma cavidade contendo líquido necrótico. Portanto, a afirmativa correta é: I e IV.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Denomina-se necrose o processo de morte celular em um indivíduo vivo. Morfologicamente, o tecido necrosado apresenta um conjunto de alterações celulares nucleares e citoplasmáticas. As alterações nucleares são caracterizadas por picnose, cariorrexia e cariólise. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as lesões celulares reversíveis, irreversíveis e adaptação, analise as alterações a seguir e associe-os com suas respectivas características. 1) Picnose. 2) Cariorrexia. 3) Cariólise. 4) Citoplasmólise. ( ) É a fragmentação do núcleo. ( ) É a dissolução progressiva da cromatina nuclear. ( ) É a condensação da cromatina nuclear. ( ) É a dissolução do citoplasma da célula. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

2, 1, 3, 4.
2, 4, 1, 3.
1, 3, 2, 4.
2, 3, 1, 4.
4, 2, 1, 3.

Os pigmentos exógenos podem ingressar no corpo dos animais domésticos através da pele, do trato intestinal e do sistema respiratório; enquanto os pigmentos endógenos, como o próprio nome diz, são produzidos dentro do corpo. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre pigmentos e pigmentações patológicas, analise as denominações a seguir e associe-as com suas respectivas definições. 1) Lipofuscina. 2) Hemossiderina. 3) Carbono. 4) Antracose. ( ) É considerado o pigmento exógeno mais identificado na Medicina Veterinária. ( ) Cora de azul na técnica histoquímica de azul da Prússia. ( ) É a denominação do acúmulo de carbono no tecido pulmonar. ( ) É o pigmento que deve ser diferenciado de ceroide. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

3, 1, 2, 4.
3, 2, 4, 1.
4, 2, 1, 3.
1, 4, 3, 2.
4, 3, 2, 1.

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as lesões celulares reversíveis, irreversíveis e adaptação, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) Na histologia, a degeneração gordurosa é caracterizada por espaços claros e esféricos no interior do citoplasma, por vezes, com deslocamento do núcleo para a periferia.
II. ( ) A degeneração por glicogênio pode ser identificada em pacientes submetidos à terapia com glicocorticoides por tempo prolongado.
III. ( ) Fígado aumentado de tamanho, amarelado e de aspecto untuoso são características macroscópicas da degeneração por glicogênio.
IV. ( ) A dificuldade na liberação de lipoproteínas pelo fígado pode gerar degeneração gordurosa nos hepatócitos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
V, V, F, V.
F, V, V, F.
V, V, F, F.
F, F, V, V.
V, F, F, V.

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as alterações pós-morte, analise as afirmativas a seguir.
I. Os coágulos pós-morte são brilhantes, elásticos e vermelhos.
II. O coágulo cruórico é composto por eritrócitos e tem uma aparência vermelha.
III. O coágulo lardáceo é constituído por eritrócitos e tem uma aparência amarelada.
IV. Os coágulos pós-morte apresentam aderência na parede vascular.
Está correto apenas o que se afirma em:
III e IV.
I e III.
II e IV.
I e II.
III e IV.

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre hemossiderina, analise as afirmativas a seguir.
I. A utilização da técnica histoquímica azul de toluidina é fundamental para a identificação do ferro intracelular.
II. A identificação das células do vício cardíaco está relacionada com o aumento da pressão nos capilares pulmonares como consequência da insuficiência cardíaca congestiva.
III. As células denominadas de células do vício cardíaco são macrófagos alveolares que fagocitaram as hemácias e estocaram a hemossiderina.
IV. A hemossiderina pode ser identificada em processos fisiológicos e relacionados à lise de eritrócitos velhos no baço.
Está correto apenas o que se afirma em:
I e II.
I e II.
I e IV.
I, II e III.
III e IV.

O médico veterinário patologista deve ter a capacidade de identificar e reconhecer as mais diversas alterações pós-morte detectadas nas necropsias dos animais domésticos, com o objetivo de diferenciá-las das lesões ante mortem.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as alterações pós-morte, analise as alterações a seguir e associe-as com suas respectivas características.
1) Rigor mortis.
2) Algor mortis.
3) Embebição por hemoglobina.
4) Embebição por bile.
( ) É a coloração avermelhada identificada na superfície dos órgãos.
( ) É a coloração amarelo-esverdeada visualizada no omento e mesentério.
( ) É a etapa de resfriamento do cadáver.
( ) É a contração post mortem das fibras musculares à medida que o ATP decresce.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

1, 4, 3, 2.
4, 2, 3, 1.
3, 2, 1, 4.
4, 3, 1, 2.
3, 4, 2, 1.

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre lesões celulares reversíveis, irreversíveis e adaptação, analise as alterações a seguir e associe-as com suas respectivas características.
1) Hiperplasia.
2) Atrofia.
3) Hipertrofia.
4) Metaplasia.
( ) É a substituição de um tipo celular maduro por outro tipo celular maduro.
( ) Consiste no aumento da quantidade de células no tecido.
( ) Corresponde à diminuição no tamanho das células.
( ) Refere-se ao aumento do tamanho das células.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

4, 1, 2, 3.
1, 4, 3, 2.
2, 3, 4, 1.
3, 1, 4, 2.
2, 4, 1, 3.

Denomina-se necrose o processo de morte celular em um indivíduo vivo. Morfologicamente, o tecido necrosado apresenta um conjunto de alterações celulares nucleares e citoplasmáticas. As alterações nucleares são caracterizadas por picnose, cariorrexia e cariólise. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as lesões celulares reversíveis, irreversíveis e adaptação, analise as alterações a seguir e associe-os com suas respectivas características. 1) Picnose. 2) Cariorrexia. 3) Cariólise. 4) Citoplasmólise. ( ) É a fragmentação do núcleo. ( ) É a dissolução progressiva da cromatina nuclear. ( ) É a condensação da cromatina nuclear. ( ) É a dissolução do citoplasma da célula. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 2, 1, 3, 4. 2, 4, 1, 3. 1, 3, 2, 4. 2, 3, 1, 4. 4, 2, 1, 3.

2, 1, 3, 4
2, 4, 1, 3
1, 3, 2, 4
2, 3, 1, 4
4, 2, 1, 3