Logo Passei Direto
Buscar
Atenção Primária é a principal porta de entrada e o centro articulador do acesso dos usuários ao Sistema Único de Saúde (SUS) e às Redes de Atenção à Saúde, orientada pelos princípios da acessibilidade, coordenação do cuidado, vínculo, continuidade e integralidade. Conforme o Decreto nº 7.508/2011, uma das portas de entrada às ações e aos serviços de saúde no SUS são os serviços

a) dos Conselhos Tutelares.
b) dos Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).
c) Ambulatoriais da Atenção Secundária.
d) dos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
e) de Atenção Psicossocial.
User badge image
Debate de Saúde Coletiva

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Analisando as opções apresentadas: a) dos Conselhos Tutelares - Os Conselhos Tutelares são responsáveis pela proteção de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, não sendo portas de entrada para o SUS. b) dos Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) - Os CREAS são unidades de assistência social que atendem casos de violência e violação de direitos, não sendo portas de entrada para o SUS. c) Ambulatoriais da Atenção Secundária - A atenção secundária refere-se a serviços especializados, não sendo a porta de entrada principal para o SUS. d) dos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) - Os CRAS são unidades de assistência social que oferecem serviços à população em situação de vulnerabilidade, não sendo portas de entrada para o SUS. e) de Atenção Psicossocial - A atenção psicossocial refere-se a serviços de saúde mental, não sendo a porta de entrada principal para o SUS. Portanto, a resposta correta é: c) Ambulatoriais da Atenção Secundária.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

(Prefeitura de Teresina-PI/IDECAN/2024) O Sistema Único de Saúde (SUS) representa um marco na história da saúde pública brasileira, consagrando o direito à saúde como um direito fundamental e estabelecendo um modelo de atenção à saúde universal, gratuito e equitativo. Com relação à construção do SUS, considerando seus princípios, diretrizes e arcabouço legal, assinale a opção correta.
A criação do SUS foi um processo gradual, influenciado por movimentos sociais, reformas sanitárias e a busca por um modelo de saúde mais justo e acessível.
O SUS foi criado na 8ª Conferência de Saúde, que teve a participação popular, mas esta não influenciou nas votações.
O SUS não possui diretrizes ou arcabouço legal que definam sua organização, funcionamento e responsabilidades.
O SUS se limita à atenção básica de saúde, não abrangendo serviços especializados ou de alta complexidade.
O SUS se baseia em princípios neoliberais, priorizando a eficiência econômica e a gestão privada dos serviços de saúde.
a) A criação do SUS foi um processo gradual, influenciado por movimentos sociais, reformas sanitárias e a busca por um modelo de saúde mais justo e acessível.
b) O SUS foi criado na 8ª Conferência de Saúde, que teve a participação popular, mas esta não influenciou nas votações.
c) O SUS não possui diretrizes ou arcabouço legal que definam sua organização, funcionamento e responsabilidades.
d) O SUS se limita à atenção básica de saúde, não abrangendo serviços especializados ou de alta complexidade.
e) O SUS se baseia em princípios neoliberais, priorizando a eficiência econômica e a gestão privada dos serviços de saúde.

(Prefeitura de Teresina-PI/IDECAN/2024) O Artigo 200 da Constituição Federal de 1988 trata das competências do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil. Com base nesse artigo, é correto afirmar que
o SUS é encarregado de executar ações de vigilância sanitária, no entanto, não possui competência para atuar na vigilância epidemiológica.
o SUS é responsável por produzir medicamentos, equipamentos e outros insumos necessários à saúde, garantindo a disponibilidade de produtos de qualidade para a população.
o SUS é responsável por participar do controle e fiscalização da produção, transporte, guarda e utilização de substâncias e produtos psicoativos, tóxicos e radioativos, porém fica de fora da fiscalização da produção de medicamentos.
o SUS é encarregado de ordenar a formação de recursos humanos na área de saúde e muito menos participar da formulação da política de saneamento básico.
não compete ao SUS fiscalizar alimentos nem bebidas e águas para consumo humano.
a) o SUS é encarregado de executar ações de vigilância sanitária, no entanto, não possui competência para atuar na vigilância epidemiológica.
b) o SUS é responsável por produzir medicamentos, equipamentos e outros insumos necessários à saúde, garantindo a disponibilidade de produtos de qualidade para a população.
c) o SUS é responsável por participar do controle e fiscalização da produção, transporte, guarda e utilização de substâncias e produtos psicoativos, tóxicos e radioativos, porém fica de fora da fiscalização da produção de medicamentos.
d) o SUS é encarregado de ordenar a formação de recursos humanos na área de saúde e muito menos participar da formulação da política de saneamento básico.
e) não compete ao SUS fiscalizar alimentos nem bebidas e águas para consumo humano.

(Prefeitura de Teresina-PI/IDECAN/2024) Em 19 de setembro de 1990, a Lei nº 8.080, também conhecida como Lei Orgânica da Saúde (LOS), foi promulgada, estabelecendo as bases para a organização e o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil. Mais do que um conjunto de normas, essa lei representa um marco histórico na saúde pública brasileira, consagrando o direito à saúde como um direito fundamental e instituindo um modelo de atenção à saúde universal, gratuito e equitativo. Para se manter atualizada com as evoluções constante na saúde, ela vem sofrendo várias modificações. Uma das mais significativas ocorreu com a Lei nº 12.401/2011 que alterou alguns de seus artigos. Acerca disso, assinale a alternativa correta.

a) A Lei nº 12.401/2011 reduziu a participação da sociedade civil na gestão do SUS, através dos conselhos de saúde, e ampliou a participação da saúde suplementar.
b) A Lei nº 12.401/2011 restringiu a utilização de protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas no contexto da Atenção Básica de Saúde.
c) A Lei nº 12.401/2011 modificou a Lei nº 8.080 para estabelecer critérios para a incorporação de tecnologias em saúde no SUS, definindo procedimentos para a avaliação e aprovação de novos medicamentos e tratamentos.
d) A Lei nº 12.401/2011 alterou a Lei n.º 8.080 para incluir a regulamentação do acesso universal e igualitário aos serviços de saúde, priorizando o atendimento às populações vulneráveis.
e) A Lei nº 12.401/2011 destituiu a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (CONITEC), responsável por avaliar e incorporar novas tecnologias em saúde no SUS, como medicamentos, exames e procedimentos.

Mais conteúdos dessa disciplina