Logo Passei Direto
Buscar
(Uenp) (Adaptado) A Estética é um ramo da filosofia que tem por objetivo o estudo da natureza do belo e dos fundamentos da arte. Ela estuda o juízo e a percepção do que é considerado belo, a produção das emoções pelos fenômenos estéticos, bem como as diferentes formas de arte e do trabalho artístico; a ideia de obra de arte e de criação; a relação entre matérias e formas nas artes.
Sobre filosofia estética julgue as proposições:
I. Aristóteles desvaloriza as manifestações artísticas, posto que as considera como imitação da imitação.
II. Platão desenvolve um conceito de beleza baseado na ideia de proporcionalidade, na simetria e na definição.
III. Hume sugere uma teoria do gosto no ensaio “Do padrão do gosto”.
Assinale a alternativa correta:

todas estão incorretas
I, II e III estão corretas
I e III estão corretas
apenas III está correta
II e III estão corretas
User badge image
Matematicamente

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada proposição: I. Aristóteles desvaloriza as manifestações artísticas, posto que as considera como imitação da imitação. Falso. Aristóteles não desvaloriza a arte dessa forma; ele considera a arte como uma forma de mimesis (imitação), mas não a desvaloriza, ao contrário, ele vê valor na capacidade da arte de representar a realidade e provocar emoções. II. Platão desenvolve um conceito de beleza baseado na ideia de proporcionalidade, na simetria e na definição. Verdadeiro. Platão realmente discute a beleza em termos de harmonia, simetria e proporção, especialmente em suas obras como "Timeu". III. Hume sugere uma teoria do gosto no ensaio “Do padrão do gosto”. Verdadeiro. Hume realmente discute a questão do gosto e como ele pode ser subjetivo, mas também sugere que existem padrões que podem ser considerados. Agora, vamos resumir as análises: - I está incorreta. - II está correta. - III está correta. Portanto, a alternativa correta que contém todos os itens verdadeiros é: II e III estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada proposição: I. Aristóteles desvaloriza as manifestações artísticas, posto que as considera como imitação da imitação. - Falso. Aristóteles valoriza as manifestações artísticas e as considera como uma forma de imitação da natureza, não como imitação da imitação. II. Platão desenvolve um conceito de beleza baseado na ideia de proporcionalidade, na simetria e na definição. - Verdadeiro. Platão de fato desenvolveu um conceito de beleza baseado em ideais de proporcionalidade, simetria e definição. III. Hume sugere uma teoria do gosto no ensaio “Do padrão do gosto”. - Verdadeiro. Hume de fato sugere uma teoria do gosto em seu ensaio "Do padrão do gosto". Com base nas análises, as proposições II e III estão corretas. Portanto, a alternativa correta que contém todas as proposições verdadeiras é: II e III estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Para o racionalista o conhecimento é a priori e para o empirista o conhecimento é a posteriori. Frente a isso, podemos definir conhecimento a priori e conhecimento a posteriori como:
O conhecimento a priori é um conhecimento experiencial, isto é, liga-se à observação da natureza; o conhecimento a posteriori é puramente racional.
O conhecimento a priori é o ligado à natureza e a sensibilidade; o conhecimento a posteriori liga-se aos mitos e explicações sensíveis das coisas.
O conhecimento a priori é puramente racional, ou seja, é independente de qualquer relação de experiência com a natureza; o conhecimento a posteriori é um conhecimento experiencial, ou seja, ele depende da observação do natural.
O conhecimento a priori é um conhecimento estabelecido pela autoridade do mitólogo; o conhecimento a posteriori é um conhecimento estabelecido pela autoridade do cientista
O conhecimento a priori é puramente racional, ou seja, é independente de qualquer relação de experiência com a natureza; o conhecimento a posteriori segue o mesmo princípio, uma vez que se ancora na potência inata da razão.

a) O conhecimento a priori é um conhecimento experiencial, isto é, liga-se à observação da natureza; o conhecimento a posteriori é puramente racional.
b) O conhecimento a priori é o ligado à natureza e a sensibilidade; o conhecimento a posteriori liga-se aos mitos e explicações sensíveis das coisas.
c) O conhecimento a priori é puramente racional, ou seja, é independente de qualquer relação de experiência com a natureza; o conhecimento a posteriori é um conhecimento experiencial, ou seja, ele depende da observação do natural.
d) O conhecimento a priori é um conhecimento estabelecido pela autoridade do mitólogo; o conhecimento a posteriori é um conhecimento estabelecido pela autoridade do cientista
e) O conhecimento a priori é puramente racional, ou seja, é independente de qualquer relação de experiência com a natureza; o conhecimento a posteriori segue o mesmo princípio, uma vez que se ancora na potência inata da razão.

Mais conteúdos dessa disciplina