Logo Passei Direto
Buscar
Questão 1/10 - História da Arte e do Design
“Os romanos não nasceram para a filosofia ou para as artes, mas sabiam agir, e acima de tudo, o verdadeiro romano é um organizador”.
(MONTERADO, L. de. História da Arte. Ed. 2ª revisada e aumentada. Livros Técnicos e Científicos. Rio de Janeiro: 1978).
Considerando o legado da cultura romana, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
(I) Grande parte das esculturas gregas e dos anfiteatros são conhecidos pela nossa civilização por terem sido copiados e reconstruídos durante o Império Romano.
PORQUE
(II) Os romanos se apropriavam da cultura de outros povos, tanto dos conquistados como daqueles que os deram origem, assimilando estes “empréstimos” de forma inovadora.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
I. Grande parte das esculturas gregas e dos anfiteatros são conhecidos pela nossa civilização por terem sido copiados e reconstruídos durante o Império Romano.
II. Os romanos se apropriavam da cultura de outros povos, tanto dos conquistados como daqueles que os deram origem, assimilando estes “empréstimos” de forma inovadora.
A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
User badge image
Praticando Para Aprender

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar as asserções apresentadas: I. Grande parte das esculturas gregas e dos anfiteatros são conhecidos pela nossa civilização por terem sido copiados e reconstruídos durante o Império Romano. Esta afirmação está correta, pois os romanos se apropriaram de muitos elementos da cultura grega, incluindo esculturas e arquitetura, adaptando e reconstruindo-os em seu próprio contexto. II. Os romanos se apropriavam da cultura de outros povos, tanto dos conquistados como daqueles que os deram origem, assimilando estes “empréstimos” de forma inovadora. Esta afirmação também está correta, pois os romanos eram conhecidos por absorver e adaptar elementos culturais de diversas regiões que conquistaram, criando uma síntese cultural única e inovadora. Portanto, as duas asserções são verdadeiras e a segunda (II) de fato justifica a primeira (I). Sendo assim, a opção correta é: A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Questão 6/10 - História da Arte e do Design
Observe a imagem das ânforas antigas de Figuras Vermelhas e Figuras Negras, analisando como são bem definidas em termos de figura e fundo (positivo/negativo):
Os vasos cerâmicos na história da Grécia são tidos como importante artefato, tendo valores simbólicos e emprego prático, como o armazenamento de água e azeite e em rituais da vida cotidiana e funerário.
A partir do contexto apresentado no texto e nas figuras, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas:
I. Os vasos eram adornados tanto com motivos geométricos quanto com representações figurativas dos temas míticos.
II. Na representação das figuras importava somente as cenas mitológicas. O cotidiano da sociedade grega não fazia parte das representações.
III. A pintura dos vasos tem características próprias, entretanto percebe-se o princípio egípcio de frontalidade nas representações.
IV. As técnicas de pintura, conhecidas como Figuras Negras e Figuras Vermelhas, representavam também o ‘estado de espírito’ das figuras representadas.
Agora, marque a sequência correta:
I. Os vasos eram adornados tanto com motivos geométricos quanto com representações figurativas dos temas míticos.
II. Na representação das figuras importava somente as cenas mitológicas. O cotidiano da sociedade grega não fazia parte das representações.
III. A pintura dos vasos tem características próprias, entretanto percebe-se o princípio egípcio de frontalidade nas representações.
IV. As técnicas de pintura, conhecidas como Figuras Negras e Figuras Vermelhas, representavam também o ‘estado de espírito’ das figuras representadas.
C V, F, V, V

Os termos e conceitos são sempre um desafio na História da Arte, basta tomarmos como exemplo os termos Barroco e Rococó. Com tal afirmação, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas. (I) No início o Barroco, termo originado a partir do lapidário espanhol Barrueco, remetia à ideia de ‘irregular, contorcido e grotesco’. Assim como o termo Rococó, criado pelos ingleses e que se propunha a ridicularizar as formas entalhadas do Estilo Luis XV. PORQUE (II) Os ‘maneiristas’ tendiam a ver a arte como a “maneira de”, fazendo comparações constantes e severas críticas entre os estilos, principalmente entre o Neoclássico e o Romântico. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e) As asserções I e II são proposições falsas.

Mais conteúdos dessa disciplina