Logo Passei Direto
Buscar
Para a Comissão Nacional sobre os Determinantes Sociais da Saúde (CNDSS), os Determinantes Sociais de Saúde são os fatores sociais, econômicos, culturais, étnicos/raciais, psicológicos e comportamentais que influenciam a ocorrência de problemas de saúde e seus fatores de risco na população. Sobre os Determinantes Sociais de Saúde, é CORRETO afirmar que
os laços de coesão social e as relações de solidariedade e confiança entre pessoas e grupos são fundamentais na promoção e proteção da saúde individual, a saúde coletiva é influenciada por fatores globais.
é muito difícil mudar comportamentos de risco sem mudar as normas culturais que os influenciam, dessa forma, são necessárias políticas de abrangência populacional que promovam mudanças de comportamento.
o acesso à água limpa, esgoto, habitação adequada, alimentos saudáveis e nutritivos, emprego seguro e realizador, ambientes de trabalho saudáveis, serviços de saúde e de educação de qualidade são fundamentais no processo saúde/doença.
as políticas macroeconômicas e de mercado de trabalho, de proteção ambiental se constituem em determinantes sociais interferindo diretamente na saúde coletiva com pouca ou nenhuma interferência na saúde individual.
as diferenças de renda influenciam a saúde pela escassez de recursos dos indivíduos e pela ausência de investimentos em infraestrutura comunitária, decorrentes de processos econômicos e de decisões políticas.
a) II, III e V.
b) I, II e III.
c) I, II e V.
d) II, III e IV.
e) I, III e IV.
User badge image
Debate de Saúde Coletiva

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I. Os laços de coesão social e as relações de solidariedade e confiança entre pessoas e grupos são fundamentais na promoção e proteção da saúde individual, e a saúde coletiva é influenciada por fatores globais. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois a coesão social e a solidariedade são importantes para a saúde. II. É muito difícil mudar comportamentos de risco sem mudar as normas culturais que os influenciam; dessa forma, são necessárias políticas de abrangência populacional que promovam mudanças de comportamento. Verdadeiro, essa afirmativa também está correta, pois mudanças de comportamento muitas vezes requerem alterações nas normas culturais. III. O acesso à água limpa, esgoto, habitação adequada, alimentos saudáveis e nutritivos, emprego seguro e realizador, ambientes de trabalho saudáveis, serviços de saúde e de educação de qualidade são fundamentais no processo saúde/doença. Verdadeiro, essa afirmativa é correta, pois todos esses fatores são determinantes sociais de saúde. IV. As políticas macroeconômicas e de mercado de trabalho, de proteção ambiental se constituem em determinantes sociais interferindo diretamente na saúde coletiva com pouca ou nenhuma interferência na saúde individual. Falso, essa afirmativa é incorreta, pois as políticas macroeconômicas e de mercado de trabalho também influenciam a saúde individual. V. As diferenças de renda influenciam a saúde pela escassez de recursos dos indivíduos e pela ausência de investimentos em infraestrutura comunitária, decorrentes de processos econômicos e de decisões políticas. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois as diferenças de renda têm um impacto significativo na saúde. Agora, vamos ver quais alternativas contêm apenas itens verdadeiros: - a) II, III e V. (Verdadeiros) - b) I, II e III. (Verdadeiros) - c) I, II e V. (Verdadeiros) - d) II, III e IV. (IV é falso) - e) I, III e IV. (IV é falso) As alternativas que contêm apenas itens verdadeiros são: a) II, III e V; b) I, II e III; c) I, II e V. Como a pergunta pede a alternativa que contém todos os itens verdadeiros, a resposta correta é: a) II, III e V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada afirmativa: I. Os laços de coesão social e as relações de solidariedade e confiança entre pessoas e grupos são fundamentais na promoção e proteção da saúde individual, a saúde coletiva é influenciada por fatores globais. Esta afirmativa está correta, pois destaca a importância dos aspectos sociais na promoção da saúde. II. É muito difícil mudar comportamentos de risco sem mudar as normas culturais que os influenciam, dessa forma, são necessárias políticas de abrangência populacional que promovam mudanças de comportamento. Esta afirmativa está correta, pois ressalta a necessidade de políticas que considerem as normas culturais na promoção de mudanças de comportamento. III. O acesso à água limpa, esgoto, habitação adequada, alimentos saudáveis e nutritivos, emprego seguro e realizador, ambientes de trabalho saudáveis, serviços de saúde e de educação de qualidade são fundamentais no processo saúde/doença. Esta afirmativa está correta, pois destaca a importância dos determinantes sociais básicos na saúde. IV. As políticas macroeconômicas e de mercado de trabalho, de proteção ambiental se constituem em determinantes sociais interferindo diretamente na saúde coletiva com pouca ou nenhuma interferência na saúde individual. Esta afirmativa está incorreta, pois as políticas macroeconômicas e de mercado de trabalho também influenciam a saúde individual, não apenas a coletiva. V. As diferenças de renda influenciam a saúde pela escassez de recursos dos indivíduos e pela ausência de investimentos em infraestrutura comunitária, decorrentes de processos econômicos e de decisões políticas. Esta afirmativa está correta, pois destaca a influência das diferenças de renda na saúde. Portanto, os itens corretos são I, II e III. A alternativa que contém todos os itens corretos é: b) I, II e III.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Questões Determinantes Sociais do Processo Saúde- doença

1. Os Determinantes Sociais da Saúde (DSS) são os fatores sociais, econômicos, culturais, étnicos/raciais, psicológicos e comportamentais que influenciam a ocorrência de problemas de saúde e seus fatores de risco na população. O modelo de Dahlgren e Whitehead inclui os DSS dispostos em diferentes camadas, desde uma camada mais próxima até uma camada distal. Assinale a alternativa correta que apresenta a camada que corresponde à base de referido modelo.

A Condições de vida e de trabalho.
B Redes sociais e comunitárias.
C Estilo de vida dos indivíduos.
D Idade, sexo e fatores hereditários.

2. Determinantes sociais da saúde (DSS) são as condições em que as pessoas nascem, vivem, trabalham e envelhecem. Em relação aos DSS, assinale a alternativa incorreta.

A A crença do indivíduo é um dos determinantes estruturais das iniquidades em saúde.
B A posição socioeconômica do indivíduo é um dos determinantes estruturais das iniquidades em saúde.
C A classe social do indivíduo é um dos determinantes estruturais das iniquidades em saúde.
D O gênero do indivíduo é um dos determinantes estruturais das iniquidades em saúde.

3. Assinale a alternativa que define corretamente os determinantes sociais da saúde.

A São características inatas do indivíduo, que interferem em seu processo saúde-doença, que tem como importância fundamental a conscientização do indivíduo sobre sua participação pessoal no processo de produção da saúde e da qualidade de vida.
B São os fatores sociais, econômicos, culturais, étnicos/raciais, psicológicos e comportamentais que influenciam na ocorrência de problemas de saúde e fatores de risco à população, tais como moradia, alimentação, escolaridade, renda e emprego.
C São as variáveis às quais se atribui causa e efeito às morbidades, doenças e agravos em saúde, a que estão submetidas às pessoas de forma inata.
D São as variáveis relacionadas à saúde e bem-estar, que afetam a qualidade de vida e saúde do indivíduo de forma positiva, e devem ser potencializadas ao longo da vida pelos serviços de saúde.

5. O Brasil é signatário da Comissão Mundial sobre Determinantes Sociais da Saúde (DSS), proposta pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) em relação a esses determinantes:
( ) Os determinantes distais são representados pelas condições socioeconômicas, culturais e ambientais em que as pessoas estão inseridas, considerando o desenvolvimento e a distribuição da riqueza de um país, uma região ou um município.
( ) Os determinantes intermediários são representados pelas condições socioeconômicas, culturais e ambientais em que as pessoas estão inseridas, considerando o desenvolvimento e a distribuição da riqueza de um país, uma região ou um município.
( ) Os determinantes intermediários são representados pelas condições de vida e de trabalho, o acesso à alimentação, à educação, à produção cultural, ao emprego, à habitação, ao saneamento e aos serviços de Saúde.
( ) Os determinantes proximais são aqueles relacionados às características dos indivíduos (idade, sexo, herança genética), que exercem influência sobre sua condição de saúde.
( ) Os determinantes distais são representados pelas condições de vida e de trabalho, o acesso à alimentação, à educação, à produção cultural, ao emprego, à habitação, ao saneamento e aos serviços de Saúde.
A V • V • F • V • F
B V • F • V • V • F
C F • V • F • F • V
D F • V • F • V • F
E F • F • V • F • V

6. “[...] são fatores sociais, econômicos, culturais, étnicos/raciais, psicológicos e comportamentais que influenciam a ocorrência de problemas de saúde e seus fatores de risco na população” (BRASIL. As causas sociais das iniquidades em Saúde no Brasil. Brasília: 2008). O excerto acima, refere-se a:

A Biologia humana
B Cultura
C Epidemiologia da causalidade
D Determinantes sociais em saúde
E Teoria miasmática

7. Nos Determinantes e Condicionantes do processo de saúde-doença, uma área geográfica de atuação na Atenção Básica, que apresenta uma população com características epidemiológicas e sociais próprias, e diferentes demandas às suas necessidades de saúde, corresponde à(o):

A Território.
B Área de risco.
C Comunidade.
D Distrito sanitário.
E Zona rural ou urbana.

8. A alternativa que corresponde a um determinante social de saúde é:

A idade.
B alcoolismo.
C sexo.
D histórico familiar.
E educação.

Mais conteúdos dessa disciplina