Ed
ano passado
Para identificar qual método de diagnóstico por imagem utiliza radiação não ionizante, vamos analisar cada uma das opções: a) Ressonância Magnética - Utiliza campos magnéticos e ondas de rádio, que são formas de radiação não ionizante. b) Mamografia - Utiliza raios X, que são uma forma de radiação ionizante. c) Densitometria Óssea - Também utiliza raios X, portanto é ionizante. d) Tomografia Computadorizada - Utiliza raios X, que são ionizantes. e) Radiologia Convencional - Utiliza raios X, que são ionizantes. Dessa forma, a única alternativa que utiliza radiação não ionizante é: a) Ressonância Magnética.
Ed
há 2 anos
A radiação não ionizante é aquela que não possui energia suficiente para ionizar átomos ou moléculas, ou seja, não é capaz de remover elétrons dos átomos. Analisando as opções: a) Ressonância Magnética - Utiliza campos magnéticos e ondas de rádio, não envolve radiação ionizante. b) Mamografia - Utiliza raios X de baixa energia, sendo uma forma de radiação ionizante. c) Densitometria Óssea - Utiliza raios X de baixa dose, sendo uma forma de radiação ionizante. d) Tomografia Computadorizada - Utiliza raios X, sendo uma forma de radiação ionizante. e) Radiologia Convencional - Utiliza raios X, sendo uma forma de radiação ionizante. Portanto, a opção que contempla a utilização de radiação não ionizante como princípio físico é: a. Ressonância Magnética.