Logo Passei Direto
Buscar
UNIDADE 1 - Penas e seus critérios de aplicação
Questão 2
Correta

“Durante muitos séculos a pena mais importante, com a qual trabalhava o Direito Penal, era a pena capital. Ao lado dela, as penas corporais, infamantes e cruéis. A pena de prisão, como registra Manoel Pedro Pimentel, teve sua origem nos mosteiros da Idade Média, “como punição imposta aos monges ou clérigos faltosos, fazendo com que se recolhessem às suas celas para se dedicarem, em silêncio, à meditação e se arrependerem da falta cometida, reconciliando-se com Deus”. [...] “a mesma ideia norteou a construção das primeiras prisões destinadas ao recolhimento de criminosos, no século XVI. As mais antigas que se conhecem são a ‘House of Correction’, construída em Londres entre 1550 e 1552, servindo como modelo para várias prisões inglesas [...]” (ESTEFAM, André. Direito penal: parte geral. 7. Ed. São Paulo: Saraiva Educação, 2018).

Em relação às espécies de penas previstas no Direito Penal brasileiro, assinale a alternativa correta.

Sua resposta
Correta
privativa de liberdade; restritivas de direitos e de multa.

User badge image
Questões Para a Compreensão

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

A alternativa correta em relação às espécies de penas previstas no Direito Penal brasileiro é: privativa de liberdade; restritivas de direitos e de multa.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

UNIDADE 1 - Penas e seus critérios de aplicação
Questão 4
Correta
“A palavra pena deriva do latim poena, que indica castigo ou suplício. Não se ignora, todavia, a existência daqueles para os quais o vocábulo tem raiz grega – ponos, que significa trabalho ou fadiga. Do ponto de vista jurídico-penal, pena é consequência atribuída por lei a um crime ou a uma contravenção penal. Trata-se de uma sanção, de caráter aflitivo, consistente na restrição a algum bem jurídico, cuja inflição requer a prática de um injusto culpável” (ESTEFAM, André. Direito penal: parte geral. 7. Ed. São Paulo: Saraiva Educação, 2018).
Nesse contexto, em relação à finalidade das sanções penais, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso:
( ) O ordenamento jurídico brasileiro adota a teoria absoluta, tendo a pena apenas o fim de ressocializar o criminoso.
( ) A finalidade da pena, na teoria absoluta, é retribuir o mal injusto praticado pelo agente. O mérito dessa teoria foi introduzir, no Direito Penal, o princípio da proporcionalidade de pena ao delito praticado.
( ) A finalidade da pena, para a teoria eclética, é ressocializar o criminoso. O mérito dessa teoria foi humanizar as penas impostas, impedindo as cruéis e humilhantes.
( ) O ordenamento jurídico brasileiro não reconheceu somente a função de retribuição da pena, sendo certo que a denominada teoria mista ou unificadora da pena é a mais adequada ao regime adotado pelo CP.
( ) A finalidade da pena, na teoria relativa, é prevenir o crime. Na vertente preventiva especial, de acentuado caráter intimatório, o criminoso é punido para servir de exemplo aos demais cidadãos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Sua resposta
Correta
F – V – F – V - F

UNIDADE 1 - Penas e seus critérios de aplicação
Questão 5
Correta
“O poder-dever de punir, que compete ao Estado, abre-se, desse modo, em um leque de figuras ou ‘medidas’, segundo soluções escalonadas, mensuráveis em dinheiro ou em ‘quantidade de tempo’. Essa ordenação gradativa é da essência mesma da justiça penal, pois esta não se realizaria se um critério superior de igualdade ou proporção não presidisse à distribuição das penas, dando a cada infrator mais do que ele merece” (REALE, Miguel. O Direito como Experiência. 2.ª ed. São Paulo: Saraiva, 1992, p. 285).
Nesse contexto, em relação às penas restritivas de direitos previstas no Código Penal, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso:
( ) Na condenação igual ou inferior a dois anos, a substituição pode ser feita por multa ou por uma pena restritiva de direitos; se superior a dois anos, a pena privativa de liberdade pode ser substituída por uma pena restritiva de direitos e multa ou por duas restritivas de direitos.
( ) As penas restritivas de direitos são autônomas e substituem as privativas de liberdade, quando: aplicada pena privativa de liberdade não superior a quatro anos e o crime não for cometido com violência ou grave ameaça à pessoa ou, qualquer que seja a pena aplicada, se o crime for culposo; o réu não for reincidente em crime doloso; a culpabilidade, os antecedentes, a conduta social e a personalidade do condenado, bem como os motivos e as circunstâncias indicarem que essa substituição seja suficiente.
( ) No caso de prestação de serviços à comunidade, se a pena substituída for superior a um ano, é facultado ao condenado cumprir a pena substitutiva em menor tempo, nunca inferior à metade da pena privativa de liberdade fixada.
( ) A limitação de fim de semana consiste na obrigação de permanecer, aos sábados e domingos, por 5 (cinco) horas diárias, em casa de albergado ou outro estabelecimento adequado.
( ) Quando se trata de crime culposo, será cabível a referida substituição para os casos a que se aplicar pena privativa de liberdade de até oito anos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Sua resposta
Correta
F – V – V – V - F.

Mais conteúdos dessa disciplina