Logo Passei Direto
Buscar
11. Durante as aulas de Sistemas Operacionais, a aluna Ana Carolina manifestou interesse em aprofundar seus conhecimentos sobre os diferentes comandos de terminal Linux. Em um de seus questionamentos, ela perguntou qual seria o comando do terminal que removeria um diretório apenas se ele estivesse vazio? Analise as alternativas e marque aquela que responda corretamente a indagação. rmdir. rmdir: responsável por remover um diretório vazio. rstp: Protocolo de rede da camada de enlace. sudo: Comando Unix que permite ao usuário obter privilégios. mkdir: responsável por criar um novo diretório.

a) II and IV are correct.
b) II, III, and IV are correct.
c) I, III, and IV are correct.
User badge image
Questões Para a Compreensão

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Vamos analisar cada alternativa: rmdir: responsável por remover um diretório vazio. Correto, o comando rmdir é utilizado para remover diretórios vazios no terminal Linux. rstp: Protocolo de rede da camada de enlace. Incorreto, o comando rstp não está relacionado à remoção de diretórios no Linux. sudo: Comando Unix que permite ao usuário obter privilégios. Incorreto, o comando sudo é utilizado para executar comandos com privilégios de superusuário, não para remover diretórios vazios. mkdir: responsável por criar um novo diretório. Incorreto, o comando mkdir é utilizado para criar novos diretórios, não para remover diretórios vazios. Com base na análise, a alternativa correta que contém os itens verdadeiros é: a) II and IV are correct.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

3. Uma linha de montagem de carros que possui, como pré-requisito, o tempo como um parâmetro fundamental e crítico, aceita a utilização nos processos de fabricação de que tipo de sistema operacional que, fundamentalmente, atende a esse pré-requisito? Sistema de Tempo Real Os serviços de sistemas de tempo real possuem o tempo como parâmetro fundamental, como a linha de montagem de um carro.

a) II and IV are correct.
b) II, III, and IV are correct.
c) I, III, and IV are correct.

4. A ilustração gráfica a seguir representa um sistema que utiliza uma técnica na qual as solicitações de entrada ou saída de dados, e as execuções de tarefas, devem ser executadas pela CPU em alternância de tempo: Essa técnica é conhecida como: Monoprogramação Nos sistemas monoprogramáveis, também chamados sistemas monotarefa, os principais módulos computacionais (processador, memória e periféricos) ficam alocados exclusivamente para a execução de um único programa, sendo que qualquer outra aplicação deveria esperar para poder ser processada.

a) II and IV are correct.
b) II, III, and IV are correct.
c) I, III, and IV are correct.

5. Dentre as opções a seguir, qual é o modo de acesso permitido somente para as instruções privilegiadas? Kernel Uma aplicação possui o modo de acesso kernel, ou supervisor, quando é constituída de instruções privilegiadas. A aplicação pode executar o conjunto total de instruções. Além disso, o modo kernel protege a área do SO localizada na memória.

a) II and IV are correct.
b) II, III, and IV are correct.
c) I, III, and IV are correct.

6. Uma determinada aplicação faz uso da system call mostrada a seguir, para esperar pela conclusão de um processo filho: num_proc = waitpid(pid, &statloc, options) Dentre as opções a seguir, marque aquela que faz o melhor enquadramento ao tipo da chamada de sistema mostrada. Gerenciamento de processos A figura 18 mostra alguns exemplos desses tipos de chamadas. Essa chamada ao sistema é do tipo destinado ao gerenciamento de processos.

a) II and IV are correct.
b) II, III, and IV are correct.
c) I, III, and IV are correct.

8. Suponha que você está usando o terminal do Linux com o nome de usuário 'gestor'. Partindo da verificação do seu diretório de login, você deseja acessar o diretório 'setor', dentro do seu diretório de login, e mover o arquivo 'planilha' para o diretório 'Documentos', que se encontra dentro do diretório de login. Marque a alternativa que contém a sequência de comandos a serem realizados: $ pwd $ cd ./setor $ mv /home/gestor/setor/planilha /home/gestor/Documentos O comando pwd mostra em qual diretório o usuário se encontra. O comando cd permite acessar dire...

a) II and IV are correct.
b) II, III, and IV are correct.
c) I, III, and IV are correct.

9. (FAEPESUL/2019 - Adaptada) Sistemas operacionais são programas de software que gerenciam o hardware e os recursos de um computador, proporcionando uma interface para que outros programas possam acessar e utilizar esses recursos. Quando falamos de um sistema operacional multitarefas, é correto afirmar que: Permite a execução de mais de um programa ao mesmo tempo. O sistema operacional multitarefas é capaz de gerenciar o acesso de múltiplos programas aos recursos do computador, permitindo que mais de um programa seja executado ao mesmo tempo. Assim, o sistema alterna rapidamente entre as tarefas, dando a ilusão de que todas estão sendo executadas ao mesmo tempo.

a) II and IV are correct.
b) II, III, and IV are correct.
c) I, III, and IV are correct.

12. (Unoesc/2022 - Adaptada) Os sistemas operacionais avançaram muito desde o seu modesto surgimento na década de 1970. Assinale a alternativa que apresenta apenas sistemas operacionais. Linux, Windows, UNIX, Android e macOS. Sistemas operacionais são fundamentais para a funcionalidade de qualquer computador e permitem que as pessoas e os programas interajam com o hardware. Eles são responsáveis por tarefas como o gerenciamento de processos, memória, entrada e saída de dispositivos, armazenamento de arquivos e muito mais.

a) II and IV are correct.
b) II, III, and IV are correct.
c) I, III, and IV are correct.

13. (SELECON/2021 - Adaptada) Sistema operacional é definido com um conjunto de programas que faz a comunicação entre os componentes do hardware, gerenciando e distribuindo os recursos e os demais softwares, criando uma plataforma comum a todos os programas utilizados. No que diz respeito à terminologia e aos fundamentos utilizados, o núcleo de um sistema operacional é conhecido por: kernel O núcleo, também conhecido como kernel, é o componente central de um sistema operacional que faz a ligação entre o hardware e os aplicativos, gerenciando os recursos do sistema, incluindo a CPU, memória, entrada e saída de dados, entre outros.

a) II and IV are correct.
b) II, III, and IV are correct.
c) I, III, and IV are correct.

14. (FADENOR/2022 - Adaptada) Um sistema computacional moderno consiste de um ou mais processadores, memória principal, discos, impressoras, teclado, monitor, interfaces de rede e outros dispositivos de entrada e saída; além de programas de aplicação e programas do sistema. O sistema operacional é um tipo de programa (software) cuja função é: gerenciar os componentes de hardware e fornecer aos programas do usuário uma interface com o hardware mais simples, através de um conjunto de instruções mais conveniente. O sistema operacional é responsável por gerenciar os recursos do hardware, como CPU, memória, entrada e saída de dados, para que os programas do usuário possam funcionar corretamente. Ele também fornece uma interface para que os programas possam se comunicar com o hardware de uma forma mais simples e abstrata, tornando mais fácil para os desenvolvedores escrever programas e para os usuários interagirem com o sistema.

a) II and IV are correct.
b) II, III, and IV are correct.
c) I, III, and IV are correct.

15. (IDIB/2021 - Adaptada) O Kernel, ou “núcleo” de um sistema operacional, é responsável pela ligação entre os aplicativos e o processamento realizado a nível de dados. O Kernel tem como responsabilidade realizar o gerenciamento dos recursos do SO. Além desse gerenciamento de recursos, outras funções são exercidas pelo Kernel. Assinale a alternativa que indica corretamente mais uma função do Kernel de um sistema operacional. sincronização e comunicação entre processos e threads. O Kernel é responsável por controlar e gerenciar a alocação de recursos, como CPU, memória, entrada e saída de dados, entre outros, entre diferentes processos e threads que estão sendo executados no sistema operacional. Portanto, a sincronização e comunicação entre processos e threads é uma importante função do Kernel.

a) II and IV are correct.
b) II, III, and IV are correct.
c) I, III, and IV are correct.

Ao dividirem suas atividades em múltiplas threads que podem ser executadas paralelamente, aplicações podem se beneficiar mais efetivamente dos diversos núcleos dos processadores multicores porque o sistema operacional nos processadores multicores pode alocar os núcleos existentes para executar simultaneamente diversas sequências de código, sobrepondo suas execuções e, normalmente, reduzindo o tempo de resposta das aplicações às quais estão associadas. Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
Apenas em II e III.

Considere que um processo possui no seu registrador base o valor 4000 e no limite 2000. Baseando-se nas técnicas de proteção de memória, podemos afirmar que:
Se o endereço lógico for igual a 3800, ocorrerá o acesso à memória física.
Se o endereço lógico for 6200, o acesso será bloqueado e ocorrerá uma exceção.
Se o endereço lógico for 5200, o acesso será permitido.
Apenas em II e III.

Um dos comandos mais utilizados quando se está trabalhando em um shell do Linux é o comando para listar o conteúdo do diretório corrente. Para listar o conteúdo do diretório corrente, mostrando os arquivos ocultos e o tamanho dos arquivos,

a) ls -a -l
b) ls -h -s
c) ls -r -t

Ao término da execução do SCRIPT, nenhuma informação terá sido enviada para o terminal. A primeira linha é a declaração do interpretador SHELL de comandos que executará o SCRIPT. Apesar de importante, essa linha não gera saída de conteúdo para o terminal. As linhas seguintes são iniciadas com o caractere ‘#’ e, portanto, são ignoradas pelo interpretador durante a execução do SCRIPT. A quarta linha encerra a execução do SCRIPT definindo um valor de retorno ‘zero’. Portanto, nenhuma das linhas efetivamente gera respostas ao terminal.

Ao executar o SCRIPT acima, podemos afirmar que: Ao término da execução do SCRIPT, nenhuma informação terá sido enviada para o terminal. A primeira linha é a declaração do interpretador SHELL de comandos que executará o SCRIPT. Apesar de importante, essa linha não gera saída de conteúdo para o terminal. As linhas seguintes são iniciadas com o caractere ‘#’ e, portanto, são ignoradas pelo interpretador durante a execução do SCRIPT. A quarta linha encerra a execução do SCRIPT definindo um valor de retorno ‘zero’. Portanto, nenhuma das linhas efetivamente gera respostas ao terminal.

Considerando o texto, analise as afirmativas abaixo: I. O gerenciamento de processos envolve a distribuição eficiente do tempo de CPU entre os processos ativos. II. Threads dentro de um mesmo processo compartilham o mesmo espaço de memória, facilitando a comunicação entre eles. III. A execução concorrente de threads não impacta o desempenho do sistema operacional. Assinale a opção que apresenta somente as afirmativas corretas.

Assinale a opção que apresenta somente as afirmativas corretas.
I- Sistemas operacionais multitarefa podem executar várias aplicações ao mesmo tempo, aumentando a produtividade.
III- Sistemas operacionais monotarefa limitavam os usuários a executar uma única aplicação por vez.
I e III estão corretas.

Os comandos caracterizados em I e II são, respectivamente:
I. Permite encontrar o caminho para o diretório atual, em que o usuário está. O comando vai retornar um caminho completo, que começa basicamente com uma barra inclinada (I). Um exemplo de um caminho completo é /home/username.
II. Permite visualizar arquivos armazenados em um diretório. Por padrão, esse comando vai mostrar os conteúdos apenas do diretório atual em que o usuário se encontra.
a) pwd e ls.
b) ls e pwd.
c) cd e ls.

O Gerente de Memória é um componente do sistema operacional, contido inteira ou parcialmente no kernel. Pode-se afirmar que são tarefas de um gerenciador de memória:
I. manter o mapeamento de memória virtual para memória física.
II. fazer o swapping transparente entre memória principal e disco.
III. garantir isolamento mútuo entre processos.
IV. alocar memória rom para novos processos.
a) I, II e III, apenas.
b) I, II e IV, apenas.
c) II, III e IV, apenas.

Mais conteúdos dessa disciplina