Logo Passei Direto
Buscar

Ética

Outros
De acordo com Reale e Antiseri, mais 'do que ninguém, Ockham tinha consciência da fragilidade teórica da harmonia entre a razão e a fé, bem como do caráter subsidiário da filosofia em relação à teologia'. Nesse sentido, podemos compreender que o pensamento de Ockham procura delimitar a filosofia como um campo do saber ligado às revelações das Escrituras.
delimitar a filosofia como um campo de saber dependente da teologia.
delimitar a filosofia como um campo de saber universal.
delimitar a filosofia como um campo do saber metafísico e abstrato.
X delimitar a filosofia como um campo de saber separado das determinações teológicas.
User badge image
ReflexoesFilosoficas

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

De acordo com Reale e Antiseri, Ockham procurava delimitar a filosofia como um campo de saber separado das determinações teológicas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Marconatto acentua que 'a fé não pode fazer conhecer de maneira clara e inequívoca as suas verdades. A fé não pode apresentar argumentos que possam ser demonstrados. A verdade manifesta por Deus não pertence ao mundo racional. A filosofia não pode se submeter à teologia porque a teologia não é uma ciência, mas uma série de afirmacoes e sentenças que não se relacionam lógica e racionalmente. O que une as afirmações da teologia é a fé e não a razão.' Com base na afirmação acima podemos afirmar que segundo Ockham a necessidade de distinção entre os domínios da fé e dos domínios da racionalidade, pois, em sua tentativa de determinação da cientificidade da filosofia o teólogo inglês acentua a impossibilidade de reflexão racional sobre as revelações da fé.
a necessidade de confronto entre os domínios da fé e da racionalidade na determinação de um mundo regido pela religiosidade.
a necessidade de aproximação entre os domínios da fé e da racionalidade em sua tentativa de determinação do mundo como realidade científica.
a necessidade de aprofundamento no domínio da fé como determinação racional do mundo.
a necessidade de que a fé e a razão se misturem na determinação do mundo politeísta.
X a necessidade de distinção entre os domínios da fé e dos domínios da racionalidade, pois, em sua tentativa de determinação da cientificidade da filosofia o teólogo inglês acentua a impossibilidade de reflexão racional sobre as revelações da fé.

Mais conteúdos dessa disciplina