Logo Passei Direto
Buscar

6ª QUESTÃO A Prova Brasil avalia, até então, o desempenho em Matemática e em Língua Portuguesa, de alunos dos dois últimos anos do Ensino Fundament...

6ª QUESTÃO
A Prova Brasil avalia, até então, o desempenho em Matemática e em Língua Portuguesa, de alunos dos dois últimos anos do Ensino Fundamental I e dos dois últimos anos do Ensino Fundamental II, dentro de cada unidade escolar pública municipal, estadual e federal. Ela foi criada em 2005 e sua segunda edição foi em 2007, é importante ressaltar que, ainda que haja visões diferentes e críticas diversas sobre o processo de avaliação da educação nacional, cabe pontuar que existe uma necessidade indiscutível de se avaliar o ensino e a aprendizagem. Pontuar as falhas, limites e possibilidades desse processo avaliativo só serve para buscarmos avançar e melhorar tudo que já foi feito. Para o professor, é importante conhecer os mecanismos que avaliam a educação, uma vez que se trata da avaliação final do seu trabalho, e esse motivo já é de relevância suficiente para que todo professor se dedique para conhecer como se dá todo esse processo. Sobre a Prova Brasil, é correto afirmar que:

ALTERNATIVAS
Parte das escolas que participam da Prova Brasil ajudam a construir, também, os resultados do SAEB, por meio de recorte amostral.
A Prova Brasil não tem nenhuma relação com os resultados do SAEB, sendo que essa função cabe à Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA).
A Prova Brasil tem sua avaliação feita por amostragem, não sendo considerada uma avaliação "universal" ou "quase universal".
A Prova Brasil, de caráter universal, forma sozinha os resultados apresentados pelo SAEB.
A Prova Brasil avalia as competências Matemáticas e de Língua Portuguesa de alunos matriculados no 3º ano do Ensino Fundamental.

a) Parte das escolas que participam da Prova Brasil ajudam a construir, também, os resultados do SAEB, por meio de recorte amostral.
b) A Prova Brasil não tem nenhuma relação com os resultados do SAEB, sendo que essa função cabe à Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA).
c) A Prova Brasil tem sua avaliação feita por amostragem, não sendo considerada uma avaliação "universal" ou "quase universal".
d) A Prova Brasil, de caráter universal, forma sozinha os resultados apresentados pelo SAEB.
e) A Prova Brasil avalia as competências Matemáticas e de Língua Portuguesa de alunos matriculados no 3º ano do Ensino Fundamental.
User badge image
Praticando Para Aprender

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada alternativa: a) Parte das escolas que participam da Prova Brasil ajudam a construir, também, os resultados do SAEB, por meio de recorte amostral. Correto, pois parte das escolas que participam da Prova Brasil contribuem para os resultados do SAEB por meio de uma amostragem. b) A Prova Brasil não tem nenhuma relação com os resultados do SAEB, sendo que essa função cabe à Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA). Incorreto, pois a Prova Brasil está relacionada aos resultados do SAEB. c) A Prova Brasil tem sua avaliação feita por amostragem, não sendo considerada uma avaliação "universal" ou "quase universal". Correto, pois a Prova Brasil é realizada por amostragem e não abrange todos os alunos. d) A Prova Brasil, de caráter universal, forma sozinha os resultados apresentados pelo SAEB. Incorreto, pois a Prova Brasil não é universal, sendo realizada por amostragem. e) A Prova Brasil avalia as competências Matemáticas e de Língua Portuguesa de alunos matriculados no 3º ano do Ensino Fundamental. Incorreto, pois a Prova Brasil avalia alunos dos dois últimos anos do Ensino Fundamental I e dos dois últimos anos do Ensino Fundamental II, não apenas do 3º ano. Portanto, a alternativa que contém todas as afirmativas corretas é: a) Parte das escolas que participam da Prova Brasil ajudam a construir, também, os resultados do SAEB, por meio de recorte amostral.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

1ª QUESTÃO
As avaliações educacionais se inserem no contexto das mudanças econômicas, políticas e sociais. Nesse sentido, trazem novas exigências à escola e, por consequência, ao professor. Nesse processo, o professor:

ALTERNATIVAS
É cobrado por parte da escola, da comunidade e do governo como um dos responsáveis pelos resultados das avaliações.
Participa das decisões e elaboração das avaliações nacionais de forma efetiva.
É considerado como elemento neutro no processo avaliativo por estar a parte dele.
É valorizado de forma individualizada no processo avaliativo devido ao seu papel no processo de ensino e aprendizagem.
Deve se manter alheio ao processo, uma vez que a avaliação é pensada por instâncias superiores a ele.

a) É cobrado por parte da escola, da comunidade e do governo como um dos responsáveis pelos resultados das avaliações.
b) Participa das decisões e elaboração das avaliações nacionais de forma efetiva.
c) É considerado como elemento neutro no processo avaliativo por estar a parte dele.
d) É valorizado de forma individualizada no processo avaliativo devido ao seu papel no processo de ensino e aprendizagem.
e) Deve se manter alheio ao processo, uma vez que a avaliação é pensada por instâncias superiores a ele.

2ª QUESTÃO
É indiscutível a importância das avaliações em larga escala para que possamos medir a qualidade do Sistema Educacional Brasileiro. Considerando o processo histórico que culminou nas avaliações observadas hoje em âmbito nacional, é incorreto afirmar que:

ALTERNATIVAS
A segunda aplicação do SAEB foi estruturada em três eixos, sendo eles: o rendimento do aluno, o rendimento do professor e a organização familiar que dava base para a escola.
A implantação e aplicação das primeiras provas do SAEB ocorreram com a assistência do PNUD em 1990.
O Ensino Médio foi incluído no SAEB em 1995.
A rede privada de educação foi incluída no SAEB em 1995.
A segunda aplicação do SAEB foi estruturada em três eixos, sendo eles: o rendimento do aluno, o perfil e a prática docente, o perfil dos diretores e as formas de gestão escolar.

a) A segunda aplicação do SAEB foi estruturada em três eixos, sendo eles: o rendimento do aluno, o rendimento do professor e a organização familiar que dava base para a escola.
b) A implantação e aplicação das primeiras provas do SAEB ocorreram com a assistência do PNUD em 1990.
c) O Ensino Médio foi incluído no SAEB em 1995.
d) A rede privada de educação foi incluída no SAEB em 1995.
e) A segunda aplicação do SAEB foi estruturada em três eixos, sendo eles: o rendimento do aluno, o perfil e a prática docente, o perfil dos diretores e as formas de gestão escolar.

3ª QUESTÃO
A Avaliação da Alfabetização Infantil, mais conhecida pelo nome de “Provinha Brasil”, é um diagnóstico realizado nas crianças matriculadas no 2º ano do Ensino Fundamental das escolas públicas. Sobre essa avaliação, instituída pela Portaria nº 10, de 24 de abril de 2007, é correto afirmar que estão entre os seus objetivos:

ALTERNATIVAS
Avaliar o nível de alfabetização matemática e de língua portuguesa, exigindo das redes o bom resultado de seu trabalho.
Prevenir o diagnóstico de problemas de aprendizagem desnecessários e precoces, na idade em que se encontram os alunos do 2º ano.
Avaliar o nível de alfabetização matemática e de língua portuguesa, exigindo das redes o bom resultado de seu trabalho, avaliando o nível de alfabetização dos educandos para a melhoria do IDEB.
Avaliar o nível de alfabetização dos educandos, concorrer para a melhoria da qualidade de ensino e redução das desigualdades.
Prevenir o diagnóstico de problemas de aprendizagem desnecessários e precoces, na idade em que se encontram os alunos do 2º ano, avaliar o nível de alfabetização dos educandos, concorrer para a melhoria da qualidade de ensino e redução das desigualdades, exigindo das redes o bom resultado de seu trabalho.

a) Avaliar o nível de alfabetização matemática e de língua portuguesa, exigindo das redes o bom resultado de seu trabalho.
b) Prevenir o diagnóstico de problemas de aprendizagem desnecessários e precoces, na idade em que se encontram os alunos do 2º ano.
c) Avaliar o nível de alfabetização matemática e de língua portuguesa, exigindo das redes o bom resultado de seu trabalho, avaliando o nível de alfabetização dos educandos para a melhoria do IDEB.
d) Avaliar o nível de alfabetização dos educandos, concorrer para a melhoria da qualidade de ensino e redução das desigualdades.
e) Prevenir o diagnóstico de problemas de aprendizagem desnecessários e precoces, na idade em que se encontram os alunos do 2º ano, avaliar o nível de alfabetização dos educandos, concorrer para a melhoria da qualidade de ensino e redução das desigualdades, exigindo das redes o bom resultado de seu trabalho.

4ª QUESTÃO
Para entender as políticas públicas educacionais, é necessário, antes, entender o projeto social do Estado. O Plano Nacional de Educação (PNE) constitui-se, de certa forma, na expressão de um projeto, de uma intencionalidade, de uma visão de sociedade e de como se pretende agir sobre ela. Sobre o PNE (2014-2024), assinale a alternativa correta.

ALTERNATIVAS
Entre as metas do PNE (2014-2024), encontramos a meta de universalizar o Ensino Fundamental de 9 anos para toda a população de 6 a 14 anos e garantir que pelo menos 95% dos alunos concluam essa etapa na idade recomendada até o último ano do PNE.
Entre as metas do PNE (2014-2024), encontramos a meta de universalizar o Ensino Fundamental de 8 anos para toda a população de 7 a 14 anos e garantir que pelo menos 90% dos alunos concluam essa etapa na idade recomendada até o último ano do PNE.
Entre as metas do PNE (2014-2024), encontramos a meta de alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 4º ano do Ensino Fundamental.
Entre as metas do PNE (2014-2024), encontramos a meta de alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 5º ano do Ensino Fundamental, para que tenhamos um bom resultado junto a PROVA BRASIL.
É, também, uma meta do PNE (2014-2024) atingir IDEB: 6,0 nos anos iniciais do Ensino Fundamental, 5,5 nos anos finais e 8,0 no Ensino Médio.

a) Entre as metas do PNE (2014-2024), encontramos a meta de universalizar o Ensino Fundamental de 9 anos para toda a população de 6 a 14 anos e garantir que pelo menos 95% dos alunos concluam essa etapa na idade recomendada até o último ano do PNE.
b) Entre as metas do PNE (2014-2024), encontramos a meta de universalizar o Ensino Fundamental de 8 anos para toda a população de 7 a 14 anos e garantir que pelo menos 90% dos alunos concluam essa etapa na idade recomendada até o último ano do PNE.
c) Entre as metas do PNE (2014-2024), encontramos a meta de alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 4º ano do Ensino Fundamental.
d) Entre as metas do PNE (2014-2024), encontramos a meta de alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 5º ano do Ensino Fundamental, para que tenhamos um bom resultado junto a PROVA BRASIL.
e) É, também, uma meta do PNE (2014-2024) atingir IDEB: 6,0 nos anos iniciais do Ensino Fundamental, 5,5 nos anos finais e 8,0 no Ensino Médio.

Segundo a Constituição Federal de 1988, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) destina-se às pessoas que não tiveram acesso à Educação Básica na idade apropriada. Sobre esta modalidade, leia com atenção as assertivas abaixo.
I – A Educação de Jovens e Adultos destina-se para aqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos nos Ensinos Fundamental e Médio na idade apropriada.
II – Os sistemas de ensino assegurarão gratuitamente aos jovens e adultos, que não puderam efetuar os estudos na idade regular, oportunidades educacionais apropriadas, considerando as características do alunado como seus interesses, condições de vida e de trabalho.
III – A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade que recebeu influências do pensamento de Paulo Freire, tratando-se de uma proposta pedagógica pautada nas relações dialógicas de cooperação e solidariedade.
IV – A EJA substituiu o antigo Supletivo de primeiro e segundo graus. Esta modalidade pode ocorrer de modo integrado aos Ensinos Fundamental, Médio e à Educação Profissional, podendo, ainda, utilizar a Educação a Distância para conclusão dos estudos.
Entre as assertivas acima, é correto afirmar que:
Apenas I, II e III estão corretas.
Apenas II, III e IV estão corretas.
Apenas III e IV estão corretas.
Apenas I, III e IV estão corretas.
Todas estão corretas.

Desde 2002, o INEP realiza o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) para jovens residentes no Brasil que não tiveram acesso a escola na idade apropriada. Sobre essa avaliação é correto afirmar que:
A participação no ENCCEJA é obrigatória e não gratuita.
A partir de 2009, o ENCCEJA passou a certificar os Ensinos Fundamental e Médio.
As disciplinas avaliadas no ENCCEJA são: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física, uma Proposta de Redação, Matemática, História, Geografia e Ciências Naturais.
Em hipótese alguma, os alunos brasileiros, que vivem no exterior, poderão participar do ENCCEJA.
Estão aptos a participarem do exame alunos entre 14 e 18 anos.
Somente I, II e IV.
Somente II e III.
Somente III e IV.
Somente I, III e IV.
I, II, III e IV.

Mais conteúdos dessa disciplina