Logo Passei Direto
Buscar
O esquema mostra a localização de glândulas em um boneco, que representa a espécie humana. É correto afirmar sobre as glândulas do esquema, EXCETO:
a) na epiderme, para que a tinta não afete os vasos sanguíneos, as glândulas e as terminações nervosas da derme, nem as células adiposas da hipoderme.
b) na derme, pois, se realizada na epiderme, a tinta injetada seria eliminada com as células queratinizadas mortas.
c) na hipoderme, para que a tinta não seja eliminada com as células queratinizadas mortas, nem afete os vasos sanguíneos, as glândulas e as terminações nervosas.
d) na camada superficial da epiderme, para que a tinta afete o mínimo possível as estruturas inferiores da pele
e) na hipoderme, para que a tinta seja assimilada pelas células adiposas, pois são células que não sofrem tantas alterações ao longo do tempo.
User badge image
Praticando Para o Saber

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Analisando as afirmativas sobre a localização das glândulas no esquema apresentado, podemos identificar que todas as opções mencionam razões válidas para a escolha da localização das glândulas, exceto uma. Vamos analisar cada uma: a) na epiderme, para que a tinta não afete os vasos sanguíneos, as glândulas e as terminações nervosas da derme, nem as células adiposas da hipoderme. b) na derme, pois, se realizada na epiderme, a tinta injetada seria eliminada com as células queratinizadas mortas. c) na hipoderme, para que a tinta não seja eliminada com as células queratinizadas mortas, nem afete os vasos sanguíneos, as glândulas e as terminações nervosas. d) na camada superficial da epiderme, para que a tinta afete o mínimo possível as estruturas inferiores da pele. e) na hipoderme, para que a tinta seja assimilada pelas células adiposas, pois são células que não sofrem tantas alterações ao longo do tempo. Analisando as opções, a afirmativa que não apresenta uma razão válida para a localização das glândulas é a opção d) na camada superficial da epiderme, para que a tinta afete o mínimo possível as estruturas inferiores da pele. Isso porque a epiderme é a camada mais externa da pele e não é comum a injeção de substâncias diretamente nessa camada, devido à presença da camada córnea que dificulta a absorção de substâncias. Portanto, a opção que apresenta uma justificativa menos adequada para a localização das glândulas no esquema é a opção d).

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Associe a primeira coluna com a segunda:
Função
I. Revestir superfícies
II. Dar sustentação esquelética
III. Transmitir mensagens
IV. Realizar movimentos
Tecido
( ) ósseo
( ) muscular
( ) nervoso
( ) epitelial
a) II, I, IV, III
b) III, IV, II, I
c) II, I, III, IV
d) II, IV, III, I
e) III, II, IV, I

Com relação aos tecidos animais, é FALSO afirmar que:
a) o tecido epitelial é um tipo de tecido conjuntivo
b) o sangue é um tipo de tecido conjuntivo
c) o tecido cartilaginoso possui células denominadas condrócitos
d) existem três tipos de tecido muscular
e) o neurônio é a célula que constitui o tecido nervoso

Observe o desenho esquemático, que mostra um tipo de comunicação entre as células por meio de moléculas específicas. As moléculas sinalizadoras percorrem a corrente sanguínea até chegar aos seus receptores nas células-alvo. Nesse exemplo, pode-se afirmar que essas moléculas são:
a) hormônios
b) neurotransmissores
c) enzimas
d) mucos
e) n d a

A técnica convencional para reconstruir uma bexiga consiste em extrair pedaços do intestino delgado ou do estômago, porém esse procedimento traz várias complicações. Recentemente, cientistas 'construíram' bexigas em laboratório para pacientes que apresentam deficiência funcional nesse órgão. Os cientistas construíram com colágeno uma estrutura de sustentação e a recobriram internamente com células da bexiga e externamente com células musculares. Esse conjunto foi colocado em uma sopa de nutrientes para facilitar o crescimento celular. Depois de dois meses, as células já haviam recoberto o modelo e estava pronta uma bexiga feita sob medida.
I. A cavidade da bexiga é revestida pelo tecido epitelial, o qual não é vascularizado e apresenta pouca substância intercelular.
II. Tanto as células do tecido epitelial quanto as do tecido muscular são ricas em fibras colágenas. Essas fibras têm a capacidade de ceder facilmente às pressões e voltar ao estado normal quando as pressões terminam.
III. O corpo humano apresenta dois tipos de tecido muscular estriado: o cardíaco e o esquelético. As estrias são resultados da organização dos miofilamentos dentro das células.
IV. Todos os órgãos citados no texto pertencem ao sistema digestório, por isso é comum fazer a reconstituição da bexiga com pedaços de intestino ou estômago.
V. Uma vantagem da nova técnica desenvolvida é a não ocorrência de rejeição do novo órgão, uma vez que o tecido implantado é do próprio paciente

Mais conteúdos dessa disciplina