Logo Passei Direto
Buscar
Sobre o manejo de pragas da soja, marque a opção correta: Escolha uma opção: a. A lagarta da soja (Anticarsia gemmatalis) e os percevejos tiveram suas importâncias reduzidas com a utilização da soja geneticamente modificada. b. Após o lançamento comercial da soja geneticamente modificada, resistente a lagartas em 2010, os insetos pragas perderam sua importância na cultura. c. São insetos pragas importantes para a cultura da soja: lagarta da soja, lagarta falsa-medideira e percevejos. d. A tecnologia que confere resistência das plantas aos lepidópteros, embora já exista há algum tempo, somente foi lançada no Brasil em 2010.
User badge image
Gilmar Fredrerich

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Analisando as opções apresentadas: a. A lagarta da soja (Anticarsia gemmatalis) e os percevejos tiveram suas importâncias reduzidas com a utilização da soja geneticamente modificada. - A soja geneticamente modificada pode ajudar a reduzir a importância de certas pragas, mas não necessariamente de todas. b. Após o lançamento comercial da soja geneticamente modificada, resistente a lagartas em 2010, os insetos pragas perderam sua importância na cultura. - Embora a soja geneticamente modificada possa ter impacto nas pragas, não é correto afirmar que elas perderam completamente sua importância. c. São insetos pragas importantes para a cultura da soja: lagarta da soja, lagarta falsa-medideira e percevejos. - Esta opção identifica corretamente algumas das pragas importantes para a cultura da soja. d. A tecnologia que confere resistência das plantas aos lepidópteros, embora já exista há algum tempo, somente foi lançada no Brasil em 2010. - Esta opção fala sobre a tecnologia de resistência a lepidópteros, mas não aborda diretamente a importância das pragas. Assim, a opção correta é: c. São insetos pragas importantes para a cultura da soja: lagarta da soja, lagarta falsa-medideira e percevejos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A poda tem se tornado uma prática cada vez mais utilizada na condução da lavoura de café. Existem várias alternativas de podas, dependendo do estado em que se encontra a lavoura.
Sobre os tipos de podas que podem ser utilizadas no cafeeiro, é CORRETO afirmar que:
a. em lavouras depauperadas, com perda de boa parte dos ramos produtivos e da saia, recomenda-se a poda do tipo decote, pois esta não causa redução drástica da produção.
b. em lavouras com crescimento vigoroso e plantas com porte muito alto recomenda-se utilizar a poda do tipo recepa, pois esta permite reestruturar a copa das plantas.
c. o esqueletamento é um tipo de poda drástica, utilizado em lavouras mais velhas e ramos pouco produtivos, em vias de fechamento ou quando ocorre geada de “capote”.
d. em determinadas situações podem ser associadas as podas do tipo recepa e esqueletamento para reduzir o efeito drástico na produção no ano seguinte.

Dentre as principais pragas da cultura da soja têm-se as lagartas desfolhadoras e os percevejos, entretanto existem importantes inimigos naturais que exercem um importante papel no manejo integrado das pragas da soja.
Assinale a alternativa incorreta em relação aos predadores e parasitoides da cultura da soja:
a. O hemíptero do gênero Podisus sp. ataca lagartas e percevejos.
b. As espécies Calossoma granulatum e Lebia concina são himenópteros predadores de lagartas.
c. O Trissolcus basalis é um parasitóide que auxilia no controle de ovos de percevejos.
d. Trichogramma spp. é um parasitóide de ovos da lagarta-da-soja.

Mais conteúdos dessa disciplina