Logo Passei Direto
Buscar

Design

Outros
Segundo Brown (2009, p. 4, tradução nossa), o design thinking:
I- O design thinking não é apenas centrado no ser humano – é profundamente humano em si e por si.
II- O design thinking se baseia em nossa capacidade de sermos intuitivos, reconhecer padrões, desenvolver ideias que tenham significado emocional assim como funcional, nos expressar em mídias além de palavras ou símbolos.
III- O design thinking possibilita um excesso de confiança no processo racional e analítico e deixa de lado o sentimento, intuição e inspiração.
IV- A abordagem integrada no cerne do processo de design sugere uma 'terceira via'.
A) Somente a afirmativa I está correta.
B) Somente as afirmativas I, II e IV estão corretas.
C) Somente as afirmativas I e II estão corretas.
D) Somente as afirmativas I, III e IV estão corretas.
User badge image
Ensinando Através de Questões

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada afirmativa: I- O design thinking não é apenas centrado no ser humano – é profundamente humano em si e por si. Verdadeiro, essa afirmativa destaca a essência humana do design thinking, indo além de apenas ser centrado no ser humano. II- O design thinking se baseia em nossa capacidade de sermos intuitivos, reconhecer padrões, desenvolver ideias que tenham significado emocional assim como funcional, nos expressar em mídias além de palavras ou símbolos. Verdadeiro, essa afirmativa ressalta aspectos importantes do design thinking, como a intuição, o reconhecimento de padrões e a expressão em diferentes mídias. III- O design thinking possibilita um excesso de confiança no processo racional e analítico e deixa de lado o sentimento, intuição e inspiração. Falso, o design thinking valoriza a combinação entre racionalidade e criatividade, não deixando de lado o sentimento, intuição e inspiração. IV- A abordagem integrada no cerne do processo de design sugere uma 'terceira via'. Verdadeiro, essa afirmativa destaca a abordagem integrada do design thinking, que busca uma síntese entre diferentes perspectivas e abordagens. Portanto, as afirmativas corretas são I, II e IV. A alternativa que contém todas as afirmativas corretas é: B) Somente as afirmativas I, II e IV estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

2- A etapa de ideação é o espaço em que, depois de analisadas e interpretadas as informações do problema, pode-se começar a pensar em possíveis soluções.
O que pode se compreender como espaço da ideação?

A) Nesse espaço se geram novas e boas opções de solução. Para isso é preciso sonhar com as ideias de forma estreita em uma pequena lista de opções concebíveis. Assim, a ideação possui duas fases principais: geração de ideias, onde existe uma quantidade máxima fixa de ideias, e a síntese, na qual apenas uma ideia é escolhida.
B) Na etapa de ideação ocorre a geração de uma ideia para a resolução do problema. Para isso é preciso se manter na realidade, sem grandes divagações, para que a solução final seja tangível. A ideação possui duas fases principais: geração de ideias, onde existe uma quantidade máxima fixa de ideias, e a síntese, na qual apenas uma ideia é escolhida.
C) Nesse espaço se geram novas e boas opções de solução. Para isso é preciso sonhar com as ideias antes de estreitá-las em uma lista de opções concebíveis. Assim, a ideação possui duas fases principais: geração de ideias, onde a quantidade é o que importa, e a síntese, na qual as ideias são discutidas, combinadas e reduzidas a um pequeno número de opções viáveis.
D) Na etapa de ideação são geradas ideias para a solução de um problema. Para isso é preciso sonhar com as ideias antes de estreitá-las em uma lista de opções concebíveis. Assim, quanto menos ideias existirem, melhor para simplificar o processo e chegar mais rápido à etapa de prototipação.

3- Na imersão em profundidade se parte para a compreensão do contexto de vida dos atores e do assunto trabalhado. Aqui procura-se focar no ser humano com o objetivo de levantar quatro informações sobre o que as pessoas falam, agem, pensam e sentem.
Sobre a imersão em profundidade, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

( ) As informações coletadas na pesquisa em profundidade irão possibilitar identificar os comportamentos extremos e identificar padrões.
( ) Nos “cadernos de sensibilização” o próprio usuário faz o relato de suas atividades cotidianas.
( ) “Um dia na vida” é quando os pesquisadores assumem o papel de usuário e passam um período de tempo agindo sob um diferente ponto de vista.
( ) “Sombra” é um encontro entre os usuários que são convidados a pensar sobre o tema do projeto de modo a realizar juntos atividades nas quais expõem suas visões.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) V – V – V – F.
B) F – V – V – V.
C) F – V – V – F.
D) V – F – F – F.

A) V – V – V – F.
B) F – V – V – V.
C) F – V – V – F.
D) V – F – F – F.

4- O Design pode vir com algum termo que lhe sucede para dar sentido específico ao objeto. De acordo com Löbach (2001, p. 17):

“Design ambiental significa, como se sabe, configuração do meio ambiente. O conceito do ambiente se une ao do design. O resultado, porém, continua sendo um conceito geral, que se desdobra em vários tipos de configurações do ambiente. O design industrial [...] é o conceito geral para as diversas especialidades do design compreendidas na configuração do meio ambiente. O design industrial é, portanto, uma especialidade da configuração do meio ambiente.”

LÖBACH, B. Design Industrial: bases para a configuração de produtos industriais. São Paulo: Blücher, 2001.

A partir do que foi explicado, analise as seguintes sentenças:

I- As áreas de aplicação do Design são diversas e temos, por exemplo, Design de Produto, Design Gráfico, Design de Moda, Design de Animação, entre outros, além de termos que se desdobram desses, como o Design de Games na Animação.
II- O Design pode se manifestar em qualquer área do conhecimento ou prática humana, sendo mais amplo que as disciplinas projetuais, incluindo a invenção de novas práticas na vida cotidiana.
III- Design de Interação, Design de Experiência e Design Centrado no Humano são terminologias mais recentes que se ocupam com aspectos complexos da relação do usuário com o objeto/serviço.

IV- O Design está fortemente ligado ao campo visual. Sua limitação a ele faz com que a área tenha destaque nos projetos por oferecer modelos visuais que são trabalhados pela equipe e ajudam nos processos de comunicação.

Assinale a alternativa CORRETA:
A) Somente as afirmativas I e IV estão corretas.
B) Somente as afirmativas I e III estão corretas.
C) Somente as afirmativas I, III e IV estão corretas.
D) Somente as afirmativas I, II e III estão corretas.

A) Somente as afirmativas I e IV estão corretas.
B) Somente as afirmativas I e III estão corretas.
C) Somente as afirmativas I, III e IV estão corretas.
D) Somente as afirmativas I, II e III estão corretas.

projetos em escolas e universidades envolvendo as mais diversas idades e públicos. Na escola as preocupações estão voltadas para problemas da comunidade escolar ou de prática pedagógica. Na universidade existe muita pesquisa acerca do tema, projetos de extensão e práticas pedagógicas.
A) V – V – V – F.
B) F – F – V – V.
C) V – F – V – V.
D) V – V – F – V.

Diferentemente das formas indutiva e dedutiva, o design thinking propõe o pensamento abdutivo que ajuda na criação e validação de hipóteses. Por este pensamento podemos chegar num direcionamento para problemas complexos, que muitas vezes outras áreas não dão conta de resolver, a partir de premissas que ligam uma proposição com outras.

A) Diferente das formas convencionalmente reconhecidas de raciocínios indutivos e dedutivos, o pensamento abdutivo é feito pela criação e validação de hipóteses. Isso porque os problemas em que o design é solicitado costumam ter natureza complexa.
B) A hipótese científica e lógica é semelhante à hipótese de design. Um design especulativo pode ser determinado logicamente, porque as formas de raciocínio envolvidas são essencialmente abdutivas.
C) O design é semelhante das formas convencionalmente reconhecidas de raciocínios indutivos e dedutivos. No pensamento abdutivo, característico do design, a lógica está no interesse pelas formas abstratas, existentes e as novas formas.
D) O pensamento abdutivo pode ser definido como a forma de pensar de um design thinker que resolve problemas cotidianos com soluções unidirecionais. As soluções são simples e de baixo custo, uma vez que no modelo abdutivo uma equipe multidisciplinar de cientistas e profissionais da lógica trabalha em conjunto com o designer.

Mais conteúdos dessa disciplina