A utilização da ideia da diversidade tem na UNESCO uma de suas principais propagadoras. Um dos exemplos encontra-se na Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural (UNESCO, 2002), que destaca o respeito à diversidade como meio de superação de conflitos:
[...] em nossas sociedades cada vez mais diversificadas, torna-se indispensável garantir uma interação harmoniosa entre pessoas e grupos com identidades culturais a um só tempo plurais, variadas e dinâmicas, assim como sua vontade de conviver. As políticas que favoreçam a inclusão e a participação de todos os cidadãos garantem a coesão social, a vitalidade da sociedade civil e a paz. Definido desta maneira, o pluralismo cultural constitui a resposta política à realidade da diversidade cultural. (UNESCO, 2002, p. 3)
Fonte: VIANNA, Cláudia P. O movimento LGBT e as políticas de educação de gênero e diversidade sexual: perdas, ganhos e desafios. Educação e Pesquisa, v. 41, n. 3, p. 791–806, jul. 2015.
Considerando o texto, avalie as afirmações abaixo:
I. Em sociedades cada vez mais diversificadas, não é necessário políticas para gerar uma interação harmoniosa entre pessoas e grupos com identidades culturais plurais.
II. Em sociedades variadas e dinâmicas, encontramos naturalidade e eficácia na lida com as mudanças no paradigma comportamental do grupo.
III. As políticas que favorecem a inclusão e a participação de todos os cidadãos não garantem a coesão social, a vitalidade da sociedade civil e a paz.
IV. As políticas que favorecem a inclusão e a participação de todos os cidadãos contribuem para a vitalidade da sociedade civil.
É correto apenas o que se afirma em:
Grupo de escolhas da pergunta
II, III e IV.
II e III.
I e III.
I e IV.
IV.
Ed
ano passado
O texto apresenta a Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural da UNESCO, que destaca a importância do respeito à diversidade como meio de superação de conflitos e a necessidade de políticas que favoreçam a inclusão e a participação de todos os cidadãos para garantir a coesão social, a vitalidade da sociedade civil e a paz. Analisando as afirmações: I. Em sociedades cada vez mais diversificadas, não é necessário políticas para gerar uma interação harmoniosa entre pessoas e grupos com identidades culturais plurais. - Essa afirmação está incorreta, pois o texto destaca a necessidade de políticas que favoreçam a inclusão e a participação de todos os cidadãos para garantir a coesão social, a vitalidade da sociedade civil e a paz. Portanto, a afirmação I é falsa. II. Em sociedades variadas e dinâmicas, encontramos naturalidade e eficácia na lida com as mudanças no paradigma comportamental do grupo. - Essa afirmação não é mencionada no texto e não pode ser inferida a partir dele. Portanto, a afirmação II é falsa. III. As políticas que favorecem a inclusão e a participação de todos os cidadãos não garantem a coesão social, a vitalidade da sociedade civil e a paz. - Essa afirmação está incorreta, pois o texto destaca que as políticas que favorecem a inclusão e a participação de todos os cidadãos garantem a coesão social, a vitalidade da sociedade civil e a paz. Portanto, a afirmação III é falsa. IV. As políticas que favorecem a inclusão e a participação de todos os cidadãos contribuem para a vitalidade da sociedade civil. - Essa afirmação está correta, pois o texto destaca que as políticas que favorecem a inclusão e a participação de todos os cidadãos garantem a coesão social, a vitalidade da sociedade civil e a paz. Portanto, a afirmação IV é verdadeira. Assim, a única alternativa que apresenta uma afirmação correta é: I e IV.
Já tem uma conta?
Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade