Logo Passei Direto
Buscar
Analise os gráficos a seguir. Com base nos gráficos e nos conhecimentos sobre o tema, assinale a alternativa que define corretamente qual dos gráficos descreve o padrão esperado de variação da biomassa com o tempo, para que em um ecossistema ocorra uma retirada líquida de carbono da atmosfera:

a) O gráfico 1, pois, com a mortalidade e a redução da biomassa, o carbono será incorporado ao solo na forma de matéria orgânica.
b) O gráfico 2, pois, com o aumento da biomassa, haverá mais carbono atmosférico sendo retirado do ar.
c) O gráfico 2, pois, com o aumento da biomassa, haverá também uma maior taxa de respiração.
d) O gráfico 3, pois indica o que ocorreria em uma floresta madura, como na Amazônia.
e) Em qualquer das três situações representadas pelos gráficos poderia haver retirada líquida, dependendo apenas da taxa respiratória.
User badge image
Questões para Estudantes

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Analisando as informações fornecidas, podemos identificar que a retirada líquida de carbono da atmosfera ocorre quando há um aumento da biomassa, o que implica em mais carbono sendo retirado do ar. Além disso, é importante considerar que a taxa de respiração também influencia nesse processo. Dessa forma, a alternativa correta que define o padrão esperado de variação da biomassa com o tempo para que ocorra uma retirada líquida de carbono da atmosfera é: b) O gráfico 2, pois, com o aumento da biomassa, haverá mais carbono atmosférico sendo retirado do ar.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

04. (UFSCar) No gráfico, estão representadas as taxas de fotossíntese e respiração de uma determinada planta, quando submetida a diferentes intensidades luminosas.

A partir do ponto A, com o aumento da intensidade luminosa pode-se dizer que a planta está:
a) Produzindo e consumindo o mesmo volume de CO2.
b) Produzindo e consumindo matéria orgânica em iguais quantidades.
c) Aumentando a taxa de respiração e produção de CO2.
d) Diminuindo a taxa de fotossíntese e reduzindo a produção de CO2.
e) Produzindo mais matéria orgânica do que consumindo.

06. (PUC-MG) O esquema representa alguns aspectos metabólicos e fisiológicos de uma planta.

Analisando o esquema de acordo com seus conhecimentos, é incorreto afirmar:
a) O produto do processo A independe da presença de luz e é vital para a purificação do ar atmosférico.
b) O processo B apresenta subprodutos da respiração celular aeróbia, realizada por todas as plantas.
c) A intensidade do processo D normalmente depende da intensidade do processo C.
d) O processo E representa a distribuição da seiva elaborada para as diversas partes da planta.

07. (PUC-SP) O gráfico a seguir mostra o ponto de compensação para duas espécies vegetais (1 e 2) que se encontram no mesmo ambiente.

Foram feitas as seguintes afirmacoes com relação à análise desse gráfico:

I. O ponto de compensação varia de uma espécie para outra.
II. A espécie 1 pode ser uma planta de sombra (umbrófila) e a espécie 2 uma planta de sol (heliófila).
III. A taxa de fotossíntese é a mesma para as espécies 1 e 2.
Pode-se considerar:
a) Apenas a I correta.
b) Apenas a II correta.
c) A I e a II corretas.
d) A I e a III corretas.
e) A II e a III corretas.

08. (OBJETIVO-SP) Em um estudo, pesquisadores adicionaram lodo obtido no tratamento de esgoto doméstico ao solo de uma plantação de cana-de-açúcar. Os resultados da ação desse lodo estão apresentados nos gráficos.

Considerando os dados dos gráficos, foram feitas as afirmações a seguir:

I. A aplicação de lodo de esgoto resulta em redução da fotossíntese da plantação de cana-de-açúcar.
II. O lodo obtido por tratamento do esgoto doméstico deve fornecer nutrientes à plantação.
III. A aplicação do lodo deve estimular a liberação de CO2 pela plantação.
IV. A biomassa da plantação diminui com a aplicação do lodo de esgoto.
Está correto o contido, apenas em:
a) I.
b) II.
c) I e III.
d) II, III e IV.
e) I, II e IV.

09. (COVEST) Um grande número de bactérias apresenta nutrição heterotrófica. As bactérias heterotróficas extraem a energia das moléculas dos alimentos através da respiração (aeróbica ou anaeróbica) e de fermentação, processos ilustrados na figura abaixo para a bactéria Escherichia coli (I) e para a bactéria Desulfovibrio desulfuricans (II). Sobre este assunto podemos afirmar:

I II

0 0 – No processo de respiração aeróbica, moléculas orgânicas do alimento se combinam com o oxigênio e são degradadas a gás carbônico e água (1).
1 1 – Sais orgânicos, como nitratos, podem ser utilizados na respiração anaeróbica (2), em substituição ao oxigênio, processo desenvolvido por bactérias, comoEscherichia coli.
2 2 – Na fermentação (3), uma molécula orgânica é degradada a compostos orgânicos simples, liberando parte da energia nela contida. Este processo é utilizado por bactérias que vivem no solo ou em água estagnadas, onde o suprimento de oxigênio é escasso.
3 3 – Existem bactérias aeróbicas facultativas. Elas podem obter energia através de respiração aeróbica (1) ou de fermentação (2), despendendo da disponibilidade ou não de oxigênio.

4 4 – Os dois tipos mais comuns de fermentação são: a alcoólica e láctica.

No texto acima é feita referência ao potencial destrutivo de algumas pessoas, o que também acaba por atingir a natureza, em seus vários aspectos: “Há pessoas que vivem para destruir. Nasceram no fosso da ignorância e lá construíram o seu mundo de ódio, de desprezo, de traição. Fazem cursos de guerra, especializam-se no manuseio de armas bélicas e exercitam-se diariamente no processo de delação.” A alteração do meio ambiente provoca danos que podem ser sentidos pelas populações do mundo inteiro, como o efeito estufa, que tem levado ao aumento da temperatura no planeta. No Brasil, o desmatamento e as queimadas têm causado uma dupla preocupação, pois, além de as queimadas lançarem na atmosfera gases de efeito estufa, a derrubada de árvores diminui a taxa de fixação do carbono pela fotossíntese, contribuindo para ampliar o problema. Sobre o processo de fotossíntese, assinale a alternativa correta:
a) A fotólise da água produz o desdobramento do CO2 em carbono e oxigênio.
b) A fotossíntese pode ser dividida em duas etapas: a etapa luminosa ou fotoquímica e a etapa química ou enzimática.
c) Nos cloroplastos contidos nas folhas, o único pigmento envolvido no processo fotossintético é a clorofila.
d) No chamado Ciclo de Calvin, o açúcar formado pelas reações da fotossíntese é a sacarose.

Considerando os conceitos de energia, é correto afirmar:
I - A energia pode ser transformada ou transferida, mas nunca criada ou destruída.
II - A energia está relacionada com a capacidade de produzir movimento.
III - O bombeamento de substâncias, através da membrana plasmática, é um trabalho celular que utiliza energia.
IV - O ATP é a molécula mais importante na captura, no armazenamento temporário e na transferência de energia, nos processos celulares.
V - No processo de respiração celular, a energia fica armazenada nas moléculas de glicídios, na forma de energia potencial química.

A figura apresentada ilustra:

a) A ação da enzima ATP-sintase a partir da passagem de prótons pelo seu interior, durante a fosforilação oxidativa.
b) A passagem gradativa de elétrons durante a sua transferência na cadeia transportadora até o seu aceptor final.
c) O acúmulo de prótons H+ no espaço intermembrana devido à acidificação por meio da liberação de ácido láctico proveniente da fermentação.
d) O transporte de elétrons pelo complexo fotossintético de antena, levando à síntese de ATP dirigida pela captação da energia luminosa.
e) A produção direta de ATP a partir da degradação de acetil coenzima A a ácido oxalacético.

Com relação à nutrição dos organismos fotossintetizantes, assinale o que for correto.
I - O ponto de compensação fótico é aquele onde a intensidade da fotossíntese é exatamente igual à da respiração celular. Portanto, o oxigênio liberado pela fotossíntese é consumido na respiração celular, e o CO2 liberado na respiração celular é consumido na fotossíntese.
II - A abertura e fechamento dos ostíolos resultam das variações de turgor das células estomáticas.
III - No interior dos cloroplastos, os pigmentos fotossintetizantes se concentram nos tilacoides, prendendo-se às suas superfícies lamelares.
IV - Para haver crescimento de um vegetal, é considerado que a intensidade luminosa esteja abaixo de seu ponto de compensação e, portanto, a respiração supera a fotossíntese.
V - Os pigmentos (clorofila, caroteno, xantofila) pertencem a uma categoria de substâncias capazes de absorver luz em seus diferentes comprimentos de onda.

Com relação ao processo fotossintético, é correto afirmar que:
a) A síntese de carboidrato ocorre nos tilacoides dos cloroplastos.
b) A síntese de carboidrato ocorre nas mitocôndrias.
c) A síntese de carboidrato ocorre no estroma dos cloroplastos.
d) A conversão da energia luminosa em energia química ocorre no estroma.

Responda a esta questão com base no gráfico abaixo. O ponto d, correspondente à intensidade luminosa II, é mais bem explicado por qual das alternativas?
a) Aí o vegetal está fazendo apenas fotossíntese.
b) Aí o vegetal está fazendo apenas respiração.
c) Aí o vegetal está eliminando CO2 e não O2, portanto está “produzindo” energia.
d) Aí o vegetal está eliminando O2 não CO2, portanto está “consumindo” energia.
e) Algo totalmente diferente do que foi exposto nas alternativas anteriores está ocorrendo.

Durante a fotossíntese, a energia luminosa é convertida em energia química. Sabe-se que a luz branca ou visível é constituída de “diferentes cores”, abrangendo desde o violeta, numa das extremidades da faixa visível, até o vermelho na outra extremidade. O espectro de absorção de luz pelas plantas, durante o processo fotossintético, mostra que a presença de vários tipos de pigmentos (clorofilas, carotenos, ficobilinas…) é de fundamental importância para a sua eficiência. No gráfico a seguir, é mostrado o espectro de absorção das clorofilas alfa e beta e dos carotenoides. Baseado nesses fatos e nos seus conhecimentos analise as proposições a seguir.
I - A fotossíntese ocorre com maior intensidade nas faixas correspondentes ao azul e ao vermelho e, com pouca eficiência, nas faixas do verde e amarelo.
II - No gráfico, o espectro de absorção da clorofila alfa está representado pela clorofila 1.
III - Na faixa entre 520 a 630 nm cujo espectro de absorção é quase nulo, é impossível a sobrevivência de algum organismo fotossintetizante.
IV - As moléculas de clorofila, os aceptores de elétrons e os pigmentos acessórios que participam da fotossíntese, encontram-se arranjados nos tilacoides, constituindo os fotossistemas (I e II). Neles, as clorofilas alfa e beta se encontram associada a moléculas de proteínas, formando os chamados centros de reações fotoquímicas.
V - As moléculas de clorofila alfa presentes nos fotossistemas I e II são diferentes, daí serem diferentes os picos de absorção dos dois fotossistemas.

Todos os seres vivos necessitam de energia para viver e para isso realizam processos metabólicos variados. Enquanto organismos mais complexos realizam respiração aeróbica para obter energia, alguns microrganismos, como bactérias e fungos, utilizam a fermentação. Com relação aos processos existentes no mundo vivo para a obtenção de energia, analise as afirmativas a seguir.
I. A glicose é o combustível inicial tanto da respiração quanto da fermentação.
II. Os vegetais fazem fotossíntese durante o dia e respiram apenas à noite.
III. As leveduras fermentam açúcares para produzir ácido lático.
IV. Como os microrganismos precisam se multiplicar com rapidez, realizam fermentação, processo mais eficiente com relação ao balanço energético do que a respiração aeróbia, pois é mais rápido.

Atenção: Para responder esta questão considere o texto apresentado abaixo. Em vários países subdesenvolvidos, um importante problema de saúde pública é o consumo de água contaminada por arsênico, substância nociva ao organismo presente naturalmente no solo e em rochas. Duas tecnologias se mostraram eficazes no processo de descontaminação. A primeira delas (…) é fruto da combinação de nanocristais magnéticos com materiais baseados em grafeno, formado apenas por átomos de carbono. O compósito resultante é adicionado na água e em apenas 10 minutos remove as partículas de arsênico. Em seguida, o líquido passa por um processo simples de filtragem, e está pronto para o consumo humano. O outro método emprega um sistema de tubos de vidro e plástico que, submetido à luz solar durante algumas horas, faz a purificação da água. (…) o protótipo foi capaz de reduzir o nível de contaminação por arsênico de 500 partes por bilhão (ppb) para 30 ppb. (Revista Pesquisa Fapesp, setembro de 2010, p. 70) O arsênico é um inibidor da enzima piruvato desidrogenase, que participa do processo de produção de energia em escala celular. Em outras palavras, o arsênico interrompe o processo de:
a) Síntese de proteínas, que ocorre nos ribossomos.
b) Respiração celular, que ocorre nas mitocôndrias.
c) Transcrição de DNA, que acontece no núcleo.
d) Digestão celular, que ocorre nos lisossomos.
e) Síntese de RNAm, que ocorre no complexo golgiense.

Qual a alternativa que identifica, corretamente, a substância absorvida ou eliminada?

a) O2 O2 O2 CO2
b) O2 CO2 CO2 CO2
c) O2 CO2 O2 O2
d) CO2 CO2 CO2 O2
e) CO2 O2 CO2 O2

A fermentação é um processo de obtenção de energia que não necessita do oxigênio, porém, é menos eficiente em termos de energia que a respiração aeróbica, gerando apenas duas moléculas de ATP por molécula de glicose.

0 - Verdadeiro
1 - Falso
2 - Falso
3 - Verdadeiro
4 - Verdadeiro

Mais conteúdos dessa disciplina