Logo Passei Direto
Buscar
O estímulo para a sudorese e consequente produção de suor também são facilitados, uma vez que circula maior quantidade de sangue próximo às glândulas sudoríparas. O estímulo da produção de suor tem como objetivo a transferência de parte da temperatura armazenada no organismo em direção ao meio externo (ambiente), após a evaporação deste suor e resfriamento da pele. Caso o suor não evapore, essa energia térmica permanece na pele, prejudicando o resfriamento do corpo. A produção deste suor depende de fatores genéticos (pessoas diferem na quantidade de produção de suor), como:

A) Temperatura ambiente e umidade relativa do ar;
B) Estado de aclimatização e tipo de vestimenta utilizada;
C) Tipo de vestimenta utilizada;
D) Intensidade do exercício;
E) Intensidade do exercício, temperatura ambiente, umidade relativa do ar, estado de aclimatização e tipo de vestimenta utilizada (PLOWMAN; SMITH, 2009).
User badge image
DireitosHumanizados

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Analisando as opções apresentadas: A) Temperatura ambiente e umidade relativa do ar - Correto, pois a produção de suor é influenciada pela temperatura ambiente e umidade relativa do ar. B) Estado de aclimatização e tipo de vestimenta utilizada - Correto, pois o estado de aclimatização e o tipo de vestimenta podem influenciar na produção de suor. C) Tipo de vestimenta utilizada - Embora possa influenciar, não é o único fator que determina a produção de suor. D) Intensidade do exercício - Correto, pois a intensidade do exercício pode aumentar a produção de suor. E) Intensidade do exercício, temperatura ambiente, umidade relativa do ar, estado de aclimatização e tipo de vestimenta utilizada - Embora inclua vários fatores relevantes, a produção de suor não depende necessariamente de todos esses elementos ao mesmo tempo. Portanto, as opções corretas são: A) Temperatura ambiente e umidade relativa do ar; B) Estado de aclimatização e tipo de vestimenta utilizada; e D) Intensidade do exercício.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Questão 001 (FCC, 2010) A despolarização da membrana plasmática da terminação do axônio abre, transitoriamente, os canais dependentes de: X A) Cálcio. B) Cloreto. C) Zinco. D) Sódio. E) Potássio.

Questão 003 (ENADE, 2004) Embora o exercício aeróbio seja importante para a prevenção de doenças cardiovasculares, o treinamento de força também pode contribuir para esta prevenção PORQUE existem estudos que mostram que o exercício de força pode ajudar na redução dos níveis de pressão arterial em repouso, bem como na redução da gordura corporal. A esse respeito, pode-se concluir que: X A) as duas afirmacoes são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira. B) as duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira. C) a primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa. D) a primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira. E) as duas afirmações são falsas.

Questão 005 A fibra muscular também apresenta uma microestrutura de organização que forma o sarcômero, permitindo que o músculo realize as contrações musculares mediante a ligação de proteínas que formam os filamentos fino e grosso. Quais são as proteínas que são classificadas como proteínas contráteis? Escolha a alternativa que contenha a informação correta de forma completa. A) Proteínas contráteis formadas pelos filamentos de actina e miosina. B) Proteínas contráteis formadas pelos filamentos de nebulina e titina. C) Proteínas contráteis formadas pelos filamentos de tropomiosina e troponina. X D) Proteínas contráteis formadas pelos filamentos de actina e tropomiosina. E) Proteínas contráteis formadas pelos filamentos de miosina e troponina.

Questão 007 Os benefícios _______________________________ da atividade física e da participação em práticas esportivas são numerosos, e como sugerido por Warden et al. (2014) persistem na _________________. A participação ao longo da vida em atividades com carga e de maior impacto está associada a uma maior resistência _____________. Detter et al. (2014) mostraram que uma intervenção de exercício escolar de 6 anos teve um benefício substancial para a área óssea total da tíbia diafisária (38% local), sem aumentar risco de fratura. Atividades físicas realizada durante a infância também pode beneficiar ___________________________ (FARR et al., 2012). Componentes específicos da dieta também foram propostos para desenvolvimento muscular e ósseo, particularmente no contexto das interações nutriente-exercício (DALY; DUCKHAM; GIANOUDIS, 2014; LEWIS; LAING, 2015). Estudos tem buscado entender a relação de pelo menos três fatores relacionados à ingestão e seus efeitos na fisiologia musculoesquelética associados aos exercícios: cálcio, vitamina D e ____________________. Complete o parágrafo com as palavras na sequência correta. A) proteínas, muscoesqueléticos, Idade adulta, óssea, adiposidade muscular. B) Óssea, adiposidade muscular, proteínas, muscoesqueléticos, Idade adulta C) Musculoesqueléticos, idade adulta, óssea, adiposidade muscular, proteínas. X D) Adiposidade muscular, proteínas, muscoesqueléticos. idade adulta , óssea. E) Idade adulta, óssea, adiposidade muscular, proteínas, muscoesqueléticos.

Questão 008 O consumo máximo de oxigênio (VO2max) é definido como a maior taxa de captação, transporte e utilização de oxigênio fornecido por gás atmosférico em situações de esforço máximo e exaustivo. Existem testes diretos e indiretos de obtenção da medida de VO2max. Desta forma, qual é a finalidade de utilizar o VO2max em avaliações fisiológicas? Assinale a alternativa correta. A) A medida do VO2max é importante, pois é um bom indicativo do desempenho aeróbio para atletas, mas também oferece parâmetros do estado de saúde como um preditor de mortalidade em indivíduos saudáveis e doentes. B) A medida do VO2max é pouco importante como indicativo do desempenho aeróbio para atletas. Contudo mostra-se um bom parâmetro do estado de saúde como um preditor de mortalidade em indivíduos saudáveis e doentes. X C) O VO2max é importante, pois é um bom indicativo do desempenho aeróbio para atletas. Porém pouco oferece como parâmetro do estado de saúde e como um preditor de mortalidade em indivíduos saudáveis e doentes. D) O VO2max é um pobre indicativo do desempenho aeróbio para atletas e também não oferece parâmetro para avaliar o estado de saúde como um preditor de mortalidade em indivíduos saudáveis e doentes. E) A medida do VO2max é o parâmetro mais importante do desempenho aeróbio para atletas. Porém nada tem a oferecer como parâmetro do estado de saúde e como um preditor de mortalidade em indivíduos saudáveis e doentes.

Uma das principais e mais importantes adaptações metabólicas a um programa de treinamento são as alterações nos hormônios responsáveis pela regulação do metabolismo, dentre eles os fatores de liberação hipotalâmica e o hormônio:

A) hormônio do crescimento (GH)
B) tiroxina (T4)
C) hormônio adrenocorticotrópico (ACTH).
D) adrenalina
E) antidiurético (ADH)

O controle da temperatura corpórea em decorrência das alterações de temperatura ambiente tem fundamental importância para a sobrevivência e manutenção das respostas fisiológicas normais do corpo humano. Para que houvesse a evolução humana, foi necessário que o ser humano desenvolvesse um sistema termorregulador eficiente, o que lhe permitiu habitar regiões com condições climáticas extremas. A temperatura exerce influência direta em diversos fatores do organismo, como nas reações químicas, já que afeta a velocidade em que ocorrem (vide Unidade 1). O eficaz sistema termorregulador humano permite não somente a sobrevivência em temperaturas extremas, mas também a prática de exercícios nestas condições (ANDRADE, LIRA, 2016). Existem três processos físicos que nos fazem trocar de calor com o ambiente/objeto: por condução, por convecção e por irradiação. Marque a resposta que está de acordo com a irradiação.

A) Irradiação é a transferência de calor por convecção ocorre pelo transporte de matéria entre as regiões. Durante a prática de exercícios, a camada de ar adjacente à pele adquire, por condução, energia térmica e passa a ocupar maior volume, tornando-se menos densa e subindo, transferindo parte do calor armazenado na pele para o ambiente. No seu lugar, é reposta uma camada de ar mais fria que receberá calor da pele, recomeçando o ciclo e formando as correntes de convecção. Este processo ocorre somente em líquidos e gases, e a presença de vento favorece a troca de calor por convecção, pois permite a remoção mais rápida das moléculas mais próximas da pele em direção ao ambiente.
B) Irradiação, quanto maior a absorção, maior será a temperatura da região, e cores escuras absorvem mais esta radiação, o que nos faz ter a sensação de que uma roupa mais escura esquenta mais do que uma mais clara (GUYTON; HALL, 2006).
C) A transferência de calor por irradiação, não é necessário nem a proximidade molecular nem o transporte de matéria, pois a irradiação consegue se propagar mesmo no vácuo. Quanto maior a temperatura ambiente, maior a emissão de radiação em direção ao organismo, sendo parte dessa radiação refletida de volta para o ambiente e parte absorvida pela superfície do corpo. Quanto maior a absorção, maior será a temperatura da região, e cores escuras absorvem mais esta radiação, o que nos faz ter a sensação de que uma roupa mais escura esquenta mais do que uma mais clara (GUYTON; HALL, 2006).
D) Todas as alternativas estão erradas.
E) Irradiação é a transferência de calor por condução se dá de molécula para molécula, sempre no sentido da molécula de maior energia térmica para a de menor energia térmica, já que as de maior temperatura vibram com maior intensidade, transferindo parte desta energia ao entrar em contato com outras de menor temperatura, agitando-as.

003 As células do corpo humano necessitam de energia de reações químicas que ocorrem em diferentes sistemas do metabolismo celular (resultado de todas as reações da célula). Neste caso, como se chamam as reações que armazenam e liberam a energia das células do corpo?
Escolha a alternativa correta.

A) Reações anaeróbias (anabólicas) e aeróbias (catabólicas).
B) Reações simples (anabólicas) e complexas (catabólicas).
C) Reações endergônicas (anabólicas) e exergônicas (catabólicas).
X D) Reações endergônicas (anabólicas) e exergônicas (catabólicas).
E) Reações agonistas (anabólicas) e antagonistas (catabólicas).

005 Para ter energia, precisamos ingerir ________, que são os carboidratos, gorduras e proteínas. Dos três elementos, o(a) ________ é o que fornece mais energia (9 Kcal/g). Porém, outros elementos são essenciais na dieta alimentar de todos os humanos, como os minerais e vitaminas, conhecidos por ___________.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.

A) Macronutrientes; carboidrato; energéticos.
B) Macronutrientes; gordura; micronutrientes.
C) Macronutrientes; proteína; micronutrientes.
X D) Micronutrientes; carboidrato; macronutrientes.
E) Micronutrientes; gordura; energéticos.

006 Os alimentos são compostos pelos macronutrientes denominados carboidratos, proteínas e lipídios. São considerados fontes destes nutrientes, respectivamente:

A) arroz, óleo de soja, feijão.
B) feijão, carne, ovos.
C) batata inglesa, azeite, abacate.
X D) batata doce, peixe, óleo de girassol.
E) abóbora, azeite, peixe.

007 São carboidratos com função de armazenamento de energia nas células:

A) Alanina e glucagon
B) Triglicerol e amido
X C) Amido e glicogênio
D) Insulina e colesterol
E) Glicose e insulina

Examinar o gasto energético apenas durante o exercício físico não nos fornece o quadro completo sobre o consumo, isto porque o metabolismo permanece temporariamente elevado após o término da atividade (MARRA E MARQUES, 2005). Esse fenômeno é denominado de:

A) hiperplasia.
B) hipotensão.
C) hipoglicemia.
D) consumo excessivo de oxigênio pós-exercícios.
E) sarcopenia.

Mais conteúdos dessa disciplina