Logo Passei Direto
Buscar
As sociedades estudadas pelos primeiros antropólogos são sociedades longínquas às quais são atribuídas dimensões restritas e que tiveram poucos contatos com os grupos vizinhos, cuja tecnologia é pouco desenvolvida em relação à nossa e nas quais há uma menor especificação das atividades e funções sociais. São também qualificadas de 'simples', em consequência, irão permitir a compreensão da organização 'complexa' de nossas próprias sociedades. A antropologia atribui-se, portanto, um objeto que lhe é próprio: o estudo das populações que não pertencem à civilização ocidental. Serão necessárias algumas décadas para elaborar ferramentas de investigação que permitam a coleta direta no campo das observações e informações. Mas após ter seus próprios métodos de pesquisa - no início do século XX - a Antropologia percebe que o objeto empírico escolhido (as sociedades 'primitivas') está desaparecendo, pois o próprio universo dos 'selvagens' não é poupado pela evolução social. Muito rapidamente, surge a questão, como diz Paul Mercier (1966): a 'morte do primitivo' há de causar a morte daqueles que haviam se dado como tarefa o seu estudo?
LAPLANTINE, François. Aprender Antropologia. São Paulo: Brasiliense, 2003.
A partir do que foi descrito, avalie as afirmacoes a seguir.
I. O antropólogo se volta para o âmbito das outras ciências humanas, resolve a questão da autonomia problemática de sua disciplina reencontrando, especialmente a Sociologia, e notadamente o que é chamado de 'Sociologia Comparada'.
II. O antropólogo sai em busca de uma outra área de investigação: o camponês, este selvagem de dentro, objeto ideal de seu estudo, particularmente bem adequado, já que foi deixado de lado por outros ramos das ciências do homem.
III. O antropólogo arma a especificidade de sua prática, não mais através de um objeto empírico constituído (o selvagem, o camponês), mas através de uma abordagem epistemológica constituinte.
A) I e III, apenas.
B) II, apenas.
C) I, II e III.
D) II e III, apenas.
E) I, apenas.
User badge image
Exercícios Para o Aprendizado

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Vamos analisar cada uma das afirmações: I. O antropólogo se volta para o âmbito das outras ciências humanas, resolve a questão da autonomia problemática de sua disciplina reencontrando, especialmente a Sociologia, e notadamente o que é chamado de 'Sociologia Comparada'. Verdadeiro, essa afirmação reflete a interação entre a Antropologia e a Sociologia, especialmente no contexto da Sociologia Comparada. II. O antropólogo sai em busca de uma outra área de investigação: o camponês, este selvagem de dentro, objeto ideal de seu estudo, particularmente bem adequado, já que foi deixado de lado por outros ramos das ciências do homem. Verdadeiro, essa afirmação é correta, pois reflete a mudança de foco dos antropólogos para grupos que não eram tradicionalmente estudados, como os camponeses. III. O antropólogo arma a especificidade de sua prática, não mais através de um objeto empírico constituído (o selvagem, o camponês), mas através de uma abordagem epistemológica constituinte. Verdadeiro, essa afirmação também está correta, pois indica uma mudança na abordagem da Antropologia, focando mais em métodos e epistemologia do que em objetos empíricos fixos. Com base na análise, todas as afirmações I, II e III são verdadeiras. Portanto, a alternativa correta que contém todos os itens verdadeiros é: C) I, II e III.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Vamos analisar cada afirmativa: I. O antropólogo se volta para o âmbito das outras ciências humanas, resolve a questão da autonomia problemática de sua disciplina reencontrando, especialmente a Sociologia, e notadamente o que é chamado de 'Sociologia Comparada'. Verdadeiro, pois a antropologia frequentemente se relaciona e se beneficia de outras disciplinas das ciências humanas, como a Sociologia. II. O antropólogo sai em busca de uma outra área de investigação: o camponês, este selvagem de dentro, objeto ideal de seu estudo, particularmente bem adequado, já que foi deixado de lado por outros ramos das ciências do homem. Falso, pois a descrição do camponês como "selvagem de dentro" não condiz com a abordagem antropológica tradicional, que não utiliza esse termo para se referir aos camponeses. III. O antropólogo arma a especificidade de sua prática, não mais através de um objeto empírico constituído (o selvagem, o camponês), mas através de uma abordagem epistemológica constituinte. Verdadeiro, pois a antropologia contemporânea tem se voltado mais para abordagens epistemológicas e teóricas do que para objetos empíricos específicos. Portanto, as afirmativas corretas são I e III. A alternativa que contém ambas é: A) I e III, apenas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Sobre as regras da ABNT para a construção de citações diretas e indiretas, assinale a alternativa correta.
Na citação indireta, o autor do trabalho científico realiza leituras de obras e elabora um texto copiando de forma idêntica o texto da obra, indicando no final da frase e entre parênteses, o sobrenome do autor dessa obra, o ano da publicação da obra e o número da página.
As citações indiretas que tenham mais de três linhas devem ser colocadas entre aspas duplas. Já para introduzir citações dentro de uma citação, devem ser usadas as aspas simples.
Na citação direta, o autor do trabalho científico realiza leituras de obras e elabora um texto com suas próprias palavras, indicando o sobrenome do autor da obra lida e o ano da publicação da mesma no final ou no início da frase.
As citações indiretas que tenham até três linhas devem ser colocadas sem aspas. Neste caso, a letra usada é menor que a do documento e deve estar num recuo de 4 cm da margem esquerda.
Tanto na citação direta quanto na indireta, o sobrenome do autor, quando estiver dentro de parênteses, deve ser redigido com letra maiúscula.
A) Na citação indireta, o autor do trabalho científico realiza leituras de obras e elabora um texto copiando de forma idêntica o texto da obra, indicando no final da frase e entre parênteses, o sobrenome do autor dessa obra, o ano da publicação da obra e o número da página.
B) As citações indiretas que tenham mais de três linhas devem ser colocadas entre aspas duplas. Já para introduzir citações dentro de uma citação, devem ser usadas as aspas simples.
C) Na citação direta, o autor do trabalho científico realiza leituras de obras e elabora um texto com suas próprias palavras, indicando o sobrenome do autor da obra lida e o ano da publicação da mesma no final ou no início da frase.
D) As citações indiretas que tenham até três linhas devem ser colocadas sem aspas. Neste caso, a letra usada é menor que a do documento e deve estar num recuo de 4 cm da margem esquerda.
E) Tanto na citação direta quanto na indireta, o sobrenome do autor, quando estiver dentro de parênteses, deve ser redigido com letra maiúscula.

Quanto aos meios, a pesquisa referida no trecho acima é uma pesquisa

A) de campo.
B) bibliográfica.
C) de laboratório.
D) experimental.
E) documental.

Mais conteúdos dessa disciplina