Logo Passei Direto
Buscar
Diante do contexto de crise de credibilidade do Poder Judiciário, Diego Werneck e Leandro Ribeiro elaboram a ideia de 'ministrocracia', segundo a qual há uma influência grande da ação individual dos ministros do STF e não uma atuação coletiva, como corte. Nesse sentido, julgue a veracidade dos itens:
I. A ministrocracia se revela, dentre outros fatores, através das decisões liminares individuais e das decisões monocráticas, de forma que atuações individuais dos ministros influenciam o processo decisório da corte.
II. O controle de constitucionalidade, quando presentes os mecanismos de ministrocracia, de qualquer forma, se dá com a maioria de votos do tribunal.
III. Nos casos em que os ministros agem individualmente, a atuação judicial se torna duplamente contramajoritária, situação que mina a legitimidade da Corte.
a) I, II e III estão corretos.
b) Apenas os itens II e III estão corretos.
c) Apenas os itens I e III estão corretos.
User badge image
Praticando Para o Saber

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar cada um dos itens: I. A ministrocracia se revela, dentre outros fatores, através das decisões liminares individuais e das decisões monocráticas, de forma que atuações individuais dos ministros influenciam o processo decisório da corte. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois reflete a ideia de que as decisões individuais dos ministros têm um impacto significativo no funcionamento do STF. II. O controle de constitucionalidade, quando presentes os mecanismos de ministrocracia, de qualquer forma, se dá com a maioria de votos do tribunal. Falso, essa afirmativa é incorreta, pois a ideia de ministrocracia sugere que as decisões podem ser tomadas individualmente, sem necessariamente depender da maioria do tribunal, especialmente em decisões monocráticas. III. Nos casos em que os ministros agem individualmente, a atuação judicial se torna duplamente contramajoritária, situação que mina a legitimidade da Corte. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois a atuação individual pode ser vista como contramajoritária, o que pode afetar a percepção de legitimidade da Corte. Com base nessa análise, os itens corretos são I e III. Portanto, a alternativa que contém todos os itens verdadeiros é: c) Apenas os itens I e III estão corretos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Vamos analisar cada item: I. A ministrocracia se revela, dentre outros fatores, através das decisões liminares individuais e das decisões monocráticas, de forma que atuações individuais dos ministros influenciam o processo decisório da corte. - Correto. II. O controle de constitucionalidade, quando presentes os mecanismos de ministrocracia, de qualquer forma, se dá com a maioria de votos do tribunal. - Correto. III. Nos casos em que os ministros agem individualmente, a atuação judicial se torna duplamente contramajoritária, situação que mina a legitimidade da Corte. - Correto. Portanto, a alternativa correta é: a) I, II e III estão corretos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike1

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Em fins do século XVIII, dois movimentos marcaram o processo de emancipação política do Brasil, a Inconfidência Mineira e a Conjuração Baiana. Referente ao exposto, assinale a alternativa correta.

a) Os inconfidentes formavam um movimento mais amplo, abrangendo diversos segmentos sociais, ao passo que os conjurados constituíam, basicamente, um movimento bastante restrito, vinculado aos alfaiates e artesãos que consertavam roupas.
b) Os inconfidentes eram habitantes de uma região decadente, por conta da crise da mineração, daí seu caráter radical, pretendendo a República, ao passo que os conjurados pertenciam a uma região bastante promissora, portanto eram reformistas, reivindicando apenas uma maior atenção por parte da Coroa portuguesa.
c) Os inconfidentes haviam sido influenciados pelo Iluminismo e pela Revolução Americana, ao passo que os conjurados tinham uma ideologia própria e bem definida, extraída dos estatutos das irmandades de escravos e das suas práticas de luta contra a escravidão.
d) Os inconfidentes pretendiam a autonomia do Sul e Sudeste, ao passo que os conjurados pretendiam apenas a independência da Bahia.
e) A Inconfidência Mineira foi um movimento, basicamente, da elite, de proprietários de terras e escravos, de altos funcionários, ao passo que a Conjuração Baiana teve um caráter popular e foi constituída por negros e mulatos livres, na sua maioria artesãos e soldados, e por escravos.

Sobre a tensão relacional entre o direito laico e o direito canônico no Brasil, podemos afirmar que:

a) A laicização do direito foi inicializada com o Império e finalizada na República.
b) O direito canônico e o direito aristocrático têm origens na colonização brasileira, sendo um arranjo local.
c) O direito canônico influencia a institucionalização jurídica brasileira.
d) O direito canônico predomina na justiça brasileira durante o período imperial.
e) O direito canônico é entendido como um inimigo do direito laico.

Em relação ao Golpe Militar de 1964 no Brasil, pode-se dizer que:
I. Foi fruto de uma conspiração civil militar alarmada com os rumos nacionalistas do governo João Goulart.
II. Foi a forma encontrada pelos comandos militares para garantir a posse do novo presidente.
III. Representou a repulsa de setores da sociedade brasileira à tentativa de João Goulart de aumentar a presença do capital estrangeiro no país.
IV. Evitou a tentativa do Partido Comunista Brasileiro, de sindicatos de trabalhadores e de setores do Partido Trabalhista Brasileiro de pressionar o presidente, para a implementação imediata das 'reformas de base' que foram anunciadas.
Analisando as afirmacoes anteriores, podemos concluir que estão corretas somente:

a) I, IV.
b) III e V.
c) III e IV.
d) I, II e III.
e) I, II e IV.

Mais conteúdos dessa disciplina