Logo Passei Direto
Buscar
Sobre a Pena de Morte no Brasil imperial devemos afirmar:
I – Reproduz uma inovação baseada na Revolução Francesa e a utilização de guilhotina.
II – É uma tradição da monarquia, uma forma de reafirmação da ordem pelo exemplo.
III – Faz parte de influência da política americana e do ideal de um governo revolucionário.
IV – É adotado em especial para crimes de insurreição, como forma de diferenciar a pena por delito.
Estão corretas as afirmativas:

a) Apenas I e II.
b) Apenas III e IV.
c) Apenas II e III.
d) Apenas II e IV.
e) Apenas I e III.
User badge image
Progresso com Exercícios

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar cada afirmativa sobre a Pena de Morte no Brasil imperial: I – Reproduz uma inovação baseada na Revolução Francesa e a utilização de guilhotina. Falso, a pena de morte no Brasil não se baseou diretamente na guilhotina ou na Revolução Francesa, embora tenha havido influências, a prática já existia antes. II – É uma tradição da monarquia, uma forma de reafirmação da ordem pelo exemplo. Verdadeiro, a pena de morte era utilizada como uma forma de manter a ordem e a autoridade da monarquia. III – Faz parte de influência da política americana e do ideal de um governo revolucionário. Falso, a pena de morte no Brasil não foi diretamente influenciada pela política americana nesse contexto. IV – É adotado em especial para crimes de insurreição, como forma de diferenciar a pena por delito. Verdadeiro, a pena de morte era frequentemente aplicada a crimes de insurreição e rebelião. Com base nas análises, as afirmativas corretas são II e IV. Portanto, a alternativa correta é: d) Apenas II e IV.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Vamos analisar cada alternativa: I - Reproduz uma inovação baseada na Revolução Francesa e a utilização de guilhotina. - Correto. A pena de morte no Brasil imperial foi influenciada pela Revolução Francesa, mas a guilhotina não era utilizada. II - É uma tradição da monarquia, uma forma de reafirmação da ordem pelo exemplo. - Correto. A pena de morte era vista como uma forma de reafirmar a ordem e a autoridade da monarquia. III - Faz parte de influência da política americana e do ideal de um governo revolucionário. - Incorreto. A pena de morte no Brasil imperial não estava ligada à política americana ou a um governo revolucionário. IV - É adotado em especial para crimes de insurreição, como forma de diferenciar a pena por delito. - Correto. A pena de morte no Brasil imperial era aplicada principalmente em casos de crimes graves, como insurreições. Portanto, as afirmativas corretas são a) Apenas I e II.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Em fins do século XVIII, dois movimentos marcaram o processo de emancipação política do Brasil, a Inconfidência Mineira e a Conjuração Baiana. Referente ao exposto, assinale a alternativa correta.

a) Os inconfidentes formavam um movimento mais amplo, abrangendo diversos segmentos sociais, ao passo que os conjurados constituíam, basicamente, um movimento bastante restrito, vinculado aos alfaiates e artesãos que consertavam roupas.
b) Os inconfidentes eram habitantes de uma região decadente, por conta da crise da mineração, daí seu caráter radical, pretendendo a República, ao passo que os conjurados pertenciam a uma região bastante promissora, portanto eram reformistas, reivindicando apenas uma maior atenção por parte da Coroa portuguesa.
c) Os inconfidentes haviam sido influenciados pelo Iluminismo e pela Revolução Americana, ao passo que os conjurados tinham uma ideologia própria e bem definida, extraída dos estatutos das irmandades de escravos e das suas práticas de luta contra a escravidão.
d) Os inconfidentes pretendiam a autonomia do Sul e Sudeste, ao passo que os conjurados pretendiam apenas a independência da Bahia.
e) A Inconfidência Mineira foi um movimento, basicamente, da elite, de proprietários de terras e escravos, de altos funcionários, ao passo que a Conjuração Baiana teve um caráter popular e foi constituída por negros e mulatos livres, na sua maioria artesãos e soldados, e por escravos.

Sobre a tensão relacional entre o direito laico e o direito canônico no Brasil, podemos afirmar que:

a) A laicização do direito foi inicializada com o Império e finalizada na República.
b) O direito canônico e o direito aristocrático têm origens na colonização brasileira, sendo um arranjo local.
c) O direito canônico influencia a institucionalização jurídica brasileira.
d) O direito canônico predomina na justiça brasileira durante o período imperial.
e) O direito canônico é entendido como um inimigo do direito laico.

Em relação ao Golpe Militar de 1964 no Brasil, pode-se dizer que:
I. Foi fruto de uma conspiração civil militar alarmada com os rumos nacionalistas do governo João Goulart.
II. Foi a forma encontrada pelos comandos militares para garantir a posse do novo presidente.
III. Representou a repulsa de setores da sociedade brasileira à tentativa de João Goulart de aumentar a presença do capital estrangeiro no país.
IV. Evitou a tentativa do Partido Comunista Brasileiro, de sindicatos de trabalhadores e de setores do Partido Trabalhista Brasileiro de pressionar o presidente, para a implementação imediata das 'reformas de base' que foram anunciadas.
Analisando as afirmacoes anteriores, podemos concluir que estão corretas somente:

a) I, IV.
b) III e V.
c) III e IV.
d) I, II e III.
e) I, II e IV.

Mais conteúdos dessa disciplina