Logo Passei Direto
Buscar

Direito Administrativo

Humanas / Sociais
. São atributos do ato administrativo a presunção de legitimidade, a imperatividade, a tipicidade e a autoexecutoriedade. Assinale a alternativa correta acerca do atributo da imperatividade e suas características. Não é mais aceito pela doutrina em face do princípio constitucional da legalidade. Diz respeito ao agente prolator do ato e somente está presente no exercício do poder de polícia. Determina que os atos se impõem a terceiros independentemente da concordância deles. É também chamado de autoexecutoriedade e, em face da garantia constitucional de acesso ao Judiciário, somente é admitida em situações de risco eminente.
User badge image
Joao carlos Thomazi

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

A alternativa correta sobre o atributo da imperatividade é: "Determina que os atos se impõem a terceiros independentemente da concordância deles." A imperatividade é uma característica dos atos administrativos que permite que eles sejam exigidos e cumpridos, mesmo que os destinatários não concordem. Isso é fundamental para a eficácia da atuação administrativa, especialmente em situações que envolvem o poder de polícia. As outras afirmações apresentadas não refletem corretamente o conceito de imperatividade.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Analisando as alternativas: A) É um atributo do ato administrativo que não é mais aceito pela doutrina em face do princípio constitucional da legalidade. B) Diz respeito ao agente prolator do ato e somente está presente no exercício do poder de polícia. C) Determina que os atos se impõem a terceiros independentemente da concordância deles. D) É também chamado de autoexecutoriedade e, em face da garantia constitucional de acesso ao Judiciário, somente é admitida em situações de risco iminente. A alternativa correta é a letra C) Determina que os atos se impõem a terceiros independentemente da concordância deles.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A remuneração do servidor público é a soma dos vencimentos do cargo e de vantagens pecuniárias. Com relação ao regime remuneratório dos servidores públicos, é correto afirmar que: A isonomia remuneratória prevista na Constituição Federal garante paridade entre os cargos de igual atribuição ou assemelhados no Executivo, no Legislativo e no Judiciário. A fixação de subsídios é passível de aplicação apenas aos membros do Legislativo, por meio de lei de competência exclusiva do Congresso, sancionada pelo Presidente da República. A garantia da irredutibilidade dos vencimentos não veda a redução de parcelas que compõem a remuneração ou mesmo a alteração no modo de cálculo de gratificações e outras vantagens, desde que preservado o valor da remuneração total. Em caso de acordo, é possível a fixação de vencimento de servidor por meio de Convenção Coletiva, desde que homologada judicialmente

Os direitos sociais são aqueles que tomam como referência a ideia de igualdade. Com relação a sua influência na questão da propriedade privada, marque a alternativa correta. A função social da propriedade, que afeta apenas as propriedades urbanas, é um princípio da política de desenvolvimento urbano. Nesse contexto, deverá o proprietário respeitar o plano diretor estipulado pelo município. Pode-se dizer que se uma propriedade qualquer não tem qualquer destinação, finalidade ou uso, ela não cumpre a sua função social. Nesse caso, o proprietário não está sujeito a qualquer sansão administrativa. A função social da propriedade, que afeta também as propriedades urbanas, é um princípio da política de desenvolvimento urbano e rural. No primeiro caso, deverá o proprietário respeitar o plano diretor estipulado pelo município. A função social da propriedade, que afeta apenas as propriedades rurais, é um princípio da política de desenvolvimento agrário. Nesse contexto, deverá o proprietário respeitar o plano diretor estipulado pelo município.

Mais conteúdos dessa disciplina