Logo Passei Direto
Buscar

Análise Clínica

Colégio Objetivo
Micobactérias, como a Mycobacterium tuberculosis, não podem ser diferenciadas por Gram devido à uma característica. Marque a alternativa que indica essa característica. Capacidade de fermentação de carboidratos. Presença de cápsula protetora. Composição de ácido micólico na parede celular. Produção de esporos resistentes. Organização celular em cadeias lineares.
User badge image
Eloi Junior

há 2 anos

User badge image
Eloi Junior

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

A característica que impede a diferenciação das micobactérias, como a Mycobacterium tuberculosis, pelo método de coloração de Gram é a composição de ácido micólico na parede celular. Esse ácido confere uma estrutura única à parede celular das micobactérias, tornando-as resistentes à coloração convencional.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A característica que impede as micobactérias, como a Mycobacterium tuberculosis, de serem diferenciadas por Gram é a composição de ácido micólico na parede celular. Portanto, a alternativa correta é: Composição de ácido micólico na parede celular.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Assim como em todos os exames de análises clínicas, a fases pré-analítica é de suma importância para chegar ao diagnóstico correto do paciente. Sobre esse assunto marque a alternativa correta.
A fase pré-analítica contempla todas as etapas antes do processamento da amostra, ela engloba a requisição, a coleta e o transporte e armazenamento das amostras.
A fase pré-analítica contempla todas as etapas antes do processamento da amostra, ela engloba a requisição, a coleta e o transporte e armazenamento das amostras.
Faz parte da fase pré-analítica todas as etapas do exame microbiológico, que inicia pela requisição, passando pela coleta, processamento até o descarte final da amostra.
A requisição faz parte da fase pré-analítica, mas a coleta da amostra biológica não.
A requisição faz parte da fase pré-analítica, mas o transporte e armazenamento não, uma vez que está a fase pré-analítica acontece antes da amostra chegar ao laboratório.
A fase pré-analítica é de responsabilidade inteiramente médica, uma vez que ele realiza a requisição médica e avalia o paciente.

O oxigênio é um fator que limita bastante o crescimento microbiano. As leveduras em ambiente com excesso de oxigênio terão uma função multiplicativa de suas células, enquanto em ambiente com ausência de oxigênio terão atividade fermentativa, como a produção de etanol. Na população bacteriana, o crescimento pode ser modulado pelo uso ou não do oxigênio.
Sobre os microrganismos anaeróbios facultativos, marque a alternativa correta.
Multiplicam-se apenas na presença de altas concentrações de nitrogênio
Multiplicam-se apenas em baixas concentrações de oxigênio
Multiplicam-se com igual facilidade na presença ou ausência de oxigênio
Não possuem capacidade de crescer na presença de oxigênio, crescendo na ausência de oxigênio.
Multiplicam-se apenas em altas concentrações de oxigênio

A coleta de amostras para exames microbiológicos deve ser bem executada para evitar erros durante os testes.
Sobre esse assunto, analise as afirmativas a seguir.
I - Para hemocultura somente um tubo de sangue deverá ser coletado, levando em conta que este é um material nobre e de difícil aquisição.
II - Após coleta de urina, não há necessidade de transporte imediato nem refrigerado, pois é um espécime com pouca chance de alteração.
III - Quando a coleta de líquor não ocorre em volumes satisfatórios, idealmente três tubos, a cultura de microrganismos deve ser privilegiada.
Somente a afirmativa III está correta
Somente a afirmativa II está correta
As afirmativas I e II estão corretas
As afirmativas I e III estão corretas
As afirmativas II e III estão corretas

Um colaborador do laboratório de Microbiologia Clínica recebeu uma lâmina contendo esfregaço de Neisseria spp. e uma lâmina contendo esfregaço de Enterococcus spp. As características morfológicas destas bactérias que serão observadas na microscopia são, respectivamente.
Não possuem capacidade de crescer na presença de oxigênio, crescendo na ausência de oxigênio
Multiplicam-se apenas na presença de altas concentrações de nitrogênio
Multiplicam-se com igual facilidade na presença ou ausência de oxigênio
Multiplicam-se apenas em altas concentrações de oxigênio
Multiplicam-se apenas em baixas concentrações de oxigênio

Durante uma prova prática um professor perguntou a um aluno o que é virulência. O aluno então respondeu que virulência é a capacidade de uma bactéria de desenvolver uma doença (dano) em um determinado organismo. A resposta do aluno foi ''virulência é a capacidade de uma bactéria de desenvolver uma doença (dano) em um determinado organismo.''
Certo, mas a virulência é a capacidade de uma bactéria presente na microbiota de causar doenças
Certo, pois quanto maior a virulência mais grave é a doença gerada no organismo
Errado, pois a virulência é a capacidade de um microrganismo de produzir danos fatais ou graves
Certo, mas a virulência é a capacidade de uma bactéria em causar doenças nos organismos imunossuprimidos e não imunocompetentes
Errado, pois virulência é um termo utilizado para descrever as doenças ocasionadas por vírus

As bactérias estão entre os seres vivos mais antigos do planeta, são unicelulares, formam colônias, apresentam certa variedade de metabolismo energético e todas são formadas por células procariontes. Apresentam importância ecológica, pois existem muitas espécies decompositoras de matéria orgânica, e importância médica, pois algumas produzem antibióticos e outras são agentes etiológicos de algumas doenças.
Sobre as bactérias, analise as afirmativas a seguir.
I - Em condições inóspitas para sobrevivência, alguns bacilos produzem estruturas altamente resistentes denominadas endósporos bacterianos, que resistem a grandes variações de temperatura, pH e carência de água e nutrientes.
II - Em condições favoráveis algumas bactérias podem se dividir rapidamente.
III - As bactérias nunca apresentarão variabilidade genética entre si, uma vez que não há a possibilidade de troca de genes entre as bactérias.
IV - Algumas doenças bacterianas possuem importância na área de saúde pública, como a tuberculose e a hanseníase.
II, III e IV, apenas
I e III, apenas
I, II e IV, apenas
II e III, apenas
I e II, apenas

Os procariotos e os eucariotos são similares do ponto de vista químico - quando se compara a presença de ácidos nucleicos, lipídeos, carboidratos e proteínas - e realizam a quebra de moléculas complexas em simples. Esses processos metabólicos também podem ser direcionados para a síntese de moléculas mais complexas, que geram ganho ou gasto de energia. Apesar dessas similaridades, a distinção se dá, principalmente, na estrutura do DNA, da parede celular, das membranas e das organelas.
Sobre esse assunto, analise as afirmativas a seguir.
I. As bactérias pertencem ao grupo dos procariotos e, portanto, não possuem membrana nuclear (carioteca), bem como não possuem todo o conjunto de organelas encontrados das células eucarióticas.
II. As bactérias Gram-negativas possuem uma parede celular mais espessa, com múltiplas camadas de peptideoglicanos, revestindo a membrana citoplasmática. Além disso, possui outros componentes, como os: ácidos teicoicos e ácidos lipoteicoicos.
III. As bactérias Gram-positivas apresentam a parede celular com uma estrutura mais complexa e, quimicamente, diferente quando comparada à parede celular de gram-negativa, composta de uma fina camada de peptideoglicanos (5-10% do peso da parede celular) e externamente a esta fina camada, encontramos uma membrana externa.
IV. São elementos obrigatórios, ou seja, aquelas estruturas que a célula não sobrevive sem a parede celular e a membrana plasmática, uma vez que a célula bacteriana é procarionte e não apresenta carioteca.
I
III
I e IV
II
IV

Quando temos uma cultura bacteriana inoculada em meio adequado e incubada sob condições apropriadas vamos acabar tendo o aumento de células bacterianas que pode ser facilmente evidenciado pelos diversos métodos, como turvação do meio, determinação da massa celular, contagem de células, entre outros. No entanto, durante o cultivo é necessário a presença de nutrientes e saber os fatores que afetam e quais são os que favorecem o crescimento bacteriano, como por exemplo, a pressão osmótica, a temperatura, o pH e o oxigênio.
Sobre os fatores que influenciam o crescimento bacteriano, analise as assertivas a seguir:
I. A pressão osmótica dos meios de cultura pode afetar a viabilidade das bactérias.
II. A diferença entre de concentração entre o meio intra (célula) e extracelular (meio de cultivo) pode causar a perda de água por osmose.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I
A asserção I é uma proposição verdadeira enquanto a II é falsa
As asserções I e II são proposições falsas
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa da I

A urinocultura é um dos exames mais solicitados pelos médicos. As orientações para coleta são bastante difundidas.
Com relação as orientações de coleta de urina, marque a alternativa correta.
Não há indicação de retenção de urina, caso a primeira da manhã não seja coletada, pois este é um material com muito microrganismo.
A etapa de higiene genital com água e sabão é essencial para a coleta, devendo ser realizada tanto por mulheres, quanto por homens.
Deve ser coletada, preferencialmente, a primeira urina da manhã, pois esta é menos concentrada, sem chances de contaminação.
Pacientes que utilizam sondas vesicais, devem retirar essa para coleta da urina, visto que a sonda é um fator que leva a alterações nos microrganismos.
O primeiro jato de urina deve ser desprezado para que haja a retirada do excesso de microrganismos da uretra, coletando-se o jato intermediário em pote estéril.

Assim como em todos os exames de análises clínicas, os exames microbiológicos podem ser divididos nas fases pré-analítica, analíticas e pós-analítica, sendo a fase pré-analítica (requisição, coleta, transporte e armazenamento de amostras) de suma importância para chegarmos ao diagnóstico correto do paciente. Na fase de processamento das amostras, uma das etapas é a cultura microbiana. Em relação aos testes microbiológicos baseados em cultura, analise as afirmativas a seguir.
Apenas a afirmativa II está errada.
I. A cultura microbiana tem por finalidade apenas aumentar a massa de microrganismos, ou seja, obtenção de mais células para realização de testes.
II. Os testes baseados em cultura avaliam somente detecção de microrganismos nos sítios anatômicos, independente de qual seja.
III. Meios de cultura diferenciais e seletivos são utilizados de forma rotineira nos laboratórios, principalmente se o objetivo for obtenção de células.
Apenas a afirmativa II está errada
Apenas as afirmativas II e III estão corretas
Apenas a afirmativa III está correta
Apenas as afirmativas I e III estão corretas
Apenas as afirmativas I e II estão corretas

Mais conteúdos dessa disciplina