Com base nessa análise, avalie as asserções a seguir.
a. Apenas as asserções I e III são corretas. b. Apenas a asserção III é correta. c. As asserções I, II e III são corretas. d. As asserções I e II são falsas. e. Apenas a asserções I e II são verdadeiras.
Com base nessa análise, avalie as asserções a seguir. I. O rio ao mesmo tempo em que fertilizava também inundava. A cheia era mais violenta nas áreas mais ribeirinhas e em menor escala as mais distantes. II. Não é verdade que a civilização egípcia começou a ser construída com o trabalho organizado a partir de condições geográficas favoráveis. III. Tornou-se necessário organizar a distribuição de água de forma mais ampla, com o objetivo de se evitar a formação de alagados e pântanos em algumas regiões e terrenos secos. Com relação a essas asserções, assinale a opção correta. As asserções I e III são verdadeiras. a. As asserções I e III são verdadeiras. b. As asserções I e II são falsas. c. Apenas a asserção II é correta. d. As asserções I, II e III são corretas. e. Apenas a asserção I é correta.
A divisão social do trabalho é exploração da mão de obra de uma parcela da sociedade por outra cria, pela primeira vez na humanidade, divergências determinadas pela função econômica exercida pelo indivíduo no grupo. A partir desse pensamento, avalie as asserções a seguir. I.O sacerdote não explorava o artesão pelo simples fato de ser um mau elemento, mas de possuir um mau caráter. II. O sacerdote desempenhava o papel de organizador do processo de trabalho, em nome de cuja racionalidade agia. III. Os sacerdotes representavam um deus determinado, um templo determinado; não uma região, uma cidade. Com relação a essas asserções, assinale a opção correta. As asserções I, II e III são corretas. a. Apenas a asserção II é correta. b. Apenas a asserção I é correta. c. As asserções I e II são falsas. d. As asserções I, II e III são corretas. e. A asserção I é falsa.
Com base nessa análise, avalie as asserções a seguir. I. Em meados do século V a.C., a situação política e social de Roma, apresentava uma aristocracia de proprietários de terras – os patrícios -, organizados em extensas famílias (gentes) estruturados em torno de um culto familiar, monopolizava a vida política. II. Os patrícios praticavam empréstimos pré-monetários que muitas vezes levavam ao endividamento, podia matar os devedores, mas não podia vendê-los como escravos. III. Os escravos eram usados como mão de obra servil para cultivar as terras e pastorear os rebanhos dos nobres, ao lado dos clientes, trabalhadores rurais e soldados a serviço de uma gens nobre, em troca de ajuda e proteção. Com relação a essas asserções, assinale a opção correta. A asserção II não é verdadeira. a. Apenas as asserções I e III são incorretas. b. A asserção II não é verdadeira. c. Apenas a asserção III é correta. d. As asserções I, II e III são corretas. e. As asserções I e II são falsas.
Com relação a essas asserções, assinale a opção correta.
a. As asserções I, II e III são corretas. b. Apenas a asserção IV é incorreta. c. A asserção I é falsa. d. Apenas a asserção II é correta. e. As asserções I e II são falsas.
A respeito dessa discussão, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
a. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. b. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. c. A asserção I é uma proposição verdadeira, mas a II é uma proposição falsa. d. A asserção I é uma proposição falsa, mas a II é uma proposição verdadeira. e. As asserções I e II são proposições falsas.
Com relação a essas asserções, assinale a opção correta. I-endo parte de sua liberdade ao tornar-se dependente, o trabalhador a cede ao sacerdote do templo. a. A asserção II é incorreta. b. As asserções I e II são falsas. c. Apenas a asserção I é correta. d. A asserção I é falsa. e. As asserções I, II e III são corretas.
Com base nessa análise, avalie as asserções a seguir. I. Em Uruk foi encontrado vestígios de um templo que tinha mais de dois mil metros quadrados. II. Perto de Uruk foi erguido um monte artificial (zigurate) com 11 metros de altura, edificado com tijolos e enfeitados com pedaços de cerâmica. III. Zigurate, templos subterrâneos, de várias plataformas superpostas, dos templos caldeus e babilônicos, nada comparado à de Babel, a que se refere a Bíblia. a. Apenas a asserção II é correta. b. A asserção I é falsa. c. As asserções I, II e III são corretas. d. As asserções I e II são falsas. e. Apenas a asserção III é incorreta.
Com base nessa análise, avalie as asserções a seguir. I. A partir do século 380 a.C, alguns dos parâmetros básicos da sociedade grega sofreram rápida mudança, que em cinquenta anos conduziria ao fim das cidades-estados. II. O aparecimento de novos centros e elementos de poder político e militar que surgiram não tiveram nenhuma influência considerável na situação. III. O aparecimento de novos centros e elementos de poder político e militar surgiram e influenciaram consideravelmente a situação. a. Apenas as asserções I é correta. b. Apenas a asserção II é incorreta. c. As asserções I e II são falsas. d. As asserções I, II e III são corretas. e. Apenas a asserções I e II são verdadeiras.