Logo Passei Direto
Buscar
Atualmente existem diversas formas do colaborador prestar seu trabalho. Podemos dizer que quando o trabalhador for portador de alguma espécie de intercomunicador (notebook, pager, celular etc.) podendo ser convocado ao exercício de sua atividade, ainda que esporadicamente, poderá também resolver conflitos ou efetuar serviços para o seu empregador. Tal situação caracteriza que o empregado está como?
A - Regime de disponibilidade.
B - Regime de sobreaviso.
C - Regime de aviso.
D - Regime de resolução.
User badge image
Questões Para a Compreensão

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Com base na descrição fornecida, a situação caracteriza que o empregado está em regime de sobreaviso (alternativa B). Nesse caso, o colaborador está disponível para ser convocado ao exercício de sua atividade, mesmo que de forma esporádica, por meio de dispositivos de comunicação, como notebook, pager ou celular.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A compensação de jornada é comumente conhecida e tratada sob um conceito específico. Sobre esse conceito, assinale a alternativa CORRETA:
A - Horas extras.
B - Banco de horas.
C - Horas pagas.
D - Banco de saldo.

A CLT traz algumas previsões de intervalos intrajornadas especiais, ou seja, remunerados, que não serão descontados da jornada diária. Sobre os intervalos intrajornadas especiais ao telefonista, assinale a alternativa CORRETA:
A - Intervalo de 10 minutos a cada 90 de trabalho (Artigo 72).
B - Descanso de 30 minutos duas vezes por dia para amamentar (Artigo 396).
C - Intervalo de 15 minutos a cada três (3) horas de trabalho efetivo (Artigo 298).
D - Descanso de 20 minutos a cada três (3) horas de trabalho (Artigo 229).

O aviso prévio é direito indispensável previsto no inciso XXI do artigo 7º da CRFB/88 e no artigo 487 da CLT, tendo por finalidade evitar surpresas das partes diante do rompimento do contrato de trabalho por prazo indeterminado, considerando-se consequência do princípio da continuidade da relação laboral. Sobre o aviso prévio trabalhado, assinale a alternativa CORRETA:
A - É o empregado que não tolera mais aquela atividade e pretende se ver livre, rompendo relação sem conseguir conceder aviso previamente, surgindo disso a possibilidade de pagar o aviso prévio, que deveria ter sido oferecido no intuito de evitar surpresas.
B - Esse aviso prévio não integra o tempo de serviço do trabalhador. Trata-se da modalidade possível de concessão nas dispensas com justa causa, em que o empregado labora perde os 30 dias que trabalhou.
C - Essa forma de aviso prévio integra o tempo de serviço do trabalhador. Trata-se da modalidade possível de concessão nas dispensas sem justa causa, em que o empregado labora os 30 dias efetivamente.
D - O empregado perde o direito ao aviso prévio, assim como a diversos direitos trabalhistas (saque do FGTS, seguro-desemprego, férias proporcionais, décimo terceiro proporcional, entre outros).

O salário pode ser definido, de modo geral, como uma contraprestação em dinheiro que o empregado recebe do seu empregador em virtude do serviço prestado, de acordo com o contrato de trabalho. Sobre os tipos de salário, associe os itens, utilizando o código a seguir:
( ) Estabelecido de acordo com a produção do empregado, podendo ser por tarefa, por peça, comissão, entre outros.
( ) Acordado com o empregador, sempre levando em consideração o salário mínimo ou o salário profissional.
( ) Salário para determinada classe de trabalho.
A - II – III – I.
B - II – I – III.
C - I – II – III.
D - III – II – I.

O salário deverá ser pago de forma regular e periódica, não poderá, entretanto, ser pago em período superior a um mês. Até quando o pagamento estipulado por mês deverá ser efetuado no máximo?
A - O 3º dia útil do mês subsequente ao vencido.
B - O 6º dia útil do mês subsequente ao vencido.
C - O 31º dia útil do mês subsequente ao vencido.
D - O 5º dia útil do mês subsequente ao vencido.

Inicialmente, em sua primeira menção legal (1943), o descanso semanal, embora previsto como um direito, não era remunerado, passando a tal estado somente em 1949. Sobre o descanso semanal remunerado ou repouso semanal remunerado, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Através da Lei 605/49, os repousos semanais passaram a ser remunerados, também os feriados legais.
( ) O descanso semanal era previsto como um direito e não era remunerado.
( ) O repouso pode ser variável, transcorrendo mais de seis dias consecutivos de trabalho. Caso isso ocorra, o empregador deverá pagar os dias normalmente.
( ) A Lei nº 11.101/2000, em seu artigo 6º, autoriza o trabalho aos domingos nas atividades do comércio em geral, observada a legislação municipal, nos termos do artigo 30, inciso I, da Constituição.
A - V – V – F – V.
B - F – V – F – V.
C - V – F – V – F.
D - V – V – V – V.

Há um número específico de parcelas que é ofertado quando se faz o uso do seguro desemprego no seu primeiro pedido. Sobre esse número, assinale a alternativa CORRETA:
A - 3 (três) parcelas, se o trabalhador comprovar vínculo empregatício com pessoa jurídica ou pessoa física a ela equiparada.
B - 4 (quatro) parcelas, se o trabalhador comprovar vínculo empregatício com pessoa jurídica ou pessoa física a ela equiparada.
C - 6 (seis) parcelas, se o trabalhador comprovar vínculo empregatício com pessoa jurídica ou pessoa física a ela equiparada.
D - 5 (cinco) parcelas, se o trabalhador comprovar vínculo empregatício com pessoa jurídica ou pessoa física a ela equiparada.

Na legislação trabalhista, temos os conceitos de sobreaviso e prontidão. Sobre o tema, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Cada escala de sobreaviso será, no máximo, de doze horas.
( ) As horas de sobreaviso, para todos os efeitos, serão contadas à razão de 1/3 (um terço) do salário normal.
( ) As horas de prontidão serão, para todos os efeitos, contadas à razão de 1/3 (um terço) do salário-hora normal.
( ) Considera-se de prontidão o empregado que ficar nas dependências da estrada, aguardando ordens.
A - V – V – F – F.
B - F – V – F – V.
C - F – F – V – V.
D - V – F – V – F.

Há, segundo disposto no artigo 73 da CLT, um horário considerado para o trabalho noturno. Sobre esse horário, assinale a alternativa CORRETA:
A - 21 às 6 horas do dia seguinte.
B - 23 às 4 horas do dia seguinte.
C - 22 às 5 horas do dia seguinte.
D - 24 às 5 horas do dia seguinte.

Mais conteúdos dessa disciplina