Logo Passei Direto
Buscar
A ABNT NBR ISO/IEC 17025 é uma norma de grande relevância para as atividades da Coordenação Geral de Acreditação (Cgcre). Tal norma trata de requisitos gerais para a competência de: A Laboratórios de metrologia científica e industrial B Laboratórios farmacêuticos C Laboratórios de análises clínicas D Laboratórios públicos e privados de ensaios e calibrações E Laboratórios de qualquer área de atuação
User badge image
Marcos Lemos

há 2 anos

User badge image
Marcos Lemos

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

A norma ABNT NBR ISO/IEC 17025 estabelece requisitos gerais para a competência de laboratórios que realizam ensaios e calibrações, garantindo que esses laboratórios operem de forma eficaz e produzam resultados válidos. Analisando as alternativas: A) Laboratórios de metrologia científica e industrial - Embora a norma se aplique, é mais específica. B) Laboratórios farmacêuticos - Não é o foco principal da norma. C) Laboratórios de análises clínicas - Também não é o foco principal. D) Laboratórios públicos e privados de ensaios e calibrações - Esta opção abrange o escopo da norma. E) Laboratórios de qualquer área de atuação - Muito ampla e não específica. Portanto, a alternativa correta é: D) Laboratórios públicos e privados de ensaios e calibrações.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A ABNT NBR ISO/IEC 17025 é uma norma de grande relevância para as atividades da Coordenação Geral de Acreditação (Cgcre) e trata de requisitos gerais para a competência de laboratórios de ensaios e calibrações, sejam eles públicos ou privados, de qualquer área de atuação. Portanto, a alternativa correta é a letra D.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

A exatidão de medição é um conceito importantíssimo para o entendimento da calibração.
A respeito da exatidão, é correto afirmar:
A) É uma grandeza, portanto, lhe é atribuído um valor numérico.
B) Uma medição é dita menos exata quando fornece um erro de medição menor.
C) O termo exatidão de medição pode ser utilizado no lugar de veracidade de medição.
D) É sinônimo de precisão de medição, podendo ser utilizado para expressar exatidão de medição.
E) É o grau de concordância entre um valor medido e um valor verdadeiro dum mensurando.

A respeito de padrões de calibração, é correto afirmar: A Por meio da realização das unidades de base do nosso sistema de unidades, é possível relacionar e promover valores com baixíssimas incertezas para todas as unidades de nosso sistema. B Todas as unidades podem ser reproduzidas por esses experimentos, mas todas as unidades básicas de nosso sistema coerente de unidades podem ser reproduzidas desse modo. C Atualmente, algumas experiências foram ratificadas para que, utilizando constantes fundamentais da natureza, seja possível reproduzir a realização das unidades em qualquer local do planeta. D Com a evolução da Física Quântica, a realização das unidades não depende mais de artefatos físicos restritos a um local do planeta. E Os padrões utilizados nas calibrações também passam por processos de calibração referenciados a padrões de maior classe de exatidão e, assim, sucessivamente, todos os instrumentos de medição calibrados são referenciados ao padrão existente com a maior classe de exatidão, que representa a realização de uma unidade do Sistema Internacional

Marque a opção correta:
A) O certificado de calibração é uma poderosa ferramenta para todos os fabricantes de instrumentos de medição e, portanto, deve ser analisada criticamente quanto às suas informações.
B) Quando um laboratório recebe um certificado de calibração, juntamente com um item calibrado, a primeira coisa que deve ser feita com este certificado é uma cópia para cada local onde será utilizado.
C) É necessário que sejam estabelecidos critérios de aceitação dos resultados de uma calibração apresentadas num certificado.
D) Os critérios de aceitação devem ser definidos pelos fabricantes dos instrumentos e servem para fundamentar as decisões de aprovação, ou não, de um instrumento de medição para uma utilização específica.
E) Os critérios devem ser definidos pelos agentes que estão envolvidos na realização desse processo a fim de verificar se os erros do sistema de gestão estão adequados.

A respeito de graus de liberdade, é correto afirmar: A Os graus de liberdade do erro refletem a abundância de resultados que garantiram as medições realizadas. B Representam a variação contínua de valores encontrados durante um processo de calibração. C Quanto maior os graus de liberdade da incerteza combinada, maior é a segurança que o operador teve no processo de medição. D Quanto menores os graus de liberdade da incerteza combinada, maior é a segurança que o operador teve no processo de medição. E É um parâmetro associado à capacidade de repetição do erro de um instrumento de medição

Todo laboratório de ensaio e calibração deve seguir os requisitos expressos na norma ABNT NBR ISO/IEC 17025. Nesse documento, são especificados todos os itens obrigatórios a constar no certificado de calibração.
Marque a alternativa que contém todos estes itens:
A) Um título, o nome e endereço do laboratório que executou a calibração, o local de realização da calibração, um código de identificação do certificado, data de emissão, informações de razão social e contato do cliente, identificação do método utilizado e uma declaração de que os resultados são exclusivos aos itens calibrados, adições, desvios ou exclusões em relação ao método, as condições ambientais do local da medição que influenciam no resultado, uma clara descrição e identificação do item sob calibração, descrição do emitente e local de final do certificado, os resultados da calibração, na unidade de medida e com suas respectivas incertezas de medição, uma relação dos itens que sustentam a rastreabilidade e uma declaração da rastreabilidade metrológica da operação e os valores obtidos de calibração realizada antes de quaisquer ajustes realizados no instrumento, caso estes tenham sido efetuados.
B) Um título, o nome e endereço do laboratório solicitante, o local de realização da calibração, um código de identificação do certificado, data de emissão, informações de razão social e contato do cliente, identificação do método utilizado e uma declaração de que os resultados são exclusivos aos itens calibrados, adições, desvios ou exclusões em relação ao método, as condições ambientais do local da medição que influenciam no resultado, uma clara descrição e identificação do item sob calibração, descrição do emitente e local de final do certificado, os resultados da calibração, na unidade de medida e com suas respectivas incertezas de medição, uma relação dos itens que sustentam a rastreabilidade e uma declaração da rastreabilidade metrológica da operação e os valores obtidos de calibração realizada antes de quaisquer ajustes realizados no instrumento, caso estes tenham sido efetuados.
C) Um título, o nome e endereço do laboratório que executou a calibração, o local de realização da calibração, um código de identificação do instrumento, data de recebimento do item, informações de razão social e contato do cliente, identificação do método utilizado e uma declaração de que os resultados são exclusivos aos itens calibrados, adições, desvios ou exclusões em relação ao método, as condições ambientais do local da medição que influenciam no resultado, uma clara descrição e identificação do item sob calibração, descrição do emitente e local de final do certificado, os resultados da calibração, na unidade de medida e com suas respectivas incertezas de medição, uma relação dos itens que sustentam a rastreabilidade e uma declaração da rastreabilidade metrológica da operação e os valores obtidos de calibração realizada antes de quaisquer ajustes realizados no instrumento, caso estes tenham sido efetuados.
D) Um título, o nome e endereço do laboratório que executou a calibração, o local de realização da calibração, um código de identificação do certificado, data de recebimento, nome fantasia e contato do cliente, identificação do método utilizado e uma declaração de que os resultados são exclusivos aos itens calibrados, adições, desvios ou exclusões em relação ao método, as condições ambientais do local da medição que influenciam no resultado, uma clara descrição e identificação do item sob calibração, descrição do emitente e local de final do certificado, os resultados da calibração, na unidade de medida e com suas respectivas incertezas de medição, uma relação dos itens que sustentam a rastreabilidade e uma declaração da rastreabilidade metrológica da operação e os valores obtidos de calibração realizada antes de quaisquer ajustes realizados no instrumento, caso estes tenham sido efetuados.
E) Um título, o nome e endereço do laboratório que executou a calibração, o local de realização da calibração, um código de identificação do certificado, data de emissão, informações de razão social e contato do cliente, identificação do método utilizado e uma declaração de que os resultados são exclusivos aos itens calibrados, adições, desvios ou exclusões em relação ao método, as condições ambientais do local da medição que influenciam no resultado, uma clara descrição e identificação do padrão, os resultados da calibração, na unidade de medida e com suas respectivas incertezas de medição, uma relação dos itens que sustentam a rastreabilidade e uma declaração da rastreabilidade metrológica da operação e os valores obtidos de calibração realizada antes de quaisquer ajustes realizados no instrumento, caso estes tenham sido efetuados.

Em um processo de envase, o critério de aceitação requerido para uma envasadora semiautomática de líquidos de baixa densidade é de 0,010 L/garrafa.
Duas envasadoras dessa linha de produção passaram por um processo de calibração e os resultados foram: - Envasadora #01 - erro máximo na faixa: (0,011 ± 0,001) L - Envasadora #02 - erro máximo na faixa: (0,008 ± 0,002) L - Com base nessas informações, é incorreto afirmar:
A) Para a envasadora #01, temos que o erro total é dado por 0,011 + 0,001 = 0,012. Isso significa que erro total > critério de aceitação (0,010 L).
B) Essas envasadoras atendem ao critério de aceitação estipulado pela organização.
C) Para a envasadora #02, temos que o erro total é dado por 0,008 + 0,002 = 0,010. Isso significa que erro total está no limite do critério de aceitação (0,010 L).
D) Isso significa que a envasadora #01 deve ser ajustada e passar por novo processo de calibração para verificar se atende ao requisito.
E) A envasadora #02 pode ser utilizada sem prejuízos, mas necessita ser monitorada periodicamente.

Tendo como base as diversas tipologias de padrões, é incorreto afirmar:
A) O calibrador é o termo utilizado para definir o padrão de medição utilizado em calibrações.
B) O material de referência se refere ao material, suficientemente homogêneo e estável em relação a propriedades específicas, preparado para se adequar a uma utilização pretendida numa medição ou num exame de propriedades qualitativas.
C) Os materiais de referência compreendem os materiais que dão suporte a grandezas e a propriedades qualitativas e podem ser utilizados apenas para calibração ou para garantia da qualidade.
D) Os materiais de referência com ou sem valores atribuídos podem ser utilizados para controlar a precisão de medição, enquanto que apenas os materiais de referência com valores atribuídos podem ser utilizados para a calibração ou para o controle da veracidade de medição.
E) O material de referência certificado é o material de referência acompanhado dum certificado de calibração emitido por uma entidade reconhecida, a qual fornece um ou mais valores de propriedades especificadas com as incertezas e as rastreabilidades associadas, utilizando procedimentos válidos.

Os medidores de vazão são instrumentos muito presentes no nosso dia a dia e possuem diversas aplicações.
Diante disto, é incorreto afirmar que:
A) o medidor de vazão ou totalizador de volume de fluido é o instrumento que totaliza o volume de um fluido que passa através de uma seção transversal de um conduto durante um determinado intervalo de tempo.
B) o totalizador de massa de fluido é o instrumento que totaliza a massa de um fluido (gás ou líquido) que passa através de uma seção transversal de um conduto durante um determinado intervalo de tempo.
C) já o medidor de vazão mássica de fluido é o instrumento que mede a taxa de deslocamento de uma massa de um fluido (gás ou líquido) que passa através de uma seção transversal de um conduto em função do tempo.
D) por fim, o medidor de vazão volumétrica de fluido é o instrumento que mede a taxa de deslocamento de um volume de um fluido (gás ou líquido) que passa através de uma seção transversal de um conduto em função do tempo.
E) o processo de calibração de um medidor de vazão de fluido é basicamente a determinação de um ou mais parâmetros de desempenho metrológico do medidor sob calibração por meio da comparação entre o valor da grandeza medida indicado pelo mesmo e o respectivo valor dessa grandeza, determinado por meio do uso de um padrão de verificação.

Quanto à decisão de aprovação ou rejeição de um calibrado, é incorreto afirmar:
A) Quando uma decisão pela aprovação ou rejeição da utilização de um item em um processo organizacional acontece, a organização deve prover meios de evidenciar a realização da análise crítica do certificado de calibração do item, bem como o resultado dessa operação.
B) Todos os itens rejeitados nessa etapa de avaliação devem ser retirados de suas funções, claramente identificados acerca do seu status de utilização e encaminhados para realização de reparos, ajustes ou substituição por equipamento adequado.
C) Em nenhuma hipótese devem ser utilizados instrumentos de medição que não estejam aprovados para realizar medições na faixa e condições de contorno.
D) A permanência em uso de itens rejeitados pode acarretar produção de trabalho não conforme, onerando custos desnecessários ao processo organizacional e minimizando a confiança no processo produtivo.
E) Todas as declarações de rejeição e aprovação devem incluir o carimbo no certificado de calibração e a etiqueta de reprovação no instrumento. Apenas estes procedimentos são considerados válidos como evidência.

A respeito da calibração é correto afirmar que:
A) apenas as grandes organizações devem executar a calibração dos seus instrumentos, pois são extremante custosas.
B) a calibração deve ser sempre executada antes de um ajuste.
C) graças à calibração é que são facultadas oportunidades de aperfeiçoamento da linha de produção por meio da medição ajustada aos processos.
D) a calibração de instrumentos de medição é uma exigência burocrática.
E) a calibração é um processo que torna caro comprar e vender no mundo globalizado.

Mais conteúdos dessa disciplina