Logo Passei Direto
Buscar
É vedada a edição de medidas provisórias sobre matéria relativa a: A direito penal, apenas; B direito penal e processual penal, apenas; C direito processual penal e proce\ssual civil, apenas; D direito penal, processual penal e processual civil; E NDA.
User badge image
Gisele

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Para responder a essa questão, precisamos entender as restrições à edição de medidas provisórias conforme a Constituição Federal do Brasil. O artigo 62 da Constituição estabelece que é vedada a edição de medidas provisórias sobre certas matérias. Analisando as alternativas: A) Direito penal, apenas - Incorreto, pois a vedação é mais ampla. B) Direito penal e processual penal, apenas - Incorreto, pois também inclui outras áreas. C) Direito processual penal e processual civil, apenas - Incorreto, pois não abrange todas as vedações. D) Direito penal, processual penal e processual civil - Correto, pois abrange as vedações estabelecidas pela Constituição. E) NDA - Não se aplica, pois já temos uma alternativa correta. Portanto, a alternativa correta é: D) direito penal, processual penal e processual civil.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A resposta correta é a alternativa B, que afirma que é vedada a edição de medidas provisórias sobre matéria relativa a direito penal e processual penal, apenas. As medidas provisórias são instrumentos normativos com força de lei, editados pelo Presidente da República em situações de relevância e urgência. No entanto, a Constituição Federal estabelece limites para a edição dessas medidas, e uma delas é a vedação de sua utilização em matéria relativa a direito penal e processual penal, conforme previsto no artigo 62, §1º, inciso I, letra b.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

As medidas provisórias podem tratar de matéria relativa a:
A) direito eleitoral.
B) direito econômico se não reservada a lei complementar.
C) direito processual civil.
D) direitos políticos.
E) direito processual penal, mas não a direito penal.

São fontes formais do direito processual:
A) as leis federais, as leis estaduais e as leis municipais.
B) apenas as leis federais.
C) as leis federais, estaduais ou municipais e a Constituição Federal.
D) as leis federais e a Constituição Federal.
E) as leis federais e as leis municipais.

Considerando que “[...] o direito processual civil volta-se ao estudo das normas regentes da atividade jurisdicional destinadas à resolução dos conflitos intersubjetivos [...]” (in Curso sistematizado de direito processual civil : teoria geral do processo civil : volume 1 / Cassio Scarpinella Bueno – São Paulo : Saraiva, 2007) responda:
A) o direito processual civil é estranho a um conflito que não envolva pelo menos duas pessoas.
B) o direito processual serve para resolver qualquer modalidade de conflito, independentemente do número de pessoa(s) envolvida(s).
C) o direito processual pode ser utilizado para resolver problemas de inquietações subjetivas indivíduo.
D) o direito processual não serve para resolver conflitos intersubjetivos, para tanto deve ser utilizado o Código Penal.
E) o exercício da atividade jurisdicional é disciplinado exclusivamente pela Constituição Federal.

Considere as seguintes assertivas:
I- O novo CPC tem por objetivo estabelecer expressa e implicitamente verdadeira sintonia fina com a Constituição Federal.
II- O direito processual civil é um ramo autônomo do direito que é regido por normas e princípios próprios.
III- O direito processual civil, muito embora seja autônomo, relaciona-se com outros ramos do direito.
A) todas as assertivas estão erradas.
B) apenas as assertivas I e II estão corretas.
C) apenas as assertivas I e III estão corretas.
D) apenas as assertivas II e III estão corretas.
E) todas as assertivas estão corretas.

O direito processual civil, muito embira tenha identidade, função, finalidade e naturezas próprias, serve, atende e volta-se para a aplicação concreta do direito material.
Qual das alternativas abaixo está correta?
A) a afirmativa está correta, pois o direito processual civil é totalmente dependente do direito civil.
B) a afirmativa está correta, pois o direito processual civil, muito embora seja autônomo e independente, serve para a aplicação do direito material.
C) a afirmativa não está correta, pois o direito processual civil é totalmente autônomo e independente de qualquer outro ramo do direito.
D) a afirmativa não está correta, pois o direito processual não tem finalidade instrumental.
E) n.d.a.

Considerando a íntima relação entre o direito constitucional e o direito processual leia as afirmacoes que seguem e depois indique a alternativa correta:
Qual das alternativas abaixo está correta?
I- ninguém será processado nem sentenciado senão pela autoridade policial competente;
II- em alguns casos o indivíduo poderá será privado da liberdade e/ou de seus bens sem o devido processo legal;
III- serão assegurados aos litigantes apenas em processo judicial, o contraditório e ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes.
A) todas as assertivas estão erradas.
B) apenas as assertivas I e II estão corretas.
C) apenas as assertivas I e III estão corretas.
D) apenas as assertivas II e III estão corretas.
E) todas as assertivas estão corretas.

“Sendo ineficiente o sistema processual, todo o ordenamento jurídico passa a carecer de real efetividade. De fato, as normas de direito material se transformam em pura ilusão, sem a garantia de sua correlata realização, no mundo empírico, por meio do processo.” (Exposição de motivos do novo código de processo civil). Considerando tal afirmação responda:
Qual das alternativas abaixo está correta?
A) o texto indica a total falência do direito material em razão das constantes mudanças da sociedade.
B) o texto aponta que em razão da existência de relação de dependência entre o direito material e o direito processual, se o processo não for efetivo as normas de direito material são inúteis.
C) o texto aponta que muito embora inexista de relação de dependência entre o direito material e o direito processual, se o sistema processual não for efetivo, a eficácia das normas de direito material se transformam em ilusão.
D) o texto aponta que em razão de existência de dependência do direito material em relação ao direito processual, com a mudança do código de processo civil, em breve o legislador também deverá mudar o código civil.
E) n.d.a.

Lei federal que autorizasse os Estados a legislarem sobre aspectos específicos de procedimentos em matéria processual seria:
Qual das alternativas abaixo está correta?
A) incompatível com a Constituição da República, por se tratar de matéria de competência legislativa concorrente, podendo os Estados até mesmo exercer competência legislativa plena, para atender a suas peculiaridades, na hipótese de inexistência de lei federal sobre normas gerais na matéria.
B) compatível com a Constituição da República, por se tratar de matéria de competência legislativa privativa da União, a quem compete delegá-la, nesses moldes, aos Estados.
C) compatível com a Constituição da República, desde que a autorização se dê por lei complementar, espécie normativa exigida para esse fim em relação às matérias de competência legislativa privativa da União.
D) incompatível com a Constituição da República, por se tratar de competência legislativa privativa da União, que não admite delegação aos Estados.
E) nenhuma das alternativas anteriores.

Mais conteúdos dessa disciplina