Logo Passei Direto
Buscar
Com base nessa afirmação, analise as sentenças a seguir:
I- A Constituição, em um Estado democrático, não estrutura apenas o Estado em sentido estrito, mas também o espaço público e o privado, constituindo assim a sociedade.
II- Constituição significa ordem jurídica fundamental do Estado e da sociedade. A Constituição não é apenas a Constituição "do Estado", mas possui um conceito mais amplo, que compreende as estruturas fundamentais da sociedade.
III- Estado Democrático de Direito foi somente uma parcela das conquistas da humanidade.
IV- Constituição, lato sensu, é o ato de constituir, de estabelecer, de firmar. É, ainda, o modo pelo qual se constitui uma coisa, um ser vivo, um grupo de pessoas, organização, formação.
As sentenças II, III e IV estão corretas.
As sentenças I, II e III estão corretas.
As sentenças I e II estão corretas.
As sentenças I e III estão corretas.
User badge image
Questões Para a Compreensão

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

Vamos analisar cada uma das sentenças: I- A Constituição, em um Estado democrático, não estrutura apenas o Estado em sentido estrito, mas também o espaço público e o privado, constituindo assim a sociedade. Verdadeira, essa afirmativa está correta, pois a Constituição realmente abrange tanto o Estado quanto as relações sociais. II- Constituição significa ordem jurídica fundamental do Estado e da sociedade. A Constituição não é apenas a Constituição "do Estado", mas possui um conceito mais amplo, que compreende as estruturas fundamentais da sociedade. Verdadeira, essa afirmativa também está correta, pois a Constituição abrange aspectos fundamentais tanto do Estado quanto da sociedade. III- Estado Democrático de Direito foi somente uma parcela das conquistas da humanidade. Falsa, essa afirmativa é problemática, pois o Estado Democrático de Direito é considerado uma conquista significativa e não apenas uma "parcela" das conquistas da humanidade. IV- Constituição, lato sensu, é o ato de constituir, de estabelecer, de firmar. É, ainda, o modo pelo qual se constitui uma coisa, um ser vivo, um grupo de pessoas, organização, formação. Verdadeira, essa afirmativa está correta, pois descreve o conceito de constituição de forma ampla. Com base na análise, as sentenças I, II e IV estão corretas, enquanto a III está incorreta. Portanto, a alternativa correta que contém todas as sentenças verdadeiras é: "As sentenças I e II estão corretas."

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Com base na afirmação apresentada, a alternativa correta é: As sentenças I, II e III estão corretas. A Constituição, em um Estado democrático, não estrutura apenas o Estado em sentido estrito, mas também o espaço público e o privado, constituindo assim a sociedade. Constituição significa ordem jurídica fundamental do Estado e da sociedade. A Constituição não é apenas a Constituição "do Estado", mas possui um conceito mais amplo, que compreende as estruturas fundamentais da sociedade. E o Estado Democrático de Direito foi uma das conquistas da humanidade. A sentença IV não está correta, pois a definição apresentada não corresponde ao conceito de Constituição.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Com relação à data de surgimento e vigência da constituição, analise as sentenças a seguir:
I- Em 25 de março, 65 anos.
II- Em 27 de maio, 75 anos.
III- Em 31 de outubro, 25 anos.
IV- Em 7 de setembro, 39 anos.
Somente a sentença II está correta.
Somente a sentença I está correta.
Somente a sentença III está correta.
Somente a sentença IV está correta.

Com base nessa afirmação, analise as sentenças a seguir:
I- Pode-se entender direito público como um conjunto de normas que regula os interesses do Estado, internamente ou em relação aos interesses particulares.
II- O Direito Constitucional costuma ser classificado como um ramo interno do direito público.
III- Os poderes executivo e legislativo têm a obrigação constitucional de respeitar e de serem subordinados à Constituição. Somente o judiciário não tem a obrigação.
IV- O poder judiciário, segundo o próprio termo, é o poder que executa, coloca em prática assuntos previamente deliberados pelo executivo, ou seja, por aqueles que legislam e criam leis.
As sentenças II, III e IV estão corretas.
As sentenças I, II e III estão corretas.
As sentenças I e II estão corretas.
As sentenças I, II e IV estão corretas.

Com base nessa afirmação, analise as sentenças a seguir:
I- Entre 1889 e 1891, o Brasil era governado por Marechal Deodoro, sob um Governo Provisório, que ficara incumbido de instalar a nova forma de governo e elaborar uma Constituição republicana.
II- Em 1º de fevereiro de 1946 foi instalada a Assembleia Constituinte, criando-se um texto baseado em ideais liberais e ideais sociais, advindos das antigas constituições, a chamada redemocratização do país, afastando-se do Estado totalitário.
III- Assembleia Constituinte foi nomeada em 1890 e, em 24 de fevereiro de 1894, foi promulgada a primeira Constituição da República do Brasil, que vigorou até 1931.
IV- O texto da Constituição de 1977 mostra grande preocupação com a "segurança nacional", ostentando tendência de centralização político-administrativa na União e de ampliação dos poderes do Presidente da República.
As sentenças I e II estão corretas.
As sentenças I, II e IV estão corretas.
As sentenças I, II e IV estão corretas.
As sentenças I, II e III estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina